16 de fevereiro de 2021

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Como implementar SAC em hospitais?

O SAC em hospitais é uma tendência que está crescendo cada dia mais. Isso porque, o perfil dos pacientes mudou e, hoje, eles possuem mais acesso a informações e também a meios de comunicação mais práticos, como smartphones, aplicativos e internet.

A tecnologia não está sendo mais usada somente nos tratamentos e exames, mas também começa ser aplicada no atendimento. Tudo isso para proporcionar mais conforto e praticidade para o dia a dia dos pacientes e seus familiares.

Mais do que isso, o SAC em hospitais ainda pode trazer outros benefícios para a organização interna, como:

  • Redução dos custos;
  • Agilidade no atendimento;
  • Conveniência para o paciente;
  • Melhora no atendimento;
  • Facilidade no agendamento de consultas e procedimentos.

Por isso, é importante investir em um sistema de SAC em hospitais que realmente agregue valor e praticidade para o dia a dia do seu hospital e dos seus pacientes. E a tecnologia pode ser uma importante aliada.

 

A tecnologia para SAC em hospitais

O grande diferencial para SAC em hospitais é a tecnologia. Ou seja, o seu atendimento não precisa mais depender somente de telefones, mas pode investir em outros canais, como os chatbots e aplicativos.

Um uso muito comum para o SAC em hospitais é o agendamento de procedimentos e também para ouvir os seus clientes, seja para dúvidas, sugestões ou reclamações. Não importa o motivo, a experiência do seu paciente ao entrar em contato com o seu hospital deve sempre ser a melhor possível.

Afinal, quando alguém procura um hospital, por mais simples que seja a razão, pode sempre haver receio e medo. Por isso, é importante que o SAC tenha também um atendimento humanizado, mesmo quando for uma máquina, no caso dos chatbots.

Para ajudar seu hospital a implementar um SAC, nós separamos algumas dicas para que você saiba por onde começar e no que deve prestar mais atenção. Vamos lá?

 

Como implementar um SAC em hospitais?

Para implementar SAC em hospitais você deve começar pesquisando quem são seus clientes, quais canais eles preferem e também os fornecedores que podem ajudar a deixar tudo mais simples. Por isso, dividimos esse processo de implementação em passos simples:

 

  1. Quem é o seu público e quais canais eles preferem?

Aqui, é onde o seu hospital precisa descobrir qual o perfil do seu paciente. É claro que, como um hospital, o perfil pode ser altamente variável. Mas, com essa pesquisa você poderá descobrir quais os canais de comunicação que seus pacientes mais preferem.

Ou seja, vamos supor que a sua administração decida investir em um aplicativo. Porém, como não foi feito nenhum tipo de pesquisa, não se percebeu que seus clientes prefeririam um chatbot. Com isso, o aplicativo não tem uma grande aceitação, e foi só “dinheiro jogado fora”.

Para evitar isso, é importante que se converse e entenda o seu público, para saber o que eles realmente precisam. Além disso, essas informações podem, futuramente, ser importantes para melhorar o relacionamento e a comunicação entre hospital e pacientes.

 

  1. Decida quais canais serão usados

Pode parecer uma resposta simples: telefone. Mas, hoje, os consumidores preferem outras formas de contato. Isso não quer dizer que seus clientes nunca irão usar o telefone, mas que outros canais também se fazem necessários.

Com a pesquisa em mãos será possível saber onde investir seus maiores esforços de comunicação para SAC em hospitais em canais que seus clientes realmente usam.

Redes sociais são um grande exemplo disso: se seus pacientes usam mais o Facebook, por que investir tanto no Twitter? Foque onde a probabilidade de encontrar e ajudar seus pacientes seja maior.

Além disso, os consumidores preferem mais de um canal de comunicação. Então uma combinação de vários canais é essencial, e com a pesquisa é possível saber onde focar sua atenção para proporcionar uma melhor experiência para seus pacientes.

 

  1. Integre tudo

Imagine que você precisou falar com alguma empresa sobre algum produto ou serviço. Como não conseguiu resolver o problema de primeira você precisou entrar em contato novamente, mas decidiu usar outro canal.

O novo problema agora é que você teve que dizer todas as informações novamente.

Essa frustração é recorrente quando empresas não investem em uma integração entre seus canais de atendimento. Conhecido como omnichannel, essa solução permite que todas as informações dos clientes estejam sempre disponíveis em todos os canais. Além disso, essa solução omnichannel também facilita o encaminhamento dos pacientes para os setores responsáveis, para um atendimento ágil e otimizado.

Para manter essa agilidade e também evitar que seus pacientes fiquem nervosos, muitos SAC em hospitais começaram a investir nessa integração omnichannel. Por isso, vale a pena conferir se essa solução se encaixa dentro do seu orçamento e do seu hospital.

 

  1. Procure uma boa plataforma e bons fornecedores 

Para SAC em hospitais é essencial contar com plataformas e fornecedores de alto desempenho e qualidade. Afinal, quando se trata de saúde todo o cuidado é pouco, e seus pacientes não podem encontrar um sistema instável ou um canal de atendimento que não funciona.

A terceirização das plataformas de atendimento também pode ser uma boa solução para reduzir custos, mas mantendo a qualidade e o nível do atendimento, já que a empresa responsável tem mais conhecimento técnico e vai saber quais os melhores procedimentos e soluções necessárias para garantir que seu atendimento funcione perfeitamente.

Por isso, pesquise bastante para encontrar os melhores fornecedores e plataformas para garantir a qualidade do seu atendimento.

Quer saber mais sobre plataformas de atendimento para SAC em hospitais? Então, leia o artigo: Uma plataforma multicanal de verdade

 

Se preferir saber como já implementar o SAC em hospitais nas suas unidades, fale com a Sofia, a nossa atendente virtual, ou use o nosso atendimento multicanal abaixo.


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