13 de dezembro de 2021

Chatbots

Integração de atendimento no Instagram com ASC SAC

O Instagram é uma rede social que cresce em larga escala no mundo todo. Segundo uma pesquisa feita pela mLabs, foi apurado que 96% das empresas investem nessa rede social para a manutenção de seus negócios.  

Com a chegada da pandemia e de novos hábitos de consumo, a navegação na web aumentou em 70%, de acordo com um estudo da Kantar.

Nesse cenário, as ferramentas de marketing digital tornaram-se forte tendência para empresas de vários portes. 

Em um momento em que as interações, sejam pessoais ou comerciais, estão cada vez mais voltadas para as redes sociais, a integração com eles para o atendimento do público tornou-se um fator de sucesso.

E é nesse aspecto que ASC SAC conta com integração de atendimento no Instagram para facilitar o contato de clientes com as empresas. 

Por que utilizar o Instagram como canal de atendimento?

Cada vez mais as empresas estão vendendo seus produtos ou serviços por meio de canais digitais, e o Instagram tem se destacado nesse ponto.

Como dito anteriormente, o Instagram tem crescido de maneira exponencial e as empresas entenderam que ele pode ser um ótimo aliado para vários tipos de negócios. Saber como usá-lo para vendas é um diferencial competitivo nos tempos atuais.  

Dessa forma, o atendimento no Instagram passou a ser tratado como prioridade por muitas empresas, já que a rede social conta com uma série de vantagens para promover marcas, serviços e produtos, como:

Popularidade

Um dos principais fatores que leva as empresas a apostarem no atendimento pelo Instagram é a grande popularidade dessa rede social.

Entre seus recursos mais populares, estão os stories, que foram usados por mais de 500 milhões de pessoas por dia no ano de 2020. Eles permitem interação com o direct, local onde são recebidas as mensagens, que representam uma excelente porta de entrada de atendimento. 

Proximidade com potenciais clientes

Estar próximo dos clientes ou de potenciais compradores de um produto ou serviço é um dos principais motivos do porquê o atendimento no Instagram ser tão importante.

A possibilidade de mapear interesses de consumidores potenciais, por meio da inteligência artificial do Instagram é uma grande vantagem, pois permite comunicação mais assertiva com os mesmos. 

Redução de custos

Outra grande vantagem percebida no atendimento pelo Instagram é a economia gerada com esse recurso.

Além de facilitar e agilizar o atendimento, a redução de custos é sentida especialmente quando se usa chatbots de atendimento, pois é uma forma de atendimento automatizado que não necessita de processos manuais. 

Com a plataforma ASC SAC, as empresas contam com o Messenger API, proporcionando integração no atendimento pelo Instagram oferecendo esse recurso para perguntas que são feitas frequentemente. 

Qual é a importância de utilizar uma plataforma que integra canais de atendimento?

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito),  99% dos brasileiros buscam informações online antes de realizar uma compra.

De acordo com a mesma pesquisa, 70% dos consumidores desistem de comprar porque o atendimento recebido não foi eficiente.

Dessa forma, o omnichannel, ou seja, a capacidade da empresa em oferecer uma experiência em diferentes canais de maneira integrada, é uma estratégia bastante eficaz para evitar a percepção negativa por parte dos clientes.

A integração do Messenger API no atendimento pelo Instagram proporciona mais agilidade e proatividade, além de uma boa relação inicial com os chatbots, que esclarecem dúvidas comuns mais rapidamente, permitindo encaminhamento para um atendimento personalizado mais complexo. 

Integração de atendimento no Instagram

Quais ferramentas utilizar para facilitar o atendimento no Instagram?

Há diversos recursos e ferramentas para facilitar o atendimento no Instagram, como os chatbots.

São uma tecnologia que oferece atendimento com softwares de respostas automáticas. Com ASC SAC, há a possibilidade de criar e personalizar um chatbot para que ele conduza o atendimento de forma independente.  

O uso de chatbots pode ser aplicado para estratégias de negócios, como marketing, comercial e operacional.

Chatbot para a Estratégia de Marketing

Por meio da coleta de dados nas próprias mensagens, é possível obter informações estratégicas de marketing, como o comportamento dos leads.

Assim, torna-se mais fácil entender quais são os métodos de compras do público, possibilitando ações mais assertivas de promoção.

Chatbot para a Estratégia Comercial

Os dados recebidos da equipe de marketing podem ser repassados ao comercial, como histórico de leads inativos para possíveis novas abordagens.

Da mesma forma que, para clientes que já compram algum produto ou serviço, é possível identificar novas ofertas ou condições de venda. 

Chatbot para a Estratégia Operacional

Permite reduzir o índice de erros na operação e aumentar a agilidade do atendimento, de forma a evitar perdas de oportunidades.

Sua utilização promove otimização do tempo da equipe operacional e oferece novos recursos para potencializar a satisfação dos clientes

Como fazer a integração de atendimento no Instagram com

ASC SAC?

A plataforma ASC SAC permite fazer a integração de atendimento no Instagram reunindo todas as ferramentas para que a experiência dos clientes seja a melhor possível.

Com ASC SAC, a gestão do atendimento no Instagram acontece em tempo real, possibilitando medir a satisfação do público e monitorar os atendentes com praticidade em um único lugar.

A experiência proporcionada é a de benefícios amplamente percebidos pelos clientes, cujos recursos principais recursos são:

  1. Integração: Além da integração no atendimento do Instagram, ASC SAC integra WhatsApp, Facebook, Chat, E-mail, Telegram, SMS, Twitter, Skype Bots, e pode ser vinculada com os principais CRMs e ERPs do mercado. Tudo que uma plataforma multicanal pode oferecer;
  2. Automatização: Otimização e ganho de eficiência em fluxo de atendimento com automação 24 horas por dia e 7 dias por semana;
  3. Performance: Aumento de produtividade da equipe de atendimento com processos mais assertivos e ágeis;
  4. Relacionamento: Promove melhora na comunicação com o cliente e oferece um atendimento mais dinâmico e claro, aumentando a satisfação.

Seja pelo atendimento no Instagram, ou por outros canais, ASC SAC conta com vários recursos que melhoram a experiência dos clientes.

A plataforma ASC SAC auxilia diversos sistemas de negócios de médio e grande porte, possibilitando um atendimento mais dinâmico e satisfatório.

Integração de atendimento no Instagram


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