14 de agosto de 2020

Destaque

Home Office: Monitore seus atendentes à distância

Não é de hoje que empresas de vários setores trabalham de forma remota. Mas não podemos negar que nos últimos tempos, mais negócios adotaram o home office. A princípio, esta medida era apenas passageira, mas muitos gestores estão percebendo que existem pontos positivos em trabalhar em casa. No entanto é necessário tomar algumas medidas e cuidados para que o rendimento da equipe não caia. 

  • Autogestão: O primeiro passo é saber gerir o próprio tempo e local de trabalho. Pode ser complicado trabalhar no mesmo local que antes era livre de responsabilidades desse tipo, mas é importante lembrar que mesmo em casa continua sendo trabalho. Ter um lugar fixo com computador e outros materiais, é um bom começo. É interessante que este local não seja o mesmo em que se faz refeições, dorme ou faz atividades de lazer como assistir televisão ou ler livros. 
  • Horários: É importante estar atento ao horário, se você bate o ponto na empresa em um horário, não tem porque começar dez minutos mais tarde em casa. Da mesma forma são os momentos de descanso, manter horários e hábitos saudáveis é essencial. Porém, do mesmo jeito que cada um precisa estar atento aos horários, a gestão também precisa estar. Não é porque estão todos em casa, que está permitido trabalhar o dia inteiro. É preciso respeitar os momentos de descanso e inicio ou fim do expediente. Se um supervisor manda algo fora do horário de trabalho em um meio de comunicação oficial, ele precisa ter consciência de que o colaborador não irá responder naquele momento. 
  • Reuniões com a equipe: Autogestão é importante, mas mesmo quando o trabalho é presencial, as pessoas precisam ser lideradas, no home office, isso se intensifica. Por isso, reuniões frequentes, mesmo que seja apenas para saber como será o dia, são importantes para que os colaboradores se sintam seguros. Quando o trabalho é presencial, o supervisor consegue ver se alguém está tendo dificuldades ou se está com tempo livre. No trabalho remoto essa percepção é quase impossível, por isso, é importante se fazer presente na rotina da equipe. 
  • Necessidades da equipe: A ideia de trabalhar em casa a princípio, é tentadora. Mas nem todo mundo tem facilidade em se adequar ao home office. Muitas pessoas podem ter a necessidade de estar perto de outras pessoas por exemplo. A gestão precisa estar sempre de olho para o que a equipe está pedindo, para que o trabalho remoto não seja ruim para ninguém. Essas necessidades podem ser físicas ou mentais, cabe aos supervisores entendê-las e sanar as dores existentes. 

Plataformas para gestão 

     Com o home office, é importante usufruir das ferramentas que a tecnologia pode trazer. Afinal, as pessoas estão longe mas o trabalho precisa continuar. 

Empresas de call center, são grandes exemplo de adaptação. Há alguns anos, era difícil imaginar milhares de pessoas fazendo atendimento de suas casas, mas hoje é o que acontece. Uma plataforma multicanal pode dar a gestão tudo que ela precisa para manter a eficiência da equipe.

    Mesmo seguindo essas dicas, ter uma plataforma que ajude a gerir a equipe, pode ser essencial. Esta ferramenta pode aproximar ainda mais os gestores e colaboradores. Atualmente existem vários tipos de plataformas como:

  • Comunicação: Existem plataformas que permitem a empresa ter um servidor próprio. Assim todos podem ser usuários e ter contato direto uns com os outros. Geralmente, esses aplicativos permitem a criação de grupo entre colaboradores e chats individuais entre a equipe. 
  • Trabalho: Esse tipo talvez seja o mais necessário, algumas plataformas funcionam como um tipo de painel. Onde se coloca uma tarefa no quadro do colaborador e este vê e sinaliza quando estiver concluída. Geralmente os gestores conseguem ver o quadro completo do colaborador, assim ele tem consciência da rotina da equipe. 

      A ASC SAC é uma plataforma multicanal que além de otimizar o atendimento com o cliente, também melhora a relação da gestão com as equipes. 

Benefícios da ASC SAC

      Como já foi dito, esta é uma plataforma multicanal. Ela otimiza a relação com o cliente permitindo o atendimento por aplicativos como whatsapp, chatbots humanizados que ficam disponíveis 24h e o envio de e-mails e sms. Mas neste texto, o foco é em como a ASC SAC pode ajudar a gerir a equipe em home office. 

     Por integrar vários canais de comunicação, ela aproxima o supervisor e o colaborador. Ela integra aplicativos como Slack e Hangouts, permitindo videochamadas e chats diretos e individuais. Também é possível ter várias contas dentro da ASC SAC, ou seja, todos da equipe podem ter acesso aos canais de comunicação. 

        É possível ter um painel de atendente e supervisor. Assim o gestor pode saber o que a equipe está fazendo, quais seus atuais e futuros projetos. Essa ferramenta pode ajudar no controle e na gestão, já que o supervisor tem consciência se alguém está muito sobrecarregado ou com tempo ocioso. Permitindo que ele saiba como agir com cada colaborador.

    A plataforma também produz relatórios com estatísticas dos clientes e do atendimento. Ter dados do desempenho da equipe é primordial para qualquer gestor. Saber se os esforços estão dando resultados positivos ou não, faz com que o supervisor tenha uma base para mudar suas estratégias, ou prosseguir com elas. 

      A ASC SAC, pode trazer diversos benefícios para empresas de vários tipos, como por exemplo de call center, que estão trabalhando em home office. Essa plataforma multicanal é capaz de otimizar o trabalho da equipe com clientes e da gestão com os colaboradores. Se interessou? Clique aqui para fazer um teste, você vai gostar. 


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