11 de agosto de 2021

Transformação Digital

API WhatsApp Business: o que é e como funciona?

Você sabia que cerca de 130 milhões de brasileiros utilizam o WhatsApp? Inclusive, uma pesquisa realizada pelo Grupo Croma revelou que 59% dos brasileiros deixam o app na tela inicial de seu aparelho.

Ou seja, podemos considerar que hoje em dia, ele se tornou o principal meio de comunicação móvel.

Vendo uma grande oportunidade de mercado, o Facebook Inc. lançou o WhatsApp Business API, que proporciona vários benefícios para que as empresas possam se aproximar de seus consumidores através de uma gama de funcionalidades.

Por isso, vamos explicar aqui o que é e como ele funciona exatamente.

O que é WhatsApp Business API?

O WhatsApp Business API é uma solução lançada pelo Facebook Inc. em 2018 que ajuda médias e grandes empresas a se comunicarem com seus clientes em maior frequência e quantidade.

Seu objetivo é auxiliar as empresas a escalar o atendimento via WhatsApp, integrando-o à plataformas de atendimento para que a empresa possa aproveitar seus recursos profissionais.

Com a disponibilização da API do WhatsApp, foi possível integrar o aplicativo às plataformas de atendimento digital. A empresa que o utiliza também consegue usar diversos atendentes para somente um número de telefone

Qual é a função da API?

API ou Interface de Programação de Aplicativos é um conjunto de funções e procedimentos que permite a criação de sistemas que acessam os recursos ou dados de um outro sistema.

Ou seja, as APIs são comumente utilizadas para fazer a comunicação entre aplicativos e sites de empresas diferentes.

Portanto, a função da API no WhatsApp Business é fazer a integração deste canal com outros sistemas, como CRMs, automações de marketing, plataformas de atendimento e etc.

Quais são os benefícios e como funciona o WhatsApp Business API?

Como citado logo acima, sua principal função é a integração a outros sistemas. Isso traz vários benefícios para a empresa que faz uso da plataforma, vantagens que afetam principalmente o atendimento que sua empresa pode oferecer a seus clientes através desta integração.

Uso de chatbots

O uso da API do WhatsApp permite que a empresa automatize seu atendimento através dos chatbots. Essa automatização é uma ferramenta extremamente útil para diminuir filas de espera, melhorar a captura de leads, e muitos outros benefícios.

Isto porque você terá um atendimento que ficará disponível 24h por dia, 7 dias por semana com o uso da inteligência artificial que o chatbot fornece, mapeando padrões de compra para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente.

Vários atendentes em um número

Uma das principais vantagens da API é uma funcionalidade que resolve uma das principais dores das empresas quando o assunto é atendimento.

Com a integração da API, é possível ter diversos atendentes usando apenas um número de telefone, o que otimiza muito seu atendimento via WhatsApp.

Ter muitos números é um fator prejudicial para a credibilidade do negócio. Portanto, essa funcionalidade aumenta o engajamento com seu cliente e tem mais chances de reter o seu consumidor.

Selo de autenticidade

Este selo verde ao lado do nome da empresa ajuda a reconhecer a conta verificada como uma conta oficial da empresa, e só é possível obtê-lo através da integração do WhatsApp Business.

Através dele, o consumidor tem consciência de que se trata de uma empresa real em conversa com ele, o que ajuda a cultivar a confiabilidade na marca.

Ou seja, a integração da API ajuda a empresa a automatizar seu atendimento, revolucionar sua comunicação e promover o engajamento de seu cliente, estando presente em um aplicativo que possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo.


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