26 de fevereiro de 2020

Destaque

RCS: saiba tudo sobre o sucessor do SMS

Há 27 anos, a primeira mensagem de texto era enviada em um pequeno escritório em Newburry, na Inglaterra. Em palavras simples, isso quer dizer que o SMS está quase completando 30 anos e, obviamente, passou da hora de se modernizar. Para fazer isso acontecer, o Google decidiu criar o RCS (Rich Communication Services).

Esta nova tecnologia vem com a promessa de ser o sucessor do SMS, unindo o que há de melhor no Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram e iMessage em uma única plataforma.

Quer saber mais sobre o “SMS do futuro” e como ele pode ser uma ótima opção para vendas e principalmente para o atendimento ao cliente? Continue a leitura!

RCS: quem é ele?

Sabemos que as mensagens de texto foram pioneiras quando o assunto é comunicação via celular e talvez uma informação como essa cause a impressão de que a tecnologia desse modelo de mensagens, assim como o seu uso, estejam ultrapassados.

Entretanto, por mais que tenha suas limitações, 97% daqueles que possuem smartphones enviam mensagens de texto, provando que o SMS ainda tem seu espaço em nosso meio, mesmo que não seja tanto como antigamente.

Com base nessa relevância ainda existente, alguns órgãos da indústria de telefonia como operadoras e fabricantes de smartphones têm se unido para fazer com que o RCS seja visto como uma nova e mais moderna opção para se comunicar por mensagens de texto, mas não pense que as funcionalidades dele param por aí.

Além das tradicionais mensagens de texto, o RCS permite:

·Envio de mensagens de vídeo, áudio, GIFs e imagens em alta resolução;

·Verificar quando sua mensagem foi visualizada;

·Ver quando alguém estiver respondendo sua mensagem;

·Iniciar chats em grupo;

·Enviar mensagens sem limite de caracteres.

Entretanto, existem alguns pontos sobre o RCS que merecem ser mencionados:

· Está disponível apenas para smartphones com sistema Android;

·Depende do uso de dados móveis ou WiFi. Contudo, no caso de clientes VIVO, o serviço não consumirá o pacote de dados da internet;

·As mensagens serão revertidas para SMS caso o destinatário não tenha o RCS em seu celular;

·As operadoras que o disponibilizam no momento são: VIVO, Oi e Claro, mas outras devem aderir ao serviço em breve.

Vantagens do RCS para o atendimento ao cliente

O mundo evoluiu e, logicamente, o consumidor também. As empresas precisam ter ciência de que contar com apenas um canal de comunicação já não é mais suficiente para quem quer atrair, se relacionar e, consequentemente, fidelizar um cliente.

Hoje, é fundamental que uma empresa ofereça um atendimento omnichannel para aumentar a satisfação do consumidor. Afinal de contas, ele não gosta de sentir dificuldades para entrar em contato com quem quer que seja.

Seguindo essa linha de raciocínio, o RCS pode ser enxergado como uma oportunidade de agradar ao cliente por disponibilizar um novo canal para que ele esclareça suas dúvidas, converse com um vendedor sobre determinado produto e até mesmo concretize uma venda.

Além disso, existem outras vantagens que uma empresa pode ter ao fazer uso do RCS como um de seus canais de atendimento. Confira quais são elas:

·É um modelo global, ou seja, nenhuma empresa é dona dele. Isso permite que todo fabricante de smartphone ou criador de aplicativos possa desenvolver seu aplicativo próprio de mensagens que se adapte ao RCS;

·Permite que as empresas se comuniquem de uma nova forma, em vez de enviar apenas um SMS comum;

·Possibilita o envio de comunicações que chamam a atenção, como animações personalizadas, cartões interativos, dentre outros;

·O atendimento ao cliente fica mais significativo, pois permite a troca de mensagens de um modo mais simples e, ao mesmo tempo, com mais recursos;

·É possível utilizá-lo para atendimento e marketing, mas também para processos operacionais, como agendamento de consultas e confirmações de entrega, por exemplo.

Assim como deu para perceber, o RCS surgiu com o intuito de modernizar o SMS que conhecemos atualmente, proporcionando novas funcionalidades e oportunidades para que empresas dos mais diversos segmentos adotem, cada vez mais, um atendimento omnichannel, focado sempre na boa experiência do cliente.

Para finalizar, agora é a sua vez: queremos saber se você já tinha ouvido falar sobre o RCS. Se sim, o que acha desta nova tecnologia? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Se tiver alguma dúvida específica ou quiser saber mais sobre nossos serviços, aproveite a oportunidade para conversar com a Sofia, nossa atendente virtual. Se preferir, pode também falar conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.



Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal ser atendido

Facebook
Instagram
x

Você tem interesse em utilizar o WhatsApp Oficial API para sua empresa? Preencha as informações:

x

Obrigado por preencher o formulário.
Em breve um de nossos consultores entrará em contato.

Acesse nosso blog, nele você vai encontrar muito conteúdo
bacana sobre Atendimento ao Cliente, WhatsApp Business,
Chatbot, Experiência do cliente e muito mais.

x

NÃO VÁ!
Fique mais um pouco.

Solicite já uma demonstração gratuita e veja como ASC SAC pode otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa e aumentar suas vendas.

Fale com a Sofia

Preencha seus dados para acessar a multicanalidade.
Após o preenchimento, clique no ícone e fale com a gente em tempo real.