26 de fevereiro de 2020

Atendimento Multicanal

7 dicas para um bom atendimento via WhatsApp e redes sociais

Quando o intuito é prestar um bom atendimento ao cliente, provavelmente o WhatsApp não é a primeira opção que vem à cabeça e isso acontece porque muitas pessoas ainda estão focadas apenas no Facebook. Entretanto, não se engane: o atendimento via WhatsApp é tão eficiente quanto o realizado pelas redes sociais.

Para você ter uma ideia, em 2020, a plataforma foi considerada como o segundo aplicativo mais utilizado no Brasil. A estimativa é que 120 milhões de brasileiros tenham conta no WhatsApp, número expressivo que reforça o quanto o aplicativo, aliado às redes sociais, também pode ser um excelente canal para se comunicar com o cliente.

Ainda tem dúvidas? No decorrer deste texto, te provaremos que realizar atendimento via WhatsApp pode trazer excelentes resultados para o seu negócio e também daremos ótimas dicas para que você explore ainda mais o atendimento realizado pelas redes sociais.

Leia também: Chatbot para WhatsApp: saiba como vender mais e melhorar o atendimento

A importância de prestar um bom

atendimento via WhatsApp

e redes sociais

Se uma pessoa entrou em contato com a sua empresa para tirar uma dúvida ou adquirir um produto, ela obviamente espera ser bem atendida. Afinal de contas, já não estamos mais na época em que o consumidor focava mais no recebimento do produto do que nos meios para consegui-lo.

As pessoas não querem mais comprar apenas produtos ou serviços. Na verdade, esperam receber uma boa experiência atrelada à compra daquilo que desejam. Por isso, ao oferecer um atendimento excelente, sua empresa estará em sintonia com a expectativa que o consumidor tem de receber um tratamento especial e intuitivo.

Resumidamente, ao atender com qualidade, o seu negócio só tem a ganhar. Obviamente, o seu cliente também.  

 WhatsApp

Atendimento via WhatsApp e redes sociais: é hora de marcar presença

Agora que já falamos sobre a importância de prestar um bom atendimento, chegou a hora de entender um pouco mais sobre porque é importante que a sua empresa marque presença nesses dois canais de comunicação importantíssimos: o WhatsApp e as redes sociais.

Por isso, a maioria das marcas já têm presença online. Aquelas que ainda não reconhecem a relevância que a internet possui para impulsionar as vendas de um negócio estão, provavelmente, perdendo clientes, espaço de mercado e, consequentemente, dinheiro.

Com base nisso, talvez você esteja se perguntando como usar o WhatsApp e as redes sociais para prestar um bom atendimento e aumentar as suas vendas. É justamente sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Dicas para um bom atendimento via WhatsApp e redes sociais

Vamos imaginar que as redes sociais de uma marca estão às moscas e os responsáveis por ela nunca nem mesmo cogitaram utilizar o WhatsApp para facilitar o contato com os clientes. O que tem de errado nisso? Bem, podemos dizer que: tudo.

Esses dois canais são excelentes ferramentas para facilitar o contato entre a marca e o consumidor e as vantagens que essa aproximação oferece para uma empresa são diversas.

Abaixo, separamos 7 dicas valiosas caso você queira melhorar o seu atendimento via WhatsApp e redes sociais.

 

Treine sua equipe de atendimento

De nada adianta estar presente no meio digital se sua equipe não está preparada para lidar com o público. Então, antes de atender, saiba como atender.

Isso é importante para promover a excelência no atendimento. Com isso, a sua equipe de atendimento poderá resolver demandas com mais agilidade, diminuindo o tempo de cada solicitação e também das filas de espera para ser atendido.

Não se esqueça também de promover atualizações e reciclagens constantes, ou ainda treinamentos de novos produtos ou serviços que sua empresa lançar. Com isso, é possível que a sua equipe de atendimento possa tirar dúvidas e ajudar seus clientes em questões mais técnicas.

 

Defina um modo criativo de abordar seus clientes

Atender com cordialidade é o mínimo que qualquer empresa deve fazer. Entretanto, definir um jeito diferente de falar com o consumidor é algo que nem todas as empresas fazem. Adote essa estratégia para se diferenciar do seu concorrente, pois o cliente perceberá a diferença.

Para ajudar nisso é indicado definir o que pode ou não ser feito, dessa forma seus atendentes podem saber como interagir e o que evitar.

 

Seja reconhecido independentemente do canal

Acredite, a padronização de identidade visual é muito importante tanto nas redes sociais quanto no WhatsApp. Para não confundir o seu cliente, adote a mesma linguagem e imagem em todos os meios, digitais ou não.

A recomendação é que o atendimento se adapte ao meio, mas mantendo a identidade da sua empresa. Por exemplo: se sua marca está conversando com um cliente pelo LinkedIn será uma abordagem um pouco mais séria, já que se trata de uma rede mais profissional. Já se o diálogo ocorrer em uma plataforma como o Instagram, a linguagem pode ser mais leve e menos formal.

A dica aqui é também criar um guia de conteúdo ou brand guide, guia da marca, com todas as informações sobre como a sua empresa fala em cada canal de acordo com a voz da marca.

 

Atender com rapidez é essencial

O consumidor atual é aquele que não gosta de esperar. O atendimento precisa ser ágil, sem enrolações e eficaz. Lembre-se: não basta apenas atender com rapidez, você também precisa resolver o problema do seu cliente com a mesma agilidade.

Ou seja, nada daquela musiquinha tocando por muito tempo. Evite ao máximo deixar seus clientes esperando para serem atendidos ou demorar ainda muito tempo para solucionar os problemas. Filas de espera muito demoradas somente desestimulam o contato e irritam o consumidor.

Por isso, uma dica para desafogar a fila de espera é usar o autoatendimento. Ele permite que o cliente tenha mais autonomia e independência para resolver seus próprios problemas e recorrer somente à equipe de atendimento quando não é capaz.

 

Dê uma chance para o atendimento via WhatsApp Business

Depois de conhecer o WhatsApp Business e suas funcionalidades, vai ser difícil deixá-lo de lado. Desenvolvido para facilitar a sua vida e o atendimento que você presta aos seus clientes, a conta comercial ainda permite a categorização dos contatos para otimizar suas abordagens. Mas cuidado: nada de passar dos limites ao ser insistente demais ou desligado demais.

O WhatsApp é importante de se ter como um canal de comunicação porque é um dos aplicativos preferidos dos brasileiros. Em 2020, o aplicativo de mensageria já estava presente em 99% dos celulares no Brasil. Por isso, vale a pena investir na solução empresarial, o WhatsApp Business como uma forma não só de atender seus clientes, mas também para atrair, vender e fidelizar consumidores.

 

Abra espaço para o envio de feedbacks

Ao permitir que seu cliente compartilhe pontos positivos e negativos do seu atendimento, será mais fácil corrigir as falhas e potencializar os acertos. Afinal, ninguém melhor do que ele mesmo para apontar o que pode ser melhorado no seu negócio. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação ou até mesmo um bate-papo casual, dependendo da situação.

Os feedbacks são essenciais para corrigir falhas que sua equipe acaba não percebendo no dia a dia. Portanto, quando seus clientes derem seus feedbacks, leve a sério e tente sanar os problemas o mais rápido possível. Afinal, quantos clientes não devem ter encontrado a mesma dificuldade e simplesmente desistiram de fazer negócio com sua empresa, indo direto para um concorrente seu? 

Por isso, sempre dê atenção aos feedbacks. Use os positivos para incentivar o seu time e os negativos para corrigir erros.

 

Invista em um sistema de atendimento multicanal

Quanto mais canais de atendimento você oferecer ao cliente, mais ele perceberá a facilidade que tem para entrar em contato com você. Entretanto, se não forem bem gerenciados, esses canais poderão prejudicar a imagem da sua empresa ao invés de favorecer.

Por isso, contar com um sistema de atendimento multicanal é a solução para qualquer segmento de negócio e também para oferecer excelência no atendimento. Por meio dele, fica muito mais fácil fazer um atendimento via WhatsApp eficaz, além de ser possível controlar os chamados de todos os outros canais em um único sistema, garantindo mais facilidade na hora de atender o cliente.

O uso de uma plataforma multicanal também simplifica o dia a dia da gestão e da sua equipe de atendimento. Isso, porque com ela é possível implementar uma estratégia omnichannel e unificar todos os seus canais de atendimento em um único local para gerenciamento, inclusive o WhatsApp Business.

WhatsApp

Ficou interessado? Saiba que ASC SAC é uma plataforma fácil, inteligente e que simplifica por completo a gestão dos atendimentos da sua empresa.

Além de possibilitar uma visão 360º do seu cliente, unifica os atendimentos realizados pelos diversos canais de comunicação, sempre dando foco no relacionamento com o consumidor.

Que tal experimentar esta solução eficiente que oferece uma experiência de atendimento via WhatsApp e redes sociais inovadora? Aproveite a oportunidade e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Se preferir, fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.


Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal ser atendido

Facebook
Instagram
x

NÃO VÁ!
Fique mais um pouco.

Solicite já uma demonstração gratuita e veja como ASC SAC pode otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa e aumentar suas vendas.

Fale com a Sofia
x

Multicanal é isso

Escolha por qual canal você quer ser atendido em tempo real pela nossa equipe.