Os chatbots estão cada vez mais presentes nas interações entre consumidor e empresa, provando-se uma estratégia eficaz para empresas que buscam otimizar o Atendimento ao Cliente e alcançar melhores resultados.
As novas tecnologias e versões de chatbots não oferecem um atendimento robotizado e monótono como antigamente. Agora você pode oferecer ao seu cliente uma experiência positiva e única de ser atendido por um bot humanizado com agilidade e eficiência.
Ainda em dúvida se vale a pena ter um chatbot para sua empresa? Confira os benefícios de ter um:
Qualidade no Atendimento ao Cliente
O primeiro benefício já faz valer a pena ter um chatbot, afinal, oferecer um atendimento de qualidade não é diferencial, mas obrigação de toda empresa que quer ter destaque no mercado. Como ele aumenta a qualidade do seu atendimento? Isso acontece como consequência dos benefícios que você lerá a seguir:
Redução de Filas de Espera
Vivemos na era da tecnologia e ninguém gosta de esperar para ser atendido. Quantas pessoas abandonam carrinhos de compra porque tem uma dúvida em relação ao produto, não acha a resposta e desiste da compra?
Perguntas simples, como formas de pagamento, prazo de entrega ou disponibilidade de produtos, podem ser respondidas por chatbots em questão de minutos.
Enquanto isso, acontece uma diminuição de tráfego no SAC. Com os colaboradores humanos recebendo menos solicitações relacionadas a assuntos simples, eles acabam tendo mais tempo e disposição para lidar com os clientes que possuem problemas mais complexos.
Escalabilidade de Atendimento
Outro benefício do chatbot é que ele pode atender inúmeras pessoas ao mesmo tempo. Ele também pode funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, se você quiser. Tudo isso de forma inteligente, humanizada e interativa.
A experiência do usuário é superior, pois pode ser atendido quando precisa e não tem que perder tempo procurando as informações pelo site. Já entra no site, rede social ou aplicativo de mensagem, faz a pergunta, recebe a resposta e prossegue. Precisa de mais benefícios?
Redução de Custos
Mesmo que você precise investir para implantar um chatbot, com o tempo ele vai te ajudar a reduzir custos. Isso mesmo! Além dos custos operacionais relacionados ao tempo de atendimento, você perceberá que pode atender mais clientes com menos atendentes.
Fidelização de Clientes
Oferecendo um atendimento de qualidade, tanto com o chatbot quanto com os colaboradores humanos, quando for preciso transferir, você aumentará a satisfação dos seus clientes. Cliente satisfeito está a um passo de se tornar um cliente fiel.
Quando seu cliente percebe que a sua empresa se esforça para resolver todos os dilemas que ele tem, em estar disponível quando ele precisa e faz de tudo para atendê-lo da melhor forma possível, ele começa a valorizar mais o seu produto do que o do seu concorrente.
Atender em todos os canais
Possuir um chatbot aliado a uma plataforma omnichannel, como a ASC SAC, permite que o cliente seja atendido em vários canais diferentes, como WhatsApp, Facebook, Telegram, entre outros.
Avalie quais são os melhores meios de comunicação para o seu público e esteja presente. É mais uma forma de não ser esquecido e de garantir que o seu cliente tenha um canal para tirar todas as dúvidas que ele tiver.
Ser empático e inusitado
É possível programar seu bot para ser empático quando o cliente tiver uma reclamação, pedindo desculpas pelo ocorrido e, em seguida, o encaminhando para o setor correto. E também pode ter respostas inesperadas, como uma dica de como usar seu produto ou saudações casuais.
Empatia e informalidade gera proximidade com o público e melhora o seu relacionamento com o cliente. O chatbot pode, portanto, fazer parte da sua estratégia de posicionamento de marca.
Melhorar processos internos
Você pode tanto automatizar respostas para perguntas relacionadas a pedidos e alterações cadastrais, como também programar para enviar automaticamente mensagens de cobrança e acompanhamento de pedido. Simplificando processos internos, você aumenta a satisfação dos seus funcionários também.
Geração de Leads
Os chatbots conseguem capturar dados do usuário, pedir permissão para contato com ele e fazer a qualificação do lead ao realizar perguntas específicas e coerentes durante o diálogo. Essa é uma grande vantagem já que leads qualificados estão a um passo de se tornarem clientes.
Pós Venda
Nunca mais esqueça de acompanhar um cliente após a venda. Os chatbots podem tanto responder dúvidas do cliente após a compra como serem programados para contatar ativamente o cliente para fazer pesquisas de satisfação e enviar conteúdos que gerem valor para ele.
Dessa forma, você mostra para o seu cliente que você se preocupa com a satisfação dele e pode usar os dados das pesquisas para avaliar seus planos de ação e tomar decisões estratégicas.
Muitos benefícios, não é mesmo? Você sabia que pode ter um chatbot baseado em regras e fluxos ou com inteligência artificial? Em ambos os casos, você pode programar o seu bot para oferecer um atendimento personalizado e eficiente.
Com a nossa solução omnichannel ASC SAC você pode ter um chatbot customizado para atender a necessidade do seu cliente e integrar até 18 canais de atendimento na mesma plataforma.
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