O aplicativo de conversas mais utilizado entre os brasileiros está sempre buscando por otimizações que visam facilitar a comunicação cada vez mais. É por isso que o WhatsApp está agora trabalhando em um novo recurso de newsletter, uma estratégia de marketing poderosa para aumentar o engajamento.
As newsletters são formas de lembrar o seu consumidor sobre sua marca com conteúdos variados. Geralmente, elas são enviadas por e-mail, mas com o recurso do WhatsApp, um aplicativo tão popular atualmente, terão um alcance muito maior.
Por isso, empresas que querem sair na frente da concorrência precisam aprender mais sobre a newsletter do WhatsApp antes que ela se torne tendência na comunicação empresarial.
Quer saber mais sobre a novidade? Continue acompanhando e descubra tudo que você precisa neste artigo!
O que é newsletter
A newsletter, normalmente, é conhecida como um tipo de e-mail informativo, disparado para a base de clientes da empresa, que concordaram em receber esses conteúdos, sendo o formato mais comum de e-mail marketing.
Para caracterizar uma newsletter, seus disparos precisam ser periódicos (semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou outra frequência) e o conteúdo deve ser relevante aos interessados.
Do mesmo modo, também deve ter relação com o que a empresa vende ou que imagem busca passar no mercado. Nesse sentido, é possível divulgar em uma newsletter:
- promoções;
- novos conteúdos;
- novidades sobre a empresa;
- eventos, cursos e webinars;
- vídeos e posts.
Se você acredita que algum conteúdo pode interessar seu lead e ajudar na venda do seu produto, pode ser interessante adicionar à newsletter.
Motivo para usar a newsletter do WhatsApp
O WhatsApp lançou a função de Comunidades, e agora está trabalhando na sua próxima ferramenta, a Newsletter. Com esse recurso, qualquer leitor conseguirá receber informações que acharem pertinentes para sua persona diretamente no aplicativo.
Dessa forma, é possível também ter certeza que as atualizações vêm de fontes confiáveis, como as contas verificadas das empresas, oficializadas pelo WhatsApp Business.
Por ser uma ferramenta ainda em desenvolvimento, não se sabe muito sobre suas futuras funcionalidades. As informações divulgadas são apenas que os conteúdos aparecerão em ordem cronológica, assim como as mensagens, e que haverá o uso de identificadores.
Os identificadores servem para que os usuários possam encontrar e participar dos boletins informativos facilmente, apenas pesquisando pelo nome no app (ou seja, sem precisar se cadastrar).
Por isso, os conteúdos não serão protegidos com a criptografia ponta a ponta, mas o número dos usuários cadastrados ficará em sigilo e as mensagens privadas continuarão sendo criptografadas.
A newsletter do WhatsApp é uma ótima ferramenta para estratégias de marketing. Essa ferramenta garante uma taxa de entrega alta devido sua popularidade e ao fácil acesso do aplicativo.
Além disso, o WhatsApp também facilitará o compartilhamento do conteúdo entre diferentes usuários, o que pode aumentar seu engajamento.
Portanto, basta criar um conteúdo de qualidade, cultivar uma base de assinantes otimizada e pronto: você terá uma ótima estratégia comunicacional em mãos.
Entenda como elaborar a sua
Agora, confira as melhores dicas para elaborar sua própria newsletter do WhatsApp:
Defina objetivos
Entenda o que você busca com a funcionalidade. Afinal, seus conteúdos dependerão da sua estratégia. Se você quer aumentar vendas, por exemplo, seu boletim pode ser voltado para promoções, lançamentos e anúncios de diferentes produtos.
Já quem quer aumentar o engajamento, pode buscar por maneiras de se aproximar do público, utilizando:
- memes;
- novidades da internet;
- últimas tendências;
- dicas.
Em relação aos boletins institucionais, são indicados para marcas que querem introduzir e reforçar sua imagem na mente dos consumidores.
Os objetivos são variados. Portanto, a primeira coisa que você deve se perguntar é o que a newsletter do WhatsApp pode fazer para ajudar seu negócio. Analise indicadores, estude e entenda qual deve ser seu propósito com a funcionalidade.
Frequência
Outra etapa essencial da newsletter é a periodicidade. Por isso, escolha a opção que mais se encaixe com seu público e que esteja alinhada ao tempo disponível da sua equipe de marketing.
De nada vale uma newsletter semanal se você não consegue trazer conteúdos variados toda semana, ou se o consumidor achar as mensagens constantes irritantes, por exemplo.
Conheça seu público
É fundamental conhecer seu consumidor para, assim, entender como se comunicar com ele. Muitas empresas acabam dando poucos resultados, pois pensam em quem gostariam de ter como consumidor, e não em quem realmente é cliente da marca.
Dessa forma, constroem suas comunicações e anúncios com base no alvo errado, provocando ruídos na imagem que gostaria de passar.
O marketing busca incentivar o consumidor a ir até a empresa, e não o contrário. Por isso, trilhe um caminho estratégico. Algumas dicas são:
- estude seu público;
- entenda o tipo de linguagem usada pelos consumidores, se é formal ou informal, jovem ou empresarial, se gosta de textos longos ou curtos;
- faça testes;
- crie conteúdos e comunicações personalizadas.
Assim, você conseguirá atrair cada vez mais a atenção de quem está realmente interessado na sua marca ou produto, utilizando conteúdos relevantes e pertinentes para a rotina de ambos.
Do mesmo modo, empresas que tenham distintos tipos de persona podem segmentar sua base de leads para criar comunicações diferenciadas, conforme cada grupo. Assim, você cria uma comunicação mais exclusiva e direta, melhorando a experiência do consumidor com a marca.
Agora que você já sabe como começar a planejar sua newsletter do WhatsApp e como essa funcionalidade pode ajudar a aumentar os resultados do seu negócio, aguarde o lançamento da ferramenta para começar a colher os frutos dessa nova comunicação.
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