12 de abril de 2021

Transformação Digital

Por que oferecer atendimento no WhatsApp?

O atendimento no WhatsApp, assim como em outros canais, tornou-se essencial para transformar a experiência do cliente como um todo.

Isso porque, o atendimento ao cliente tem se tornado cada vez mais importante e tem sido considerado um diferencial para os consumidores. 

Uma pesquisa feita pela revista Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, descobriu que para 61% dos entrevistados um bom atendimento é mais importante que o preço de um produto ou serviço

Um bom atendimento pode ser a diferença entre sua empresa e seus concorrentes para fidelizar clientes. Afinal, o atendimento é uma forma de estabelecer uma relação de confiança com seu público.

E no centro de tudo isso o WhatsApp está começando a se tornar uma ferramenta importante. Só no Brasil já são mais de 120 milhões de usuários, e ele está presente em cerca de 99% dos smartphones nacionais.

Continue lendo e saiba mais sobre o atendimento por WhatsApp.

Por que ter atendimento no WhatsApp?

Como foi falado acima, o WhatsApp tem se tornado um meio de comunicação muito utilizado pela população em geral. Não à toa, ele passou a ser um canal de atendimento para muitas empresas que procuram uma relação mais próxima e solícita com seus clientes.

Como resultado, um atendimento no WhatsApp de qualidade é uma forma de transformar a experiência do cliente. Por fazer parte do dia a dia dos consumidores, o WhatsApp traz um aspecto de familiaridade, além de não precisar de explicações de como funciona.

Além disso, o uso do WhatsApp como um canal de atendimento proporciona outras vantagens, como:

  • Possibilidade de autoatendimento através de um chatbot;
  • Atendimentos simultâneos;
  • Agilidade e sem tempo de espera em filas;
  • Mobilidade;
  • Disponibilidade 24/7;
  • Envio de mensagens automáticas.

Outro grande fator que torna o atendimento no WhatsApp essencial é a experiência do usuário. A sua interface já é consolidada e os usuários não apresentam dificuldades para utilizá-la, não importando a idade ou classe social.

Assim como para o usuário, o WhatsApp é democrático para empresas que querem usá-lo para seu atendimento. Afinal, ele pode ser empregado por negócios de todos os setores e tamanhos, justamente pela sua simplicidade de uso por parte dos clientes e colaboradores, assim como sua integração com plataformas omnichannel.

Mas assim como outros canais de atendimento, o WhatsApp também precisa que sua equipe esteja bem preparada.

A importância da equipe na experiência do usuário

Assim como para outros canais de atendimento, a comunicação entre empresa e cliente precisa seguir algumas diretrizes para proporcionar um atendimento de qualidade no WhatsApp.

Por exemplo, se a opção de atendimento no WhatsApp com chatbot estiver funcionando, é importante que sua empresa certifique-se que o bot não apresente dificuldades e consiga resolver as solicitações de modo assertivo.

Além disso, outra questão importante é treinar sua equipe para compreender como um atendimento com empatia é vital para tornar o atendimento em uma experiência positiva. Isso pode, aliás, transformar uma experiência ruim que o cliente esteja tendo com o produto ou serviço em algo a favor da marca.

Portanto, mesmo que sua empresa decida usar o atendimento no WhatsApp, é preciso tomar cuidado com a forma e tom empregados na comunicação com o consumidor.

Outro fator importante para facilitar a comunicação do seu time com o cliente, e melhorar a experiência, é o uso de tecnologias para otimizar o atendimento.

Saiba outras práticas para o WhatsApp que sua empresa deve usar aqui.

Use a tecnologia para melhorar o atendimento no WhatsApp

O atendimento no WhatsApp já utiliza a tecnologia do próprio aplicativo a favor de uma comunicação simples, rápida e extremamente intuitiva. Mas existem outras tecnologias que podem servir de ferramenta para um atendimento de alta qualidade.

WhatsApp Business

A versão Business do aplicativo de mensageria permite maior agilidade no atendimento, além de liberar outras funções, como:

  • Envio de mensagens automáticas;
  • Personalização da conta comercial;
  • Versão gratuita.

A versão Business do aplicativo é ideal para empresas que vão começar a atender no WhatsApp, e contam com um volume baixo de solicitações. Isso porque, ele ainda não permite uma automatização completa das mensagens, somente em algumas ocasiões, como em casos de ausência ou cumprimento.

WhatsApp Business API

A versão mais robusta do WhatsApp para empresas pode ser encontrada na API. Ela é ideal para escalar o atendimento, além de permitir a automatização de conversas através de chatbots e também a análise de dados e estatísticas.

Essa API combina as funcionalidades da versão Business mais simples e as expande, por isso é possível:

  • Autoatendimento através de chatbots e com disponibilidade 24/7;
  • Relatórios completos;
  • Alto volume de atendimento;
  • Mais de um atendente por número;
  • Gestão integrada numa plataforma multicanal.

Escalar o atendimento usando a API do WhatsApp Business se torna mais simples e rápido. Com isso, é possível proporcionar uma experiência ainda mais positiva para os clientes a cada contato.

Plataforma multicanal

Para otimizar o uso do WhatsApp Business API sua empresa precisa contar com uma plataforma multicanal. Ela funciona para integrar o gerenciamento de todos os seus canais de atendimento em um único sistema.

Dessa forma, sua equipe de atendimento tem uma visão centralizada de todas as solicitações. Combinando isso com uma estratégia omnichannel é possível aumentar ainda mais a qualidade do atendimento.

Uma experiência omnichannel permite que todas as informações do cliente estejam unificadas em um histórico único. Dessa forma, mesmo que o consumidor tenha começado a solicitação por telefone, por exemplo, e depois migrado para o WhatsApp a demanda pode continuar de onde parou.

Além disso, uma plataforma omnichannel de comunicação pode se tornar uma fonte importante de dados e do comportamento do usuário.

Sendo assim, mesmo que sua empresa opte por realizar atendimento no WhatsApp é importante combinar isso com outras ferramentas para potencializar e escalar o atendimento, proporcionando a excelência a cada contato.

Saiba mais sobre como otimizar e melhorar a qualidade do atendimento no WhatsApp da sua empresa com o nosso Guia Definitivo. Faça o download abaixo.

O guia definitivo para um atendimento ao cliente de excelência


Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal ser atendido

Facebook
Instagram
x

NÃO VÁ!
Fique mais um pouco.

Solicite já uma demonstração gratuita e veja como ASC SAC pode otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa e aumentar suas vendas.

Fale com a Sofia
x

Multicanal é isso

Escolha por qual canal você quer ser atendido em tempo real pela nossa equipe.