14 de dezembro de 2020

Atendimento Multicanal

Agendamento de consultas pela internet: saiba por onde começar

As pessoas estão cada vez mais conectadas. Você oferece o agendamento de consultas pela internet? Saiba por onde começar no artigo!

A área da saúde precisou agilizar as inovações para lidar com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com o distanciamento social, tabus precisaram ser quebrados e a medicina mostrou que consegue se reinventar para garantir a saúde da população.

Telemedicina, atendimentos online e outras tecnologias já eram uma realidade mas, foi em 2020 que elas mostraram que vieram para ficar. Além de ser uma forma mais segura para os pacientes, os agendamentos de consultas pela internet, evitam deslocamentos desnecessários e agilizam os processos.

Quer saber como começar a oferecer o agendamento online? Vamos falar sobre isso agora.

Quais vantagens do agendamento de consultas pela internet?

Dados divulgados pelo Hospital Albert Einstein mostraram um aumento de 1330% nas teleconsultas (de 70 para mil por dia) e de 2400% nos teleatendimentos (de 200 para 5 mil por dia) em 2020. Os números são consequência da pandemia mas, também, do aumento no uso de tecnologias digitais para conectar pacientes e médicos.

Para um futuro que já está acontecendo, a previsão é de que as pessoas utilizem, cada vez mais, a internet para realizar o agendamento de consultas. 

Os benefícios são muitos, confira alguns:

  • Agilidade no atendimento;
  • Acessibilidade 24h;
  • Economia para pacientes, clínicas e hospitais;
  • Dados, métricas e organização.

Com uma rotina cada vez mais acelerada, os pacientes procuram clínicas e hospitais que estão trabalhando para oferecer um atendimento rápido e prático. Além disso, enquanto ferramentas tecnológicas cuidam dos atendimentos, os profissionais do negócio podem investir o tempo naquilo que realmente importa: a saúde dos pacientes.

Como começar o agendamento de consultas pela internet?

Para modernizar os agendamentos manuais, é preciso uma estratégia de migração dos atendimentos e do fluxo de consultas no negócio. Para isso, desenvolver um plano de ação pode tornar o processo bem mais produtivo e com menor impacto na clínica ou hospital. 

Defina os Canais de Atendimento

Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina, mostrou que 62% dos médicos utilizam tecnologias digitais. Quais canais seus clientes preferem? É importante estar disponível nos que são preferência dos seus clientes.

O WhatsApp, por exemplo, é um aplicativo de mensageria que está instalado em 99% dos celulares dos brasileiros, segundo a Panorama Mobile Time/Opinion Box. Ele também está em 59% dos smartphones brasileiros, provando a preferência dos usuários pela plataforma de troca de mensagens, segundo pesquisa do Grupo Croma.

Mas, nem só de WhatsApp vivem os atendimentos aos clientes pela internet. A jornada depende muito do perfil do consumidor. Por isso, devemos levar em conta todas as plataformas que estão disponíveis no mercado antes de definir a área de atuação.

Escolha uma solução multiplataforma

A multicanalidade é uma realidade nos atendimentos bem sucedidos. O termo é definido pela empresa que oferece diferentes canais de atendimento aos seus clientes, de maneira integrada. Com isso, a equipe de atendimento não precisa ficar com várias abas abertas, conferindo quais canais receberam mensagens. 

Para clínicas que desejam redução de custos em consultórios, soluções de atendimento multiplataforma também possibilitam que uma menor quantidade de atendentes realizem os atendimentos com mais qualidade. Com a solução é possível:

  • Diminuir o índice de erros nos agendamentos;
  • Proporcionar maior interação, de forma humanizada;
  • Confirmação de consultas;
  • Lembrete de retornos;
  • Pesquisa de satisfação.

Com os canais definidos e um sistema multiplataforma, você deu o primeiro passo para começar uma revolução no agendamento de consultas pela internet, permitindo que novos clientes te encontrem, pacientes mais satisfeitos e processos muito mais organizados dentro da clínica ou hospital.

Saiba mais sobre ASC SAC

Deu para perceber que não oferecer um agendamento online pode impactar na quantidade de pacientes que entram em contato com seu negócio, não é mesmo? A boa notícia é que a ASC SAC é um portal multicanal que otimiza o trabalho da sua equipe e melhora o relacionamento com seus clientes.

A ASC SAC centraliza os seus atendimentos via Whatsapp, Facebook, Chat, Email, Telegram, SMS, Voz, Presencial, Viber, API, Slack, Microsoft Teams e Hangout e outros, em uma única plataforma. Dessa forma, é possível ampliar os canais de atendimento de forma prática, reduzindo tarefas repetitivas e conquistando mais clientes.

Quer saber mais sobre a solução e se destacar dos concorrentes? Converse com a Sofia, inteligência artificial da ASC, na plataforma multicanal abaixo.


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