16 de dezembro de 2020

Chatbots

O que são Chatbots e como eles ajudam sua empresa a vender mais

A busca para conquistar a preferência do consumidor é um desafio diário em empresas de diferentes setores. Tudo isso, devido ao mundo estar cada vez mais globalizado e vivendo transformações digitais aceleradas.

Oferecer uma boa experiência de atendimento é ponto estratégico das negociações, vendas e fidelização. O grande estudioso do marketing, Philip Kotler, já dizia: “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. 

Um estudo recente mostrou que 53% das organizações esperam usar chatbots dentro de 18 meses. O aumento na procura é explicado por um novo comportamento do consumidor, que está cada vez mais conectado e digital.

Saiba o que são os chatbots e como eles ajudam sua empresa a vender mais!

O que são Chatbots?

Chatbots são um tipo de tecnologia que oferece um atendimento com softwares de respostas automáticas. Provavelmente, você já foi atendido por um enquanto tirava dúvidas com uma empresa e nem percebeu. Isso, porque as soluções estão cada vez mais inteligentes e parecidas com interações humanas.

Hoje, os Chatbots podem ser integrados em diversos canais de atendimento, como: WhatsApp, Facebook, Telegram, Sites e Sistemas em Geral.

A vantagem dos Chatbots está na capacidade de oferecer suporte rápido e de qualidade para os clientes que entram em contato com a sua empresa. Além disso, é possível ter uma equipe reduzida de atendimento, trabalhando com muito mais produtividade. 

Chatbots nas Estratégias de Negócios

Inserir a tecnologia na sua estratégia de negócios é uma decisão para empresas que não querem ficar obsoletas. Para isso, é importante acompanhar as tendências e oferecer uma experiência moderna para os consumidores, que estão cada dia mais exigentes.

Pensando no cenário de negócios da empresa, a estimativa publicada no Blog Synnex Westcon, é de que os Chatbots são projetados para economizar bilhões em negócios até 2022, reduzindo despesas e tarefas repetitivas na maioria das empresas.

Se você deseja sair na frente e conquistar uma fatia do mercado de seu segmento, é preciso avaliar uma possível redução de custos, otimização de processos e alternativas que melhorem as interações entre marcas e clientes.

Chatbot na Estratégia de Marketing

Equipes de Marketing também são beneficiadas com o uso de Chatbots pelas marcas. A coleta de dados dos clientes dentro das conversas permite que os profissionais tenham em mãos dados relevantes para estratégias de marketing, incluindo o comportamento e leads para futuras ações.

Os chatbots conseguem capturar comportamentos de compras mais comuns, regiões em que os clientes abrem chamados e em quais setores estão acontecendo quebras de expectativas com relação ao que a empresa comunica para os clientes.

Com certeza, a solução de atendimento é uma maneira eficaz, baseada em métricas, essencial para departamentos que acreditam que o marketing deve ser desenvolvido com dados, de maneira assertiva.

Chatbot na Estratégia Comercial

Quem lidera uma empresa sabe que a equipe comercial precisa se manter ativa para garantir o aumento das vendas e o fluxo de caixa dos negócios. Modelos tradicionais de atração de clientes ainda funcionam, mas você precisa começar a levar em consideração outras possibilidades.

Com um chatbot instalado nos principais canais de atendimento, é possível enviar dados de clientes para que a equipe de vendas entre em ação. Por exemplo, o relatório de leads inativos demandam um tipo de abordagem. Já o relatório de leads que compram semanalmente da sua marca, podem ser abordados com novos produtos ou condições especiais. Tudo depende do objetivo do negócio!

Chatbot na Estratégia Operacional

Indústrias, médias e grandes empresas possuem um fluxo de operação mais complexo. Com isso, organizar todos os dados se torna um desafio. Para levar uma solução de atendimento ágil e eficiente, gestores podem utilizar chatbots para evoluir a área operacional.

Imagine só que você tem um site com um controle de estoque, distribuição e frota separados. Responder manualmente todos os clientes que pedem rastreamento de mercadorias parece um pouco inviável, não é mesmo? Os chatbots de atendimento podem ser desenvolvidos focados em solucionar o problema e ajudar sua empresa a vender mais. 

Com tecnologias cada vez mais avançadas, a solução aprende com cada interação, reduz o índice de erros, e evita que seu cliente fique horas esperando por uma resposta. Essa é um caminho para não só atrair, mas também, para reter e fidelizar os clientes.

Qual o melhor Chatbot para empresas?

Depende. Para iniciar uma operação com Chatbots de Atendimento, é importante considerar quais são seus desafios e quais os objetivos com a ferramenta. 

O Gartner prevê que, mais de 85% das interações com os clientes serão tratadas sem humanos nos próximos meses. Assim como um Software de Automação de Vendas pode melhorar a performance do time na hora de captar e organizar os pedidos de clientes, o Chatbot pode melhorar a interação do consumidor com a marca.

Com ASC SAC, por exemplo, você pode criar e personalizar o seu robô para que ele possa conduzir o atendimento ao cliente de forma independente, sem necessidade de interferência humana, de acordo com suas necessidades.

Quer saber como funciona um robô em atendimento? Converse com a Sofia, nossa inteligência artificial, no chat abaixo.


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