2 de dezembro de 2021

Transformação Digital

Instagram Messenger: Qual é o impacto ao incorporá-lo em sua estratégia?

A integração Instagram Messenger ganhou espaço nas estratégias de marketing digital depois que se compreendeu melhor o seu funcionamento. A associação entre os aplicativos representa uma nova forma de se comunicar por mensagens privadas, por isso, explorar essa integração é um ponto forte para as empresas. 

A rede social, que foi criada em 2010, já vinha se destacando como um canal capaz de solucionar dúvidas, criar diálogos com seus clientes e otimizar vendas. Agora, com a integração do Instagram Messenger, permite novas possibilidades de interação dentro das plataformas. 

Conheça  a seguir como os novos recursos são capazes de alavancar a estratégia de marketing digital das empresas e aprimorar o atendimento. 

Qual é a importância da

integração do Instagram e Messenger para o atendimento?

Com a utilização do Instagram Messenger, os recursos disponíveis pelo Facebook são aplicados ao Direct do Instagram. Desta forma, algumas das funcionalidades que eram exploradas, principalmente por empresas no chat do Facebook, passam a ser aplicáveis também no aplicativo de divulgação de imagens.

E, com isso, a experiência de atendimento dos clientes se torna ainda mais satisfatória dentro da ferramenta, impactando diretamente com ações de marketing e tendências tecnológicas.

Otimiza a interação com o clientes

Uma das vantagens notórias da atualização feita é a otimização da interação com os clientes. A funcionalidade permite que se responda uma mensagem diretamente, evitando confusões de interpretação.

Além disso, a principal vantagem da integração é que ela proporciona aos clientes a chance de interagir com a empresa pelo app do Messenger sem precisar baixar o outro aplicativo, sendo o contrário também possível.

Permite que o usuário entre em contato pelos dois canais

Empresas que já utilizam a estratégia omnichannel entendem a importância de dar opções para o cliente se comunicar com a marca. Considerando essa integração, o usuário do Instagram pode também entrar em contato agora pelo Messenger. 

Agora, com o Instagram Messenger, são duas ferramentas para entrar em contato com a empresa pelo mesmo canal. Possibilidade para o cliente e interação para o negócio. 

Aumenta a privacidade do usuário

A integração Instagram Messenger permite que o usuário seja capaz de controlar quem pode enviar mensagens diretamente para sua conta e em qual pasta os textos entrarão.

Isso prova a importância de um atendimento das empresas mais pessoal e direto com seus clientes, de forma que eles não passem a invalidar o contato. 

Como automatizar o

atendimento ao cliente pelo Instagram Messenger?

O Brasil é o 2° país em número de usuários de Instagram, segundo pesquisa da Opinion Box. Considerando que o levantamento confirma que 42% já usaram o Instagram para tirar dúvidas ou reclamar com empresa e 82% seguem alguma marca ou empresa.

Desta forma, a comunicação com o cliente por meio da ferramenta precisa ser um ponto de atenção para organizações. E o atendimento ao cliente é uma das estratégias mais importantes para otimizar a experiência dos usuários nestes casos. 

Com a integração Instagram Messenger, se tornou possível melhorar o processo do atendimento por direct. A atualização permite que haja a integração de um chatbot, como já era possível no Facebook, transformando o contato cliente/empresa.

Chatbot Instagram

A liberação da API do Messenger para Instagram possibilitou a utilização do chatbot dentro da rede social. Esse é um avanço para aqueles que precisam interagir com centenas de mensagens diariamente e, até então, só poderiam fazer isso de forma humanizada.

O chatbot para Instagram tem funcionamento parecido com o disponível no Facebook. Desta forma, é possível que um robô intervenha em diferentes momentos no diálogo para que os clientes tenham uma experiência otimizada. 

Quais são as funcionalidades do Chatbot para Instagram

Messenger?

Como principais funcionalidades, o chatbot é capaz de responder mensagens dos usuários que estão associados a termos comuns e dúvidas recorrentes pré-programadas. 

Isso permite que o cliente tenha um atendimento rápido e não precise aguardar um atendente para solucionar suas dúvidas ou problemas. 

1. Atendimento automático 24 horas por dia

Sabemos a importância de estar disponível para o seu cliente sempre que possível, mas também entendemos as dificuldades de colocar uma equipe, mesmo que escalonada, atendendo 24 horas por dia. 

Com a automação do atendimento por chatbot, o primeiro contato do cliente pode ser esclarecido por um robô e, caso não seja possível, o usuário tem a certeza que o atendimento será retornado. 

2. Divulgação baseada no interesse do usuário

É possível acompanhar a repercussão da empresa na rede social com a automação do atendimento. Com a API Messenger para Instagram, você tem maior controle do que está sendo publicado no Instagram, já que os atendentes também podem receber as menções do canal. 

Uma forma de acompanhamento em tempo real mais eficiente para utilizar as informações em estratégias de interesse do usuário, o aproximando da empresa.

3. Respostas automáticas aos comentários de clientes

A utilização de chatbot possibilita também que comentários frequentes sejam respondidos de forma automática. O robô é capaz de entender a mensagem para respondê-la com uma das suas respostas do banco criado pela empresa, otimizando assim o tempo dos atendentes.

4. Integração das mensagens ao seu CRM

Para um melhor atendimento ao cliente, a integração dos canais digitais utilizados pela empresa é a melhor escolha. Assim, com o atendimento multicanal, ganha-se mais agilidade e precisão. 

A plataforma ASC SAC integra mais de 18 canais, incluindo o Instagram Messenger, o que torna o seu atendimento mais ágil e a experiência do cliente ainda mais completa. Empresas já mostraram ótimos resultados com a plataforma multicanal, saiba como integrar atendimentos pelo Instagram com ASC. 


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