7 de dezembro de 2021

Chatbots

Chatbot para Instagram: 6 Vantagens para o atendimento

Atualmente, há muitas estratégias utilizadas na área de atendimento ao cliente com o objetivo de otimizar essa área e seus resultados.

Dentre elas, os chatbots se tornaram uma opção que mostrou-se muito vantajosa para as empresas, facilitando sua rotina, ajudando a aumentar suas vendas e a satisfação dos consumidores.

Eles já são utilizados em muitas plataformas de comunicação, como WhatsApp Business, Facebook, entre outros.

Porém, recentemente os Chatbots para o Instagram chegaram como API Messenger. Algo de extrema importância para o Brasil, sendo o segundo país com mais usuários no Instagram.

Por isso, é necessário entender melhor como eles funcionam para que sua empresa possa aproveitar 100% essa nova possibilidade.

O que é e como funciona um Chatbot para Instagram?

A função geral do chatbot é automatizar conversas da empresa com o cliente, para agilizar e otimizar seu atendimento.

Ou seja, neste caso, a ideia principal é automatizar as conversas que acontecem por meio das DMs (Direct Message) do Instagram.

Essa automação é oferecida por empresas e é feita por meio de softwares, que podem ser personalizados de acordo com as necessidades do negócio.

Porém, há algumas regras que a conta da empresa deve seguir para utilizar o chatbot em seu Instagram, como:

Número de seguidores

Os chatbots só podem ser utilizados por contas que tenham de 1 mil a 100 mil seguidores, ou que sejam parceiros homologados.

Fluxo de atendimento

Independentemente da automação que o chatbot proporciona, seu fluxo deve sempre direcionar o usuário para um atendente da empresa.

Mensagem em texto

Os chatbots não podem enviar mensagens contendo imagens, botões ou outros formatos. Ou seja, só podem ser enviadas mensagens de texto.

Quais são as vantagens

do chatbot para Instagram?

O chatbot se provou uma ferramenta eficaz e de grande valor em diversas outras plataformas, algo que não poderia ser diferente quando o assunto é Instagram.

É importante entender tudo que o chatbot pode oferecer para essa plataforma para que sua empresa possa usufruir ao máximo essa tecnologia. Por isso, você pode acompanhar a seguir as maiores vantagens dessa integração:

chatbot

1. Atendimento 24 horas por dia

Uma das maiores vantagens de utilizar chatbots é a possibilidade de oferecer atendimento ao cliente, independentemente do dia ou hora.

Ele oferece a opção de inserir textos prontos para respostas rápidas sobre dúvidas ou produtos, garantindo que o consumidor interaja e até compre da empresa.

2. Redução de custos com atendimento

Outro benefício é a diminuição da necessidade de processos manuais para o atendimento, algo que ajuda a reduzir custos.

Isso porque um chatbot otimiza o tempo de atendimento e acelera muito esse processo por se tratar de uma automação, otimizando a rotina dessa área.

3. Possibilidade de acelerar as vendas

Como consequência de um atendimento rápido, os clientes passam a se sentir importantes para a empresa e enxergar o valor de um atendimento eficiente.

Assim, a empresa pode aumentar suas vendas e ainda atrair novos consumidores, construindo uma reputação sólida em relacionamento com os clientes.

4. Divulgação de produtos e serviços baseada no interesse do usuário

Um dos benefícios do avanço tecnológico é mapear os interesses de possíveis clientes, e com o chatbot não é diferente.

Com ele, a empresa pode programar conteúdos específicos para cada usuário com base em suas interações e interesses na plataforma.

5. Respostas automáticas aos comentários de publicações

Um problema muito comum entre as empresas é a dificuldade e falta de tempo em interagir com clientes e leads nas redes sociais. É fácil perder o controle dos comentários feitos nas publicações e não manter um ritmo de interação.

Com o chatbot para Instagram, é possível programar textos com diferentes respostas para interagir com quem engaja nos comentários do perfil do negócio.

6. Envio de mensagens automáticas via direct

Na mesma linha do benefício acima, também é possível programar envios automáticos nas DMs (Mensagens Diretas) do Instagram. Assim, a empresa passa a se comunicar diretamente com seu consumidor e fazer uma maior entrega de valor.

Quais são as melhores estratégias para usar o chatbot no Instagram?

Com essa nova possibilidade de integração, as empresas passam a ter várias opções de estratégias que podem ser utilizadas em suas contas.

Porém, quais são as mais vantajosas?

Descrição na Bio

Uma boa estratégia é colocar um link na Bio do Instagram da empresa, com uma chamada para direcionar o consumidor para uma conversa.

Comentários de postagens

Com um chatbot para Instagram, também é possível programar um chatbot para responder todos os comentários com uma mensagem e um link que levem para uma conversa no Messenger.

Link em anúncios

Através do botão de “enviar mensagem” disponível em anúncios do Instagram, é possível inserir o link que direciona o usuário para uma conversa com o chatbot da empresa.

Portanto, após conferir todos esses detalhes e vantagens de um chatbot para Instagram, é nítido que essa tecnologia tem grande impacto no dia a dia das empresas e pode otimizar muito a rotina da área de atendimento ao cliente.

Entenda também como a plataforma ASC SAC pode ajudar a sua empresa a otimizar o seu atendimento e reduzir custos.

chatbot para instagram


Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal ser atendido

Facebook
Instagram
x

NÃO VÁ!
Fique mais um pouco.

Solicite já uma demonstração gratuita e veja como ASC SAC pode otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa e aumentar suas vendas.

Fale com a Sofia
x

Multicanal é isso

Escolha por qual canal você quer ser atendido em tempo real pela nossa equipe.