10 de junho de 2020

Chatbots

O consumidor 4.0 precisa de autonomia para comprar: saiba como ofer...

Vivemos a era do Marketing 4.0, onde a transformação digital passa a ser uma etapa primordial na evolução das empresas para que possam entender e atender as necessidades dos seus consumidores. Consumidores tais que também mudaram o seu comportamento diante das novas possibilidades no mercado em relação a onde comprar, como comprar, como pagar e como receber esses produtos/serviços.

Essa transformação vai além de criar uma página em redes sociais e enviar e-mail Marketing para uma lista. Trata-se de uma mudança profunda, onde o digital e o tradicional se tornam um só. Os consumidores estão aptos a comprar em lojas físicas, pelo telefone, em sites ou até pelas redes sociais. E eles querem poder ser atendidos em qualquer uma dessas plataformas dependendo da necessidade do dia.

Uma análise da Croma Marketing Solutions intitulada pesquisa High-tech Retail – A tecnologia e o comportamento de compra do brasileiro, apontou que 60,4% dos brasileiros pretendem realizar compras através de autoatendimento nos próximos três anos. Isso mostra, de modo geral, que uma das características do consumidor 4.0 é a busca por autonomia na hora de comprar.

Neste post, vamos falar sobre algumas ferramentas que impulsionaram a fusão do tradicional e do digital, aumentando a autonomia do consumidor e mudando a relação dos mesmos com as empresas em todas as fases da compra: da escolha da mercadoria ou serviço ao tipo de pagamento, forma de entrega e o pós venda.

Formas de Pagamento Digitais

Uma das vantagens das compras pela internet é a variedade de formas de pagamento. Quanto mais possibilidades você oferece ao seu cliente maiores as chances desse fechar a compra. E estas podem ir além dos tradicionais cartões de débito e crédito.

Cada vez mais pessoas estão aderindo aos bancos digitais, carteiras virtuais, programas de “cashback” e aplicativos de pagamento, como Paypal, Picpay e o Ame Digital. Um dos benefícios destes aplicativos é que pode usar tanto para compras online no seu computador ou smartphone, como também nas lojas físicas. 

Muitos estabelecimento e máquinas de cartão já aceitam o pagamento por QR Code ou um número gerado no momento da compra pelo aplicativo, onde o cliente pode pagar usando seu saldo ou o cartão já cadastrado, mesmo que não esteja com ele em mãos. Esta é uma excelente forma de fundir o digital com o tradicional e oferecer ao seu cliente mais flexibilidade na hora de realizar o pagamento.

ChatBots para WhatsApp

Além da autonomia que o consumidor 4.0 faz questão de ter, ele também não gosta de esperar muito tempo para ser atendido e resolver uma dúvida. E a melhor solução que a sua empresa pode oferecer para o cliente sem precisar contratar uma grande equipe de atendimento são os ChatBots.

Com a Inteligência Artificial e o Machine Learning (Aprendizado de Máquina), estes robôs de atendimento estão cada vez mais desenvolvidos e capazes de personalizar o atendimento resolvendo a dúvida do seu cliente de imediato ou o encaminhando para o setor responsável pela solicitação do mesmo.

Em outras palavras, os Chatbots te ajudam a escalar o seu atendimento economizando na contratação de pessoas, diminuem as filas de espera, e ainda ficam disponíveis para atender o cliente fora do horário comercial. O resultado é o aumento da satisfação dos clientes e, consequentemente, melhores resultados para o seu negócio.

Plataformas de Atendimento Omnichannel

E para otimizar ainda mais a experiência de atendimento que o Consumidor 4.0 busca, surgiram as plataformas Omnichannel. Imagine poder atender o seu cliente independente da plataforma que ele está. Ele pode comprar pelo site e buscar na loja física. Ou comprar na loja física e entrar em contato pelo Chat do site para tirar dúvidas sobre o pedido.

Mais do que um atendimento multicanal, a plataforma Omnichannel te permite acompanhar e armazenar todos os dados do cliente, em todos os canais, em uma única plataforma. Assim, é possível para os atendentes oferecerem um excelente atendimento, pois têm todos os dados e informações disponíveis para tirar dúvidas e solucionar problemas do consumidor.

É exatamente isso que a plataforma ASC SAC oferece para sua empresa. Você pode ter o seu próprio Chatbot, desenvolvido segundo as necessidades da sua empresa, e uma plataforma Omnichannel que te permite conhecer melhor o seu cliente e assim atendê-lo ainda melhor.

Tire as suas dúvidas com a Sofia, nossa atendente virtual ou fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.


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