8 de setembro de 2020

Chatbots

Como o WhatsApp Business pode te trazer mais clientes

O WhatsApp Business é uma versão profissionalizada do aplicativo de mensagens mais popular do Brasil. O app se tornou parte da rotina diária de quase todo brasileiro que possua um smartphone. Somos um dos países com maior número de usuários. 

Com o aumento do acesso à internet e o baixo custo envolvido no uso do WhatsApp, o envio de SMS e ligações diminuiu bastante. Embora existam outros apps, a principal ferramenta de comunicação/mensagens instantâneas no Brasil é o WhatsApp. Isso tudo representa os motivos que fazem necessário a sua empresa usá-lo. Mas sabia que, além disso tudo, ele pode te ajudar a atrair mais clientes? Continue lendo e saiba como.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp Business?

Primeiro você precisa entender a diferença entre ter uma conta comum de WhatsApp e usar o WhatsApp Business. Independente do tamanho da sua empresa, você pode aplicar o uso de ambos em sua estratégia de comunicação com o cliente. 

Contudo, usar o WhatsApp Business traz um nível maior de profissionalismo e credibilidade para o seu negócio. Neste você pode criar um perfil empresarial e completá-lo com informações que sejam úteis para os seus clientes, como o nome da empresa, descrição do seu negócio, endereço de atendimento presencial, telefone, e-mail, website e horário de funcionamento.

Além disso, o WhatsApp Business tem algumas funcionalidades diferentes, como as listas de transmissão. Com elas, você pode enviar mensagens em massa falando sobre promoções ou eventos sem a necessidade de criar grupos enormes que acabam irritando os usuários. A pessoa pode te responder individualmente e você pode atendê-la de maneira personalizada. 

Como o WhatsApp Business te ajuda a vender mais?

Agora que você já entendeu a diferença entre os dois aplicativos, vamos falar dos motivos que o WhatsApp Business pode te ajudar na atração e retenção de clientes.

Comunicação mais próxima com seu cliente

A principal vantagem do WhatsApp é a possibilidade de ter uma comunicação mais próxima do seu cliente. Enquanto outras redes sociais, como Instagram, Facebook ou Twitter, também sejam muito utilizadas, não são tão democráticas quanto o WhatsApp que é quase universal, sendo usado por brasileiros de várias idades.

E ainda, a linguagem utilizada por empresas no aplicativo não precisa ser rígida ou formal. Você pode usar expressões do cotidiano e dialogar com o cliente de forma mais casual, seja solucionando problemas ou realizando uma venda. Assim você estreita o relacionamento com o cliente, pode usar os dados de atendimento para conhecê-lo melhor e aumenta a satisfação deste.

Mensagens automáticas para não deixar o cliente esperando demais

É possível programar mensagens automáticas que serão disparadas quando o cliente entrar em contato ou em um horário predeterminado. Nestas você pode responder perguntas frequentes como o horário de funcionamento ou como comprar/adquirir seu produto. 

Facilidade de ser contactado

Ao simplificar o processo de entrar em contato com sua empresa, o prospect ou cliente pode entrar em contato com mais frequência. Ao invés de ter que entrar em um site ou fazer login em uma rede social, eles podem falar diretamente com você no app que eles já usam. Além disso, dúvidas simples em relação ao uso do seu site/aplicativo ou uma compra podem ser sanadas de maneira mais rápida. 

Maior alcance e visibilidade para suas mensagens

 Com o WhatsApp Business você pode programar conteúdos e enviá-los para clientes e prospects regularmente. Diferente de e-mail marketing ou posts nas redes sociais, as taxas médias de abertura de mensagens e entrega do seu conteúdo são significativas.

Segmentação de contatos e métricas de atendimento

Com a segmentação de contatos, você pode organizar melhor sua lista de clientes e futuros clientes para distribuir conteúdos personalizados para cada um de acordo com a etapa da jornada de compra. Além disso, com métricas de atendimento avançadas você pode gerar relatórios e elaborar estratégias baseadas em dados e não achismos. 

Foque em atender as necessidades do cliente 

Com um canal de diálogo abrangente e informal mais ferramentas avançadas de comunicação dentro do aplicativo, você pode treinar sua equipe para um único propósito: atender as necessidades do seu cliente. Independente se o contato é para resolver um dilema, tirar uma dúvida ou auxílio na conclusão de uma compra, treino-os com foco no cliente. Clientes mais satisfeitos têm mais chances de se tornarem fiéis e embaixadores da marca.

A ASC Brazil é um provedor oficial do WhatsApp. Quer saber mais sobre como implementá-lo no seu negócio? Fale com a Sofia, nossa atendente virtual, ou pelo canal multicanal abaixo.


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