4 de Maio de 2020

Geral

WhatsApp Business: saiba porque sua empresa precisa dele

É empreendedor e quer se comunicar de um jeito mais próximo com seus clientes? Se sua resposta for sim, saiba que, sem sombra de dúvidas, você está no lugar certo. Hoje, falaremos sobre uma ferramenta que está disponível desde o ano passado para Android e, recentemente, também ganhou sua versão para iOS. Indo direto ao ponto, falaremos sobre ele: o WhatsApp Business.

Você, assim como a grande maioria, já deve ter percebido o quanto estamos cada vez mais dependentes do WhatsApp. Isso é tão perceptível que, segundo a pesquisa realizada pela MEF – Mobile Ecosystem Forum, o Brasil é o segundo país com mais usuários no WhatsApp, com 76%, ficando atrás apenas da África do Sul, com 82%.

Por mais que muita gente não tenha parado para pensar no assunto, os motivos para que isso aconteça são simples:

  • O acesso à internet tem aumentado cada dia mais;
  • Enviar SMS já não é algo vantajoso devido ao seu alto custo;
  • Os smartphones estão avançando a passos largos, permitindo que o usuário faça tudo o que deseja por meio de um único aparelho;
  • O WhatsApp, até então, é gratuito e provavelmente sempre será.

Então, se o WhatsApp é tão presente na vida de diversas pessoas, o que o WhatsApp Business poderia trazer de diferente a ponto de ser mais utilizado pelas empresas? Em resumo, a frase para definir este questionamento é bem clichê: o que era bom, ficou ainda melhor.

Que tal entender mais a fundo como o WhatsApp Business pode ser benéfico para o seu negócio, independentemente de qual tamanho ele seja? 

Para encontrar as respostas, basta continuar a leitura!

Como o WhatsApp Business pode otimizar o atendimento das empresas?

Totalmente voltado para o uso comercial, o WhatsApp Business foi desenvolvido com o objetivo de sanar algumas limitações que o aplicativo comum possuía. Mesmo sendo amado por todos, ele não conseguia entregar algumas funcionalidades que ajudariam – e muito – os empreendedores dos mais diversos segmentos.

Por meio do WhatsApp Business, sua empresa tem a chance de melhorar a comunicação com seus clientes, garantir mais credibilidade ao seu negócio, permitir a venda direta de seus produtos e ainda te dá a oportunidade de prestar um atendimento muito mais personalizado.

Basicamente, o que se pode afirmar com bastante segurança é que aquele que ainda não utiliza essa ferramenta empresarial para se comunicar com seus clientes está perdendo uma grande oportunidade de se relacionar com o público de modo mais próximo e, consequentemente, mais eficaz. 

Ainda duvida? Sem problemas, pois explicaremos suas principais vantagens no próximo tópico. 

Quais as principais vantagens do WhatsApp Business? 

Trazendo como proposta “uma ferramenta simples que facilita a comunicação entre empresas e seus clientes”, o WhatsApp Business permite que você promova o seu negócio, se comunique com seu público-alvo de forma mais eficiente e ainda ajuda seu negócio a crescer. Contudo, as vantagens não param por aí. Confira:

  • Permite que sua empresa tenha um perfil comercial: melhor do que ter um WhatsApp comum que se mistura com seus contatos pessoais é ter um perfil direcionado apenas ao seu negócio. Nele, seus clientes podem encontrar informações valiosas sobre sua empresa, como site, localização, segmento de atuação, endereço, horário de funcionamento e mais.
  • Facilita o atendimento por meio de mensagens instantâneas: imagine a facilidade de responder seus clientes mesmo quando não há alguém disponível para atendê-los. Esta é mais uma funcionalidade oferecida pelo WhatsApp Business, que responde, de modo automático e predefinido, quando você está ausente.
  • Oferece o WhatsApp Web: basicamente, esta funcionalidade é a mesma do WhatsApp comum, garantindo que você responda seus clientes de modo rápido pelo seu navegador padrão do computador. Assim, você pode registrar com mais facilidade o que for solicitado, sem precisar copiar tudo do celular para o desktop. 
  • Disponibiliza etiquetas: outra funcionalidade bastante interessante e totalmente gratuita do WhatsApp Business são as etiquetas. Resumidamente, elas funcionam como etiquetas de marcação, que permitem que você classifique as conversas e contatos de modo que fique mais fácil gerenciá-los. Você pode criá-las como preferir, mas já existem algumas sugestões na ferramenta, como “novo cliente”, “novo pedido”, “pago”, “pagamento pendente”, “pedido finalizado”, dentre outros.
  • Te dá acesso a estatísticas valiosas sobre o seu atendimento: sabemos que atuar de modo estratégico é a melhor maneira para se alcançar bons resultados em qualquer segmento de negócio. Pensando nisso, o WhatsApp Business disponibiliza relatórios e indicadores de desempenho para facilitar o seu crescimento. Você pode saber quantas mensagens enviou e recebeu, a quantidade de mensagens lidas e respondidas, além de outros dados relevantes.

Saiba como implantar no seu negócio

Antes de pensar em qualquer outra coisa, comece fazendo o download do aplicativo no seu celular. Você pode fazer isso acessando o Google Play, caso seu smartphone seja Android, ou a App Store, caso ele seja iOS. Depois de baixar, instale.

Após ter o aplicativo em seu celular, é hora de configurar sua conta comercial. Para isso, você terá a opção de usar o seu próprio número de telefone ou poderá adicionar um novo número, desde que o chip esteja em seu telefone ou esteja em outro aparelho que você tenha acesso, pois será necessário inserir um código de verificação que será enviado para o número cadastrado.

Ao concluir o que mencionamos acima, você deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • Realize o backup de suas conversas caso tenha interesse em restaurar seu histórico de conversas;
  • Preencha as principais informações sobre seu negócio no perfil (nome, endereço, e-mail, site, breve descrição etc);
  • Divulgue o link encurtado para seus clientes e em suas redes sociais. Para isso, basta copiá-lo na aba “Ajustes da Empresa”;
  • Configure as mensagens de ausência e de saudação, onde uma será enviada quando não houver ninguém disponível para atender o cliente e a outra será disparada no início de cada conversa;
  • Defina suas respostas rápidas para facilitar o seu trabalho e de sua equipe.

E aí, confirmou que o WhatsApp Business é uma excelente ferramenta para melhorar o relacionamento da sua empresa com o seu público? Se sim, que tal deixar um comentário nos dizendo o que falta para implantá-la em seu negócio? 

Ah, nós oferecemos esse serviço e damos todo o apoio para as empresas terem sua conta oficial no WhatsApp Business. Aproveite a oportunidade e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Se preferir, fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.



Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal ser atendido

Facebook
Instagram
x

Você tem interesse em utilizar o WhatsApp Oficial API para sua empresa? Preencha as informações:

x

Obrigado por preencher o formulário.
Em breve um de nossos consultores entrará em contato.

Acesse nosso blog, nele você vai encontrar muito conteúdo
bacana sobre Atendimento ao Cliente, WhatsApp Business,
Chatbot, Experiência do cliente e muito mais.

x

NÃO VÁ!
Fique mais um pouco.

Solicite já uma demonstração gratuita e veja como ASC SAC pode otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa e aumentar suas vendas.

Fale com a Sofia

Preencha seus dados para acessar a multicanalidade.
Após o preenchimento, clique no ícone e fale com a gente em tempo real.