17 de junho de 2022

Chatbots

Como usar o chatbot? 4 principais aplicações dessa ferramenta

Há muitas opções de como usar o chatbot se você visa alcançar os melhores resultados para sua empresa. Afinal, o relacionamento com os clientes está passando por uma evolução com o progresso da transformação digital.

Facilidade, agilidade, disponibilidade e resolutividade são só algumas das características que agora fazem parte das expectativas do público. Felizmente, elas podem ser aprimoradas a partir da implementação de tecnologias na comunicação empresarial.

Não corra o risco de ficar para trás. Conheça 4 aplicações do chatbot e aproveite essa ferramenta para otimizar suas operações!

O que são os chatbots?

Quanto a tradução, chatbot significa robô conversacional. Trata-se, portanto, de um software de comunicação capaz de manter uma troca de mensagens natural e fluida com os usuários em aplicativos, redes sociais, sites, etc. sem depender de um operador humano. Para tanto, o sistema pode utilizar:

  • Bot de fluxo: baseado em regras pré-determinadas, se limita a seguir a ordem programada, direcionando as respostas de acordo com as perguntas;
  • Natural Language Processing (NLP): usa Inteligência Artificial, redes neurais e algoritmos de entendimento de linguagem natural para compreender e reagir aos contatos.

Como eles funcionam?

Independentemente das aplicações do chatbot, seu funcionamento acontece com base em uma interface conversacional que unifica 3 elementos essenciais dessa tecnologia:

  • Canal: meio pelo qual a conversa ocorre;
  • Conteúdo: os recursos disponíveis para transmissão da mensagem;
  • Software: programa que gerencia e operacionaliza as interações.

Quais são os benefícios do seu uso?

Mais que contar com o leque de diversas aplicações do chatbot em sua empresa, essa ferramenta é uma oportunidade de sair na frente da concorrência. Pois, oferece benefícios como:

  • Otimização do uso dos dados;
  • Personalização e agilidade nos contatos;
  • Capacidade de conduzir o usuário pela jornada do cliente;
  • Melhoria nas interações e no relacionamento com o público;
  • Aumento das vendas;
  • Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem elevar as despesas;
  • Automatização dos fluxos de processos e das tarefas repetitivas;
  • Ampliação da produtividade e do foco da equipe;
  • Diminuição dos custos de operação da área de atendimento.

Como usar o chatbot?

Já que pode ser implementado em diversos canais de atendimento — Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, site, e-commerce etc —, definir como usar o chatbot varia conforme o tipo de negócio. Veja 4 aplicações dessa solução e descubra o que é ideal para sua empresa!

1. Atendimento e suporte

Ao pensar em como usar o chatbot, a primeira resposta que vem à mente é o atendimento ao cliente. Isso porque, muitos dos contatos que geram filas de espera no SAC são facilmente respondidos sem a necessidade de um operador humano. Nesse caso, essa ferramenta consegue:

  • Responder às dúvidas frequentes;
  • Informar o status dos pedidos;
  • Orientar sobre a navegação;
  • Dar suporte no pós-vendas.

2. Agendamentos e reservas

Diversos segmentos de negócios trabalham a partir de agendamentos ou reservas. Assim, um chatbot integrado ao sistema de gestão permite a hotéis, restaurantes, médicos, dentistas, concessionárias, cabeleireiros e esteticistas automatizar o agendamento de horários.

3. Vendas

Talvez o uso em que é mais fácil identificar os efeitos são as vendas. Nessa opção, algumas aplicações do chatbot são:

  • Fazer o contato inicial com o visitante do site ou e-commerce;
  • Apresentar a empresa, seus produtos ou serviços;
  • Sugerir itens e complementos conforme o que foi visitado ou adquirido;
  • Responder a objeções quanto às mercadorias ou o processo de compra;
  • Indicar as formas de pagamento e entrega adequadas.

4. Engajamento e marketing

No marketing, o chatbot interage com a audiência nas redes sociais ou direciona e promove campanhas. Dessa maneira, o público se envolve e engaja nas publicações, criando uma experiência do cliente diferenciada para aumentar a relevância ou dar prosseguimento ao funil de vendas.

Como implementar essas aplicações do chatbot?

ASC Brazil conta com a Sofia, uma solução de chatbot que funciona como atendente virtual. Trata-se de um software de Inteligência Artificial em contínuo processo de aprendizado, capaz de implementar várias aplicações. Sem ter custos recorrentes com contratação ou treinamento, apresenta diferenciais como:

  • Rapidez e precisão nas respostas;
  • Eliminação das ambiguidades em diálogos;
  • Conversas naturais;
  • Resolutividade.

Ao planejar como usar o chatbot, é importante considerar os objetivos organizacionais e as carências de mercado que podem ser supridas por essa ferramenta. Nesse sentido, as vantagens de adotar tal tecnologia são motivos fortes o suficiente para investir nela. Ainda mais com a Sofia.

Conheça os benefícios da plataforma ACS SAC agora mesmo e dê o próximo passo na transformação digital de sua empresa!


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