13 de janeiro de 2020

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Atendimento via WhatsApp: 8 dicas para implantar na sua empresa

Sabia que o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no mundo? E, como se não bastasse a fama notável dessa ferramenta, o que mais impressiona é que isso já não é de hoje. 

Por mais que muita gente ainda encare o Facebook como um dos mais visitados e amados pelo público, o WhatsApp assumiu seu posto de primeiro lugar em 2018, segundo relatório da empresa de análise App Annie.

Achou que era só isso? Que nada! De acordo com uma pesquisa do IBOPE CONECTA, o WhatsApp usado por 91% dos internautas brasileiros, dado que garante que ele esteja no topo do ranking dos apps mais utilizados no país. 

O que queremos dizer com todas essas informações? Resumidamente, o seguinte: se a sua empresa ainda não aderiu ao atendimento via WhatsApp, podemos afirmar que você está perdendo dinheiro. 

Então, que tal conhecer algumas dicas relevantes sobre como implantar o atendimento via WhatsApp, que é feito por meio do WhatsApp Business, no seu negócio? Caso você ainda não conheça a fundo essa versão empresarial do WhatsApp, não se preocupe, pois explicamos tudo o que você precisa saber sobre ela aqui.

Adote o atendimento via WhatsApp em sua empresa com estas 8 dicas valiosas

1. Entre em contato com quem realmente deseja receber suas mensagens

Na hora de lidar com o seu cliente, esqueça o lado empresa e foque no lado “uma pessoa atendendo outra pessoa”. Isso é importante porque você saberá exatamente como não se tornar inconveniente ao entrar em contato, pois abordará de um jeito que você mesmo gostaria de ser atendido.

2. Organize sua conta comercial com todas as informações importantes

Imagine o quanto deve ser desgastante para o seu cliente ter que entrar em contato apenas para saber o seu horário de funcionamento, sendo que esse tipo de informação já poderia estar sinalizada no seu perfil do WhatsApp Business. Pense que compartilhar adequadamente esses dados básicos vai facilitar tanto a sua vida quanto a dele. 

3. Queira vender, mas também opte por compartilhar conteúdos relevantes

A melhor forma de colocar isso em prática é pensando da seguinte maneira: “80% do meu conteúdo deve ser para entreter e aproximar o meu público do que eu vendo, e os outros 20% são destinados a fazer promoções para, de fato, vender os meus produtos/serviços”.

Aqui vai um exemplo: uma corretora de seguros quer aumentar suas vendas em dezembro, época em que as pessoas viajam bastante devido Natal e Ano Novo. Para isso, ela pode nutrir seus clientes com informações relevantes sobre o que levar em consideração na hora de decidir viajar para outro país. Assim, no fim, poderá usar essa abertura para vender um seguro viagem, por exemplo.

4. Criar grupos? Não! Prefira as listas de transmissão

Sabe quando te colocam sem autorização em um grupo com pessoas desconhecidas e surge todo tipo de assunto, menos o que realmente deveria ser falado? As listas de transmissão do WhatsApp Business são justamente para evitar esse tipo de coisa. A plataforma permite que você crie listas para até 256 contatos e envie a mesma mensagem para todos eles de modo individual, menos invasivo e bem mais organizado. 

5. Para alcançar mais resultados, divulgue o novo canal

Já ouviu aquela frase “quem não é visto não é lembrado”? Isso também se encaixa para o atendimento via WhatsApp e, logicamente, todos os outros canais. Então, ao optar por também atender pela plataforma, procure divulgar o novo canal em suas páginas nas redes sociais e em todo o seu material de comunicação. 

Assim, sempre que alguém quiser entrar em contato com você e com o seu negócio, saberá que o atendimento via WhatsApp também é uma das possibilidades.

6. Abra espaço para feedbacks

Por ser um canal onde a comunicação com o cliente é mais próxima, você também pode utilizar a ferramenta para abrir espaço para receber feedbacks sobre os serviços prestados e a qualidade percebida dos seus produtos. 

Mais uma vez, você também pode utilizar as listas de transmissão para questionar qual é a experiência que seus clientes estão tendo com o seu negócio. Vale lembrar que, caso um comentário seja negativo, isso não prejudicará a imagem da sua empresa, já que ele não será feito de modo público. 

Assim, você poderá corrigir suas falhas e tornar o seu atendimento ainda melhor.

7. Seja rápido no atendimento via WhatsApp e adote sua própria linguagem

Quando um cliente entra em contato para ter um atendimento via WhatsApp, obviamente espera que seja respondido com rapidez, já que a troca de mensagens é em tempo real. 

Então, nada de encarar o WhatsApp Business como um e-mail, por exemplo, onde você  pode responder horas depois ou até mesmo no outro dia. Seja rápido, e busque sempre adotar uma linguagem que o seu cliente compreenda e não se sinta perdido. 

Caso a sua intenção seja atender apenas em horário comercial, deixe isso claro em seu perfil, assim o seu cliente não se sentirá decepcionado caso o atendimento via WhatsApp não seja feito exatamente no momento em que ele entrou em contato.

8. Prefira ter um número exclusivo para o WhatsApp da empresa

Acredite, você não vai querer misturar sua conta pessoal com o WhatsApp do seu negócio. Além de se perder entre os contatos que são seus e os que são de prospects, fornecedores e clientes, em algum momento a falta de organização falará mais alto e você ficará perdido na hora de gerenciá-los. 

Para finalizar, você sabia que a ASC oferece esse tipo de serviço e dá todo o apoio para as empresas que têm interesse em abrir sua conta comercial no WhatsApp? Então, agora que você já sabe, procure sempre contar com a gente.

No mais, curtiu as nossas dicas? Aproveite a oportunidade e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Se preferir, fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.



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