6 de junho de 2022

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Como fazer um anúncio com botão para o WhatsApp

Você sabia que o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros? E o motivo é simples: o App se tornou tão acessível no dia a dia, que muitas pessoas já nem percebem mais o quanto ele é útil. É por isso que vale a pena saber como fazer um anúncio com botão para o WhatsApp.

Existem pessoas que usam o WhatsApp para conversar com amigos, outras para fins educacionais, e poucas pensam na importância do WhatsApp para fins comerciais.

Empresas que entenderam isso já estão tendo resultados expressivos, afinal 80% dos brasileiros usam o WhatsApp para se comunicar com as marcas. Isso quer dizer que estamos falando de uma ferramenta que já alcança quase a totalidade da população.

Sendo assim, nada melhor do que conhecer uma estratégia para explorar esse recurso. Saiba como fazer um anúncio com botão para o WhatsApp e coletar leads para a sua campanha!

As vantagens de usar o WhatsApp como destino para os anúncios

Em campanhas de anúncios, é normal que as empresas tenham resultados melhores quando têm o contato com o cliente. Assim elas podem gerar relacionamento, envolvendo o consumidor em diferentes etapas dentro de uma jornada, para assim tornar a sua oferta mais qualificada.

É nessa lógica que o e-mail marketing chama a atenção para a captura de leads. Quando se tem o e-mail de um cliente, é possível conduzi-lo passo a passo nessa jornada até chegar à conversão.

Só que em comparação com o e-mail, a taxa de abertura do WhatsApp costuma ser maior. Isso porque, as pessoas usam o WhatsApp praticamente o tempo todo, enquanto o e-mail só é aberto vez ou outra ao longo do dia. Em alguns casos, os clientes usam contas de e-mail só para fins comerciais, o que diminui ainda mais sua taxa de abertura.

Além disso, em comparação com campanhas diretas, ou seja, voltadas para páginas de vendas, o WhatsApp também é melhor porque permite gerar relacionamento com o cliente. Isso quer dizer que, anunciando para o WhatsApp, o empresário pode não só conduzir o consumidor para uma única oferta, mas também escutá-lo para entregar soluções novas e até mais úteis.

É por isso que vale a pena saber como anunciar para o WhatsApp.

O passo a passo de como fazer um anúncio com botão para o WhatsApp

Existem alguns passos que você precisa seguir para começar a anunciar no WhatsApp. Em termos gerais, siga o direcionamento abaixo.

Crie uma conta comercial no WhatsApp

O WhatsApp Business é a plataforma gratuita que o WhatsApp oferece para empresas. A diferença em relação ao App normal está nas funcionalidades. Com o WhatsApp Business é possível criar catálogos com diferentes produtos, configurar ferramentas de atendimento automáticas e gerar links para serem usados em campanhas online, dentro do gerenciador de anúncios do Facebook.

Na prática, isso profissionaliza e facilita o trabalho de quem vende online. Para tanto, basta fazer o download do aplicativo e configurá-lo com os dados da sua empresa.

Crie uma conta de anúncios no Facebook Business

O segundo passo é fundamental para saber como fazer um anúncio com botão para o WhatsApp.

Embora o Facebook Business possa ser acessado diretamente da rede social, é necessário entrar no link direto para o Gerenciador de Anúncios no navegador. Em seguida, clicar em “Criar”, ir até “Mais ferramentas”, depois a “Configurações do negócio” e então em “Contas”, para chegar a “Contas de anúncio” e em fim, clicar em “Adicionar”.

Ao ver o menu com as opções, clique em “Criar uma nova conta de anúncios”. Será necessário dar um nome para a conta, selecionar fuso horário e moeda e clicar em “Avançar”.

Após definir como a conta será usada, no caso, para empresa ou cliente, clique em “Criar”. Adicione o seu perfil como administrador e então clique em “Atribuir”.

Pronto. Agora é só escolher as formas de pagamento e começar a criar os anúncios. Você já tem como fazer um anúncio com botão para o WhatsApp.

Organize as etapas

Em geral, as campanhas no Facebook Ads se dão em 3 níveis, assim como acontece no Google Ads. Da seguinte forma:

  • Nível 1: campanha;
  • Nível 2: conjunto de anúncio;
  • Nível 3: anúncio.

Resumindo, na campanha você define seu objetivo, no conjunto de anúncio, você escolhe o público, e no anúncio você cria a arte.

Quanto ao orçamento, ele pode ser definido na etapa de campanha ou na de conjunto de anúncio, dependendo da distribuição que a sua empresa quiser fazer. No início, o ideal é fazer essa definição na etapa da campanha.

Defina o objetivo do anúncio

Ao olhar para o gerenciador de negócios é possível identificar um funil na forma como o Facebook Ads apresenta as opções de objetivo. Funciona assim para que o anunciante tenha mais facilidade na hora de determinar o que pretende fazer.

No fim, tudo depende do que o anunciante busca para o seu negócio. Caso seu interesse seja apenas de levar as pessoas até o seu site ou blog, ele pode investir em uma campanha de geração de tráfego. Se sua ideia for atingir pessoas com potencial para chegar até a sua página de vendas, então o objetivo deve ser o de conversão.

Empresas que pensam em como fazer um anúncio com botão para o WhatsApp no Facebook e Instagram costumam usar o objetivo de Mensagens. Assim, elas podem cadastrar o WhatsApp Web para que o botão a ser clicado encaminhe o público diretamente para o aplicativo.

Escolha o público

Esta parte é fundamental para quem quer saber como fazer um anúncio com botão para o WhatsApp. Na fase de conjunto de anúncios, é preciso determinar quem vai ser impactado pela mensagem. A forma mais simples de fazer isso é escolhendo o interesse óbvio pela solução que a sua empresa oferece. Isso pode ser realizado em “Direcionamento detalhado”.

Assim, se ela vende joias, por exemplo, o interesse selecionado deve ser “joias”. Ao fazer isso, a própria ferramenta já apresenta a quantidade de pessoas interessadas no assunto.

Vale lembrar que existem outras formas de se encontrar público. Se a sua empresa tem um perfil no Instagram, ela pode anunciar diretamente para essa audiência. O mesmo acontece com páginas no Facebook e até com listas de e-mail.

Outro recurso interessante é o chamado “lookalike”. Este é um tipo de público semelhante a um determinado número de pessoas parecidas. Assim, se você tem 1000 clientes, por exemplo, pode enviar essa lista para o gerenciador via arquivo “.xls”. Em seguida, solicitar que ele encontre 1 milhão de pessoas parecidas. Isso te ajuda a aumentar sua clientela replicando estratégias que já deram certo.

Crie o seu anúncio

A etapa final da campanha é a criação da arte. Neste caso, ela precisa estar de acordo com as diferentes plataformas e posicionamentos que o gerenciador de anúncios oferece. É possível postar:

  • No feed de notícias;
  • Nos stories;
  • Na barra lateral;
  • No espaço para pesquisa;
  • Entre outros espaços dentro do Facebook e do Instagram.

Cada qual tem um formato e cabe ao anunciante criar materiais específicos para o formato que pretender usar.

Existem ferramentas bem acessíveis para isso. É o caso do Canva, que já conta com modelos prontos para o usuário apenas editar, de acordo com o seu negócio e modelo desejado.

Será necessário, além de pensar na imagem, criar um texto persuasivo para chamar o cliente para o WhatsApp. Neste momento, a estratégia é convidar as pessoas a chamarem a sua empresa para uma conversa.

A importância de integrar os canais de atendimento ao cliente

Por fim, vale a pena pensar em formas de sofisticar esse atendimento. Uma vez que as pessoas chegam até a sua empresa usando o WhatsApp, o mais importante é pensar nas formas de melhor atender esse público.

É nesse sentido que a integração deve ser pensada. Com a plataforma ASC SAC, por exemplo, é possível contar com relatórios para rastrear os resultados das campanhas, de maneira a otimizá-las a partir de cada ação.

Entendeu agora como fazer um anúncio com botão para o WhatsApp? Confira também as mudanças no modelo de cobrança do WhatsApp API para 2022.


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