10 de junho de 2022

Transformação Digital

Ativação de número no WhatsApp Business API: passo a passo

O WhatsApp Business API é uma maneira moderna de atender os clientes. Com ele, mais do que se aproximar do público, é possível também sofisticar a comunicação. A questão é: se a ativação do número no WhatsApp Business não for feita da maneira correta, todo o esforço pode não adiantar.

É sobre isso que vamos tratar agora. Vale lembrar que o WhatsApp já conta com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Logo, o que vamos ensinar agora é um primeiro passo para dominar uma ferramenta altamente poderosa.

O que é WhatsApp Business API?

API é sigla para Application Programming Interface. Em resumo, é uma espécie de solução que viabiliza a integração de sistemas. Assim, o WhatApp Business API nada mais é do que uma aplicação que permite a um sistema ser integrado com a ferramenta do WhatsApp Business.

Isso quer dizer que, trabalhando com o WhatsApp Business API, uma empresa pode prestar atendimento a seus diferentes clientes usando um único número de WhatsApp. Desde que ela conte com um mecanismo próprio para isso.

Dessa forma, a comunicação tem como se tornar mais ágil, porque as respostas podem ser mais rápidas. Sem falar na possibilidade de a empresa usar recursos como o envio de notificações em massa.

No geral, o uso do WhatsApp Business API é o que empresas de maior porte fazem para simplificar e agilizar o seu atendimento a clientes.

Passo a passo para a ativação do número no WhatsApp Business API

É preciso reunir todos os dados necessários para fazer uso desse sistema. A maior parte desses dados podem ser extraídos da plataforma de anúncios do Facebook, o chamado Business Manager, a partir do cadastro. Por isso, confira o que precisa ser feito.

Para ativar o número no WhatsApp Business API e verificar a conta, é preciso seguir 4 passos essenciais, que são:

  • A criação da conta no gerenciador de anúncios;
  • O uso de uma identificação específica fornecida pela ferramenta;
  • A definição do nome;
  • O número no WhatsApp para contato.

Fazendo isso corretamente, é possível se adequar às exigências do WhatsApp.

Passo 1. Criar uma conta no Facebook Business Manager

É preciso ter uma conta pessoal no Facebook para dar início a essa operação. De acordo com a própria central de ajuda do Facebook, tendo uma conta ativa, qualquer usuário pode criar um Gerenciador de Negócios.

Para tanto, basta acessar o business.facebook.com. Em seguida, clicar em “Criar conta”, inserir o nome da empresa, o nome e endereço do responsável e informar o seu e-mail profissional. Em seguida, é preciso ir em “Avançar” e inserir os detalhes da empresa, para então clicar em “Enviar”.

O Facebook Business Manager, assim como o WhatsApp, também pertence ao grupo Meta, que controla o Facebook. Por isso, o processo que começa com a criação da conta até a ativação do número no WhatsApp é todo direcionado pela empresa.

Descrição da configuração - numero de whatsapp

Passo 2. Escolher o Facebook Business Manager ID

Ao fazer o cadastro na plataforma, a empresa passa a ter um número de identificação. Será ele o responsável para tornar suas ações exclusivas. Além disso, esse número permite que as contas pessoais sejam adicionadas ao Business Manager.

Logo, o chamado ID é o responsável pelo partilhamento de dados com aplicações, porque ele identifica uma conta comercial.

Assim que o usuário faz o login na conta do Facebook Business Manager, ele precisa ir até “configuração do negócio” e em seguida “informações da empresa”. O ID é o número que aparece logo abaixo do nome do negócio.

Descrição - número de Whatsapp

Passo 3. Definir o nome da empresa no WhatsApp

Essa escolha não poderá ser alterada após a ativação. Por isso, a empresa precisa escolher um nome relacionado ao utilizado no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Vale lembrar que o Display Name representará o nome da sua empresa no WhatsApp. Assim, é essencial que ele seja claro e mostre de fato a identidade da sua marca.

Contas comerciais costumam dar maior evidência ao nome após a verificação da conta. Por isso, use o nome próprio da empresa e evite símbolos ou caracteres especiais. Também não é recomendado usar o termo “WhatsApp”, emojis ou pontuação em excesso. Isso pode gerar poluição visual e tornar menos intuitiva a identificação da sua marca.

Em resumo, na hora de definir o nome da empresa no WhatsApp, menos é mais. Procure se concentrar apenas na identificação clara para evitar problemas.

Passo 4. Definir o número no WhatsApp

Quanto ao número, ele não pode ter sofrido banimento da plataforma do WhatsApp. Do contrário, a aplicação não poderá ser realizada. Além disso, ele deve estar disponível para ligação e SMS, e estar habilitado para chamadas internacionais.

O número de telefone a ser ativado é a forma de contato mais direta dos clientes com a empresa. Por isso, ele precisa estar apto para a função. Uma boa dica é escolher um número que tenha alguma relação com a sua empresa. De preferência, aquele que já serve para o atendimento aos clientes.

Além disso, evite ramais específicos. Opte por números que possam ser direcionados para o seu atendimento.

Cuidado com números pré-pagos. Se por algum motivo, o carregamento não for realizado, a solução do WhatsApp Business API também não funcionará.

Benefícios de usar o WhatsApp Business API

Especialmente para empresas maiores, o WhatsApp Business API é uma excelente recomendação. Com ele, é possível criar um atendimento automatizado altamente eficaz. Isso porque suas funcionalidades permitem ações mais rápidas e assertivas.

Entre outras vantagens, estão a possibilidade de inserir informações empresariais no sistema, tornando mais profissional o atendimento. Além disso, os múltiplos atendimentos simultâneos se destacam, pois eles garantem que as respostas se deem no tempo certo, mesmo envolvendo diferentes profissionais.

Também é importante citar a inteligência artificial. Recursos como chatbots e relatórios são essenciais para permitir que a empresa tome decisões em função de questões pontuais.

Em resumo, o WhatsApp Business API é uma ferramenta que permite simplificar a gestão de dados do atendimento para fazer dela um diferencial estratégico.

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