18 de setembro de 2020

Chatbots

Chatbot para clínicas e hospitais: 3 vantagens em investir

A palavra investir pode assustar muito empresários, ainda mais no setor da saúde, em que os investimentos são considerados altos.

Porém, quando o assunto é melhorar a performance do seu atendimento e de atração de novos pacientes, sabemos que é possível encontrar soluções inovadoras no mercado, por um custo  baixo.

No entanto, antes de investir em qualquer solução ou tecnologia, é preciso entender suas funcionalidades e vantagens. Com os chatbots, não seria diferente.

Essa não é uma solução nova, mas que tem ganhado cada vez mais funcionalidades e se sendo adquiridas por diversas empresas.

Mas, será que esse investimento é o ideal para a sua clínica ou consultório?  

Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é?

Basicamente, o chatbot é um software com inteligência artificial, que é capaz de interagir com um usuário, seja por áudio ou texto. 

Ele é pré-programado para simular um diálogo, em outras palavras, ele é programado para que simula uma conversa humana em tempo real.

Estamos em dias, em que o consumidor está cada vez mais imediatista, isso significa que não temos mais paciência para esperar em um fila para ser atendido.

É comum encontrar pessoas frustradas por terem de esperar uma pessoa atendê-la, as vezes apenas para esclarecer uma dúvida. Hoje, os usuários preferem ter atendimentos rápidos, mesmo que por chatbots, mas que consiga esclarecer suas dúvidas e solucionar os problemas, sem a necessidade de aguardar em uma fila.

Um ótimo exemplo, foram o uso de cancelamentos de assinaturas por chatbots, sem a necessidade de um atendimento humano.

Vantagens de implementação

Atendimento facilitado e ágil

Com as mudanças no mercado e com a modernização dos processos, o consumidor está cada vez mais exigente, e como já falamos anteriormente, imediatista. 

O uso de chatbots é uma ferramenta essencial, pois permite várias  interações, dentro de uma mesmo período. Isso facilita o atendimento, e faz com que seu potencial cliente não fique esperando por um atendimento.

Além disso, permite uma pluralidade de atendimentos, já que é possível atender várias pessoas com várias demandas ao mesmo tempo. Por exemplo, um chatbot de uma clínica odontológica pode atender ao mesmo tempo, uma pessoa que está com dúvidas sobre um convênio odontológico para sua família, e a outra um plano odontológico pessoa jurídica

Quando escolhido a solução certa, e quando programado da melhor forma, é possível entregar ao seu potencial cliente um atendimento de qualidade.

No momento da escolha da melhor ferramenta, lembre-se que o consumidor de hoje, principalmente na área da saúde, leva em consideração a indicação como um fator decisivo.

Por isso, ofereça sempre o melhor. E começa pelo atendimento, afinal, ele diz muito sobre a qualidade dos seus serviços.

Sempre disponível

Outra vantagem, é que os chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia, durante toda a semana. 

Para a saúde, isso é um fator crucial, pois é impossível manter uma equipe 24 horas por dia prontas para atender a todos, e mesmo que consiga encontrar um meio para fazer isso, o custo será muito alto.

A intenção de busca de usuários que estão buscando algo na área da saúde, por sua maioria, possui uma característica de serem pesquisas mais urgentes. Isso significa, que as dúvidas e informações precisam ser esclarecidas naquele instante. 

Mesmo que você ofereça a melhor solução, pode acabar perdendo um paciente, apenas pela agilidade de atendimento. 

Por exemplo, um paciente que está em busca de um convênio dentista, e está avaliando os valores e benefícios, poderá entrar em seu site e ao não encontrar a resposta naquele momento, poderá sair e entrar em outro. As chances dessa pessoa voltar para o seu site são muito pequenas.

Por isso, ter um chatbots sempre disponível, fará com que você consiga aumentar a conversão.

Maior produtividade 

Além das vantagens apresentadas, o chatbot permite que você e sua equipe tenha mais produtividade e efetividade.

O uso dessa tecnologia permite mais conforto para seu público-alvo, além de favorecer a organização e mapeamento dos atendimentos.

Isso, porque o profissional só precisará focar nas dúvidas mais complexas, já que o chatbot pode solucionar as mais simples.

Seguindo com o exemplo da clínica odontológica, quando uma pessoa pesquisar por valores do plano dental empresarial, o chatbot poderá informar todo os valores. Mas, caso essa pessoa queira fechar o contrato ou tenha uma dúvida mais complexa, poderá ser encaminhada para um atendimento com um humano.

Tenha mais resultados com Chatbots

Os chatbots não são apenas mais uma tendência, são um novo estilo de atender. Não investir nessa tecnologia, poderá deixar a sua estratégia defasada e até perder potenciais pacientes, por isso. 

Mas para que essas vantagens façam sentido, é preciso escolher a solução certa para o tamanho da sua equipe e com funções necessárias.

Sabemos que existem inúmeras possibilidades no mercado, porém, nem todas elas possui capacidade para atender as demandas da área da saúde.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na empresa Ideal Odonto.


Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal ser atendido

Facebook
Instagram
x

NÃO VÁ!
Fique mais um pouco.

Solicite já uma demonstração gratuita e veja como ASC SAC pode otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa e aumentar suas vendas.

Fale com a Sofia

Preencha seus dados para acessar a multicanalidade.
Após o preenchimento, clique no ícone e fale com a gente em tempo real.