7 de agosto de 2020

Outros

Passo a passo para ter uma conta comercial verificada no WhatsApp Business

Você já sabe que o WhatsApp Business é um dos principais canais de comunicação que a sua empresa precisa estar presente para se conectar com o cliente em sua conta comercial. Afinal, o aplicativo está no celular de quase todos smartphones do Brasil e tornou-se parte do cotidiano dos brasileiros.

Por isso, usar o WhatsApp Business é o primeiro passo para profissionalizar o seu atendimento ao cliente. Com ele, sua empresa pode ter um perfil comercial, a troca de mensagens com vários clientes é simplificada e você pode usar etiquetas para diferenciar os tipos de contato. Além disso tudo, você tem acesso a indicadores e relatórios sobre os atendimentos realizados.

Assim, para aumentar ainda mais a credibilidade do seu WhatsApp Business, é possível tornar a sua conta oficial e ganhar um selo verde. Para isso, é necessário passar por um processo de verificação de contas. Então, é exatamente sobre isso que iremos falar a seguir.

Quem pode ter uma conta

comercial verificada no

WhatsApp Business?

Primeiro, é preciso saber se a sua empresa é elegível para passar pelo processo de verificação. O único critério é ser ativa no WhatsApp Business API. Porém, a empresa não pode fazer a solicitação por si mesma.

Entretanto, a submissão e o acompanhamento da verificação da conta é feita por um WhatsApp Solution Provider (Provedor Oficial do WhatsApp). Sendo assim, o Provedor Oficial atua como intermediador entre a empresa e o Facebook.

O processo de verificação de conta

O intuito do Facebook é garantir um uso seguro e confiável aos seus usuários, por isso leva bem a sério o processo para verificar a legitimidade de um negócio. Os primeiros dados a serem solicitados para a análise são: CNPJ, Nome fantasia, Página do Facebook e Website. 

Além disso, é importante que você habilite a autenticação de dois fatores como um mecanismo extra de segurança para a sua conta. Com isso, sempre que for acessar a conta pelo Gerenciador de Negócios, será solicitado que insira um código de seis dígitos. Este procedimento é obrigatório para a verificação da conta. 

Então, para ativar a autenticação de dois fatores, basta abrir o “Gerenciador de Negócios” e acessar o módulo “Configurações do Negócio”. Clique em “Centro de Segurança” e, em seguida, “Configurar a autenticação de dois fatores”.

Feito isso, você pode iniciar o processo de verificação da sua conta junto ao seu Provedor Oficial do WhatsApp. O processo varia de acordo com o seu conteúdo ou com os dados que você acessa.

O processo de verificação de conta comercial

Durante o processo, você deverá enviar mais documentos para comprovar o registro comercial, endereço comercial ou validação do número de telefone e comprovante de associação à empresa. 

Para o comprovante de registro comercial são aceitos: 

• Alvará de funcionamento; 

• Contrato social/certidão de constituição;

• Certificado de registro fiscal ou do IVA da empresa. 

• Para a validação do endereço comercial ou número de telefone, pode ser enviado: 

• Conta de serviço público, como conta de telefone ou eletricidade;

• Extrato bancário;

• Alvará de funcionamento;

• Contrato social ou certidão de constituição;

• Certificado de registro fiscal ou do IVA da empresa.

A confirmação da sua associação à empresa pode ser feita por e-mail, quando o domínio deste corresponder ao do site associado à empresa. Caso contrário, não é aceito. E a confirmação pode ser feita por telefone, atendendo uma chamada para o número de telefone cadastrado na autenticação de dois fatores.

O que você não pode fazer

Ao criar o nome da sua conta comercial existem algumas regras que devem ser seguidas. Por isso, para facilitar, nós consultamos o próprio FAQ do WhatsApp Business e trouxemos um resumo para você:

• Não use todas as letras maiúsculas no nome, é liberado somente a primeira letra ou a primeira letra de cada palavra;

• Espaço a mais entre as palavras, use somente um espaço entre elas;

• Nome completo de uma pessoa;

• Termo genérico;

• Localização geográfica;

• Menos do que três caracteres;

• Pontuações desnecessárias;

• Emojis;

• Símbolos e estes caracteres especiais: ~!@#$%^&*()_+:;”‘{}[]\|<>,/? ;

• Caracteres que não são números ou letras seguidos.

É importante se ater a essas regras para evitar a reprovação ou demora na aprovação do nome, já que será preciso se adequar às exigências do WhatsApp. 

Além disso, outra regra de ouro é a proibição do uso de qualquer variação da palavra WhatsApp.

Como usar a minha conta comercial

Agora que está tudo certo com sua conta comercial no WhatsApp Business fica a questão de como utilizá-la. Por isso, vamos dar algumas dicas simples para maximizar o potencial do seu atendimento usando o app de mensageria.

Para evitar a criação de vários números de WhatsApp ou ainda contar com algumas facilidades para a sua equipe de atendimento, você pode contar com uma empresa provedora de soluções para WhatsApp Business.

Essas empresas são liberadas pelo WhatsApp e Facebook para trabalharem com o API da versão Business, possibilitando maiores liberdades de uso e também otimizando a gestão com suas ferramentas para impulsionar as suas vendas.

Combinando seu WhatsApp Business com um chatbot

Outra vantagem do WhatsApp Business é a sua integração com chatbots e o uso de mensagens automáticas para atender o seu público.

As mensagens automáticas são enviadas após você programar condições específicas, como no caso de receber uma mensagem de um cliente após o horário de atendimento. Já as mensagens pré-definidas também podem ser usadas para evitar que o seu atendente precise digitar sempre a mesma coisa.

Outra solução do WhatsApp Business é o uso com a inteligência artificial dos chatbots. É possível integrar esse canal com os demais da empresa através de uma plataforma multicanal. Assim, tanto a gestão quanto os atendimentos em todos os canais da empresa se mantêm unificados.

Ainda tem dúvidas?

Mesmo seguindo todos esses passos, pode ser que a sua conta não seja verificada e classificada como oficial. Mesmo assim, a sua conta continua sendo comercial e usufruindo de todas as funcionalidades oferecidas pela API do WhatsApp.

A vantagem de se ter um conta verificada é o aumento da credibilidade da sua marca. Para fazer o processo de verificação, você precisa de um Provedor Oficial do WhatsApp. Para isso, ASC Brazil pode te ajudar.

Whatsapp Business

Tenha a sua conta comercial do WhatsApp Business API com a solução ASC SAC. Quer saber mais? Pergunte a Sofia, nossa atendente virtual, ou fale conosco pela plataforma multicanal abaixo.


Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal ser atendido

Facebook
Instagram
x

NÃO VÁ!
Fique mais um pouco.

Solicite já uma demonstração gratuita e veja como ASC SAC pode otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa e aumentar suas vendas.

Fale com a Sofia
x

Multicanal é isso

Escolha por qual canal você quer ser atendido em tempo real pela nossa equipe.