5 de novembro de 2020

Chatbots

Chatbots para agendamentos em consultórios médicos

Agendamentos em consultórios médicos podem ficar ainda melhores com o uso da tecnologia. Agilidade, praticidade e redução de custos são percebidas em empresas que utilizam soluções digitais.

A mudança no comportamento dos pacientes migrou atendimentos para o ambiente digital. Com isso, várias instituições de saúde estão optando por soluções tecnológicas para realizar agendamentos em consultórios médicos. 

De maneira humanizada, chatbots (robôs) podem fazer a triagem inicial e direcionar o cliente para um atendimento humano, caso seja necessário. Neste processo, há uma redução significativa no tempo de espera, maior nível de satisfação dos pacientes e os profissionais de consultórios médicos podem ser preocupar com o que realmente importa: a saúde dos pacientes.

Saiba o que são Chatbots e como eles podem ajudar a melhorar a experiência dos pacientes.

Chatbots em Consultórios Médicos

A Covid-19 despertou a necessidade de oferecer atendimentos com o menor contato físico entre consultórios e pacientes, sempre que possível. Nos últimos meses, a telemedicina e novas tecnologias ganharam destaque e o assunto começou a ser visto com olhos promissores pela população e médicos. 

Segundo uma pesquisa da Associação Paulista de Medicina, 62% dos médicos utilizam tecnologias digitais. Dentre elas:

  • Prontuário eletrônico: 48,10%;
  • Programas de gerenciamento de consultório/pacientes:18,4%;
  • Armazenamento de dados: 17,5%;
  • Outros (redes sociais, sites e Apps): 13,10%;
  • Digitalização de exames e imagens: 2,90%.

Na maioria das soluções, o objetivo é levar mais agilidade e organização para as clínicas, sem que os processos possam prejudicar a interação do paciente com o consultório. Pensando nisso, os chatbots para agendamentos são uma excelente opção para médicos e donos de hospitais. Veja só como a tecnologia funciona!

Chatbot: “Olá, bem-vindo ao ! Como posso te ajudar?”

O paciente, automaticamente, recebe opções, como: “Quero marcar uma consulta”, “Tenho uma dúvida”. Assim que o paciente escolhe as opções enviadas, o robô direciona para um atendente humano ou dá sequência até que a triagem seja feita da melhor maneira. Todos os campos podem ser personalizados e estruturados de acordo com a realidade do espaço.

Redução de Custos em Consultórios

Vários gestores e proprietários de espaços médicos, lidam diariamente, com o desafio de otimizar o orçamento do consultório. Reavaliar as despesas e direcionar os esforços para melhorias internas são hábitos saudáveis para a empresa.

Um dos benefícios de utilizar chatbots em agendamentos é a redução de custos com uma equipe 100% dedicada aos atendimentos. É possível oferecer um atendimento 24 horas por dia, e receber o agendamento de consultas online mesmo enquanto seu espaço está fechado. Isso significa sair na frente da concorrência e atender expectativas do paciente que entrou em contato, mesmo fora do horário comercial.

Outros benefícios também podem ser percebidos com a utilização de Chatbots para Agendamentos em Consultórios Médicos.

  1. Dados e histórico sobre o paciente;
  2. Baixo índice de erros nos agendamentos;
  3. Interação rápida e humanizada;
  4. Confirmação de consultas;
  5. Lembrete de retornos.

Melhor Experiência de Atendimento para o Paciente

O comportamento mudou e as pessoas estão cada vez mais imediatistas. Imagine que uma pessoa está navegando pelo Instagram e encontra um novo procedimento dermatológico que lhe interessa. Rapidamente, ela procura clínicas próximas para agendar uma consulta e fazer o orçamento. Isso acontece todos os dias, em diferentes horários.

O chatbot pode atender, ao mesmo tempo, em diferentes lugares. Telegram, WhatsApp, Site, entre outros. A ASC SAC, por exemplo, oferece a solução para 18 canais, reunindo todos atendimentos em uma única plataforma.

Agilidade nos Agendamentos com Chatbots

Em uma pesquisa, 44% dos consumidores responderam que ​​esperam uma resposta em uma interação física dentro de cinco segundos, enquanto 42% indicaram o mesmo tempo de resposta de um chatbot.

Com alto fluxo de mensagens sendo recebidas pela clínica, fica inviável conseguir oferecer um atendimento ágil e de qualidade para os pacientes, não é mesmo? Por isso, implementar a solução tecnológica correta pode ajudar muito na modernização dos espaços, sem prejudicar a forma com que os clientes interagem.

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por Brasileiros. Ele está presente em mais de 98% dos celulares em todo o país. Os Chatbots para WhatsApp permite que os pacientes façam agendamento da consulta, independente de onde eles estiverem. Uma das vantagens em contar com a tecnologia é não precisar de grandes estruturas, nem de muitas pessoas disponíveis para realizar o atendimento.

Segundo uma pesquisa publicada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço. A tecnologia é uma grande aliada de consultórios médicos que desejam proporcionar um atendimento de qualidade para os pacientes. Acredite nisso!

Se você deseja conhecer na prática como funciona um Chatbot, converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Ou se preferir, fale concosco no atendimento multicanal abaixo.


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