14 de junho de 2022

Atendimento Multicanal

7 dicas práticas de como vender pelo WhatsApp

Você sabe como vender pelo WhatsApp? Ele é o aplicativo de mensagens móveis mais utilizados no mundo todo, somando 2 bilhões de usuários ativos e, no Brasil, o app está presente em 99% dos celulares nacionais.

Isso quer dizer que, se você ainda não utiliza a ferramenta para potencializar suas vendas, está perdendo tempo e dinheiro. Afinal, com tantos usuários no aplicativo, certamente o seu cliente está entre o montante.

Outra vantagem do WhatsApp é a variedade de recursos que facilitam a compra, estreitam sua relação com os clientes, otimizam o tempo dos seus colaboradores e principalmente: é tudo grátis!

Portanto, se você quer vender mais pelo WhatsApp e aumentar suas ações de marketing, acompanhe este artigo. Hoje, separamos algumas dicas práticas que você deve começar a aplicar agora mesmo! Vamos lá?

1 – Usar o WhatsApp Business

Se você está se perguntando como vender pelo WhatsApp, não se preocupe. A verdade é que o próprio aplicativo quer ajudar os empreendedores. Ele sabe do seu potencial e, por isso, disponibiliza diversos recursos que facilitam o mobile marketing.

O WhatsApp Business é um desses. Desenvolvido para ajudar empresas de médio e grande porte, é possível integrar o app às plataformas de atendimento para que a empresa possa aproveitar seus recursos profissionais.

As vantagens não param por aí. Além dessas, com o Business, você consegue:

  • Automatizar seu atendimento através dos chatbots;
  • Ter diversos atendentes usando apenas um número de telefone;
  • Selo de autenticidade, evitando fraudes e golpes;
  • Catálogo de produtos;
  • E muito mais!

Não dá para perder essa facilidade, não é? Para baixar essa versão do WhatsApp basta baixar o aplicativo (disponível na Apple Store e Google Play Store) e verificar o número do seu negócio. Se você já usa o app comum do aplicativo, pode transferi-lo para a nova versão, sem complicações.

2 – Otimizar a apresentação do seu perfil comercial

A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Por isso, a apresentação do seu perfil deve estar bem organizada, oferecendo todas as informações importantes para que o cliente já identifique, de cara, dados como endereço, descrição das suas atividades, sites e redes sociais e horário de funcionamento.

3 – Entender a jornada do cliente

Saber em que etapa da jornada de compra o seu cliente está é importante para adequar a estratégia conforme a intenção de lead. Ou seja, todo processo que ele ainda precisa percorrer para, finalmente, fechar a compra.

O primeiro passo é atrair o seu possível cliente com informações relevantes e chamadas atrativas. Aqui você pode utilizar o status do WhatsApp para divulgar experiências de clientes, mostrar o dia a dia da empresa ou diferentes utilidades para os seus produtos.

Passando para a próxima etapa da jornada, ajude o cliente a identificar que sua empresa pode ajudá-lo na solução do problema ou atender suas necessidades. Nessa fase, vale mostrar o seu produto diretamente, ou por publicações no status.

Assim, avance até chegar no momento da venda, de fato. Aqui, disponibilize facilidades para que o negócio seja concluído sem que o cliente saia da conversa. Facilitar a compra é um dos principais requisitos na hora de firmar a venda.

4 – Treinar a equipe

Por mais que a maioria das pessoas esteja familiarizada com o WhatsApp, quando sua finalidade é para vendas, existem alguns cuidados que devem ser considerados. Por isso, treine sua equipe para atender os clientes com empatia, agilidade e sempre buscar solucionar os problemas trazidos.

Também é interessante utilizar uma linguagem mais atrativa, que corresponda a sua audiência. Mas sempre tenha em mente que do outro lado da tela tem outra pessoa.

5 – Fazer anúncios com botão para o WhatsApp (Facebook e Instagram)

Seu público, sem dúvidas, está nas redes sociais, certo? Então aproveite o grande potencial dessas redes a seu favor! Insira botões de WhatsApp no seu perfil do Facebook e Instagram, além do número de contato nos comentários. Assim, as chances dos seus clientes entrarem em contato com sua equipe aumenta significativamente.

6 – Apostar na função catálogo

Os catálogos são ferramentas práticas para mostrar, em simultâneo, os produtos e preços. Trazer essa função para o WhatsApp é uma estratégia que certamente irá melhorar a jornada de compra dos seus clientes.

Para utilizar essa função, basta clicar nas configurações da conta e apertar o botão “catalogo”. Em seguida, baixe as imagens dos seus produtos e complete as informações, com preços, descrições e links que direcionam para sites. Lembre-se sempre de atualizar esse campo para não ter dores de cabeça futuramente.

7 – Cadastrar mensagens automáticas

Nada pior que ficar sem resposta, não é mesmo? Isso deixa o cliente irritado e pode prejudicar a imagem da sua empresa. Por isso, cadastre mensagens automáticas para não deixar o seu cliente no “vácuo” e, ainda, adiantar o processo de atendimento.

Para inserir as mensagens, basta clicar no “menu”, “mais opções”, “ferramentas comerciais” e cadastrar o texto que deseja disparar. Na configuração Business, você consegue cadastrar 3 categorias de mensagens: de saudação, ausência e resposta rápida.

E aí, está pronto para vender pelo WhatsApp e potencializar o seu negócio? Conte com a plataforma ASC SAC para ter suporte e auxílio em todos esses passos! Aproveite e saiba mais sobre essa ferramenta. Leia o artigo: Confira as mudanças no modelo de cobrança do WhatsApp API para 2022.


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