20 de janeiro de 2020

Chatbots

Chatbot para WhatsApp: saiba como vender mais e melhorar o atendimento

Sabe aqueles avanços da tecnologia que vale a pena conhecer e, principalmente, implantar no seu negócio? São infinitas as opções disponíveis atualmente e elas vieram para facilitar a sua vida, da sua equipe e dos seus clientes. Hoje, falaremos sobre uma delas que tem se tornado cada vez mais importante: o chatbot para WhatsApp

Bateu aquela dúvida acerca deste termo e você nem mesmo sabe o que ele faz? Não se preocupe, pois neste post será possível entender como ele funciona e até mesmo onde você deve adotá-lo para vender mais e melhorar o seu atendimento ao cliente.

Vamos lá? Continue a leitura e tire, de uma vez por todas, suas principais dúvidas sobre o chatbot para WhatsApp.

“Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar”: afinal de contas, o que é um chatbot?

Poderíamos pensar em frases prontas para te explicar sobre o que estamos falando, mas achamos melhor citar um exemplo simples e que te dará um bom embasamento para continuar este texto.

Você se lembra de algum episódio em que uma “janelinha” subiu quando você entrou em um site – independentemente do segmento – e do nada alguém estava pronto para falar com você e sanar suas dúvidas? Basicamente, um atendente virtual perguntando se poderia te ajudar de alguma forma? Bem, esse é um tipo de chatbot.

Agora, trazendo à tona uma explicação mais técnica, podemos defini-lo como uma espécie de assistente que tem a capacidade de se comunicar e interagir com as pessoas por meio de mensagens de texto automatizadas.

Contudo, se engana quem pensa que existe apenas um tipo de chatbot por aí. Na verdade, existem dois:

  • Chatbot baseado em regras: é uma versão mais simples, que responde de acordo com palavras-chave identificadas nas frases que você digita. Por ser simples, se a sua frase não conter nenhum termo que ele conheça, o mesmo responderá com “não consegui entender, desculpe”.
  • Chatbot baseado em inteligência artificial: neste caso, trata-se de um chatbot mais complexo e que se comunica com você tomando como base todas as palavras que você escreve, respondendo com sugestões que vão de acordo com o que foi solicitado. Por ter inteligência artificial, quanto mais usuários ele atender, mais inteligente ficará e saberá respondê-los da forma correta.

WhatsApp Business e chatbot: duas ferramentas que se complementam

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter lido sobre a importância do WhatsApp Business (inserir link do blog post 1) para todos os tipos de negócio. Isso acontece graças ao grande espaço conquistado pelo WhatsApp a cada ano, como podemos confirmar no que foi apontado pela própria plataforma em 2017, onde 1 bilhão de pessoas a utilizam todos os dias enviando 55 bilhões de mensagens diariamente

Números bem expressivos, não é mesmo? Entretanto, eles condizem com o fato de que o WhatsApp é um aplicativo que possui uma interface direta, intuitiva e simples, facilitando os mais diversos tipos de interações.

Então, onde o chatbot entra nesta história? É simples, o chatbot para WhatsApp atua como um facilitador na hora de se comunicar melhor com o seu público-alvo, permitindo que isso seja feito a qualquer hora do dia, durante os sete dias da semana. 

Em resumo, ao invés de ter alguém sempre presente para responder coisas simples e que poderiam seguir um script predefinido, o chatbot atua dando suporte aos clientes que buscam essas informações, possibilitando que os seus atendentes – e até você mesmo – entrem em cena apenas quando necessário e para prestar um atendimento mais personalizado.

Ainda não se convenceu de que o chatbot para WhatsApp é necessário? Veja bem, estamos falando do aplicativo mais utilizado no mundo (inserir link do blog post 2), e prestar um atendimento rápido e de qualidade é mais do que essencial para alavancar as vendas e, consequentemente, fidelizar mais clientes.

Por isso, abrir espaço para aproveitar as vantagens de um chatbot para WhatsApp é uma decisão bem coerente se tratando de uma plataforma com um espaço tão relevante nos dias atuais. 

Para deixar ainda mais claro, abaixo citaremos os principais benefícios que você terá ao adotar o chatbot para WhatsApp:

  • O tempo de espera do cliente para ser atendido diminuirá consideravelmente;
  • Seus atendentes terão a chance de gerar contatos mais amigáveis por não terem que seguir um script engessado;
  • Seu negócio estará online e pronto para atender 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem ter que contratar mais pessoas para isso; 
  •  Os custos serão reduzidos (por infraestrutura e atendimento, por exemplo).

Pronto para adotar o chatbot para WhatsApp? Caso precise de uma ajuda, lembre-se que a ASC oferece esse recurso e tem expertise no assunto para te ajudar da melhor maneira.

Aproveite a oportunidade e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Se preferir, fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.



Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal ser atendido

Facebook
Instagram
x

NÃO VÁ!
Fique mais um pouco.

Solicite já uma demonstração gratuita e veja como ASC SAC pode otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa e aumentar suas vendas.

Fale com a Sofia

Preencha seus dados para acessar a multicanalidade.
Após o preenchimento, clique no ícone e fale com a gente em tempo real.