Com o avanço da internet, as pessoas buscam meios de comunicação confortáveis e práticos. No entanto, oferecer um processo escalável é uma tarefa complicada, que pode ser resolvida com o marketing conversacional.
O crescimento da transformação digital e dos e-commerces impulsionam o uso de chatbots para a comunicação automática. A partir disso, empresas como a ASC Brazil passaram a focar em oferecer uma ferramenta inteligente.
O marketing conversacional foi criado para oferecer uma conversa humanizada entre empresas e consumidores, visando se aproximar do público no uso de mensagens automáticas.
Dessa forma, ajuda a criar uma comunicação personalizada, conforme as vontades do público, aumentando as vendas.
Assim, muitas empresas têm apostado na estratégia como tendência para a comunicação empresarial do futuro. Continue a leitura para entender melhor!
O que é marketing conversacional?
O marketing conversacional foi pensado para empresas que buscam diminuir seu ciclo de vendas e melhorar a experiência de compra dos usuários.
Seu principal objetivo é oferecer uma comunicação imediata e personalizada, por meio dos chatbots, independentemente do horário ou dia. Dessa forma, podem se engajar com o negócio sem necessariamente contar com um retorno dos atendentes.
Qual a relação entre marketing conversacional e tecnologia?
A ideia do marketing conversacional precisa da tecnologia para ser posta em prática. Isso porque, com um atendimento escalável, fica impossível atender todos os clientes na hora e momento que eles quiserem.
Portanto, os chatbots tornam a estratégia viável e personalizada. A inteligência artificial tornou isso possível, pois com ela o robô aprende e consegue oferecer experiências únicas aos milhares de usuários atendidos simultaneamente, mas de forma individual.
Quais as características do marketing conversacional?
Você já deve ter entendido que o marketing conversacional foca no protagonismo do consumidor. A estratégia visa uma experiência do cliente positiva, trazendo vantagens ao negócio. Confira algumas delas a seguir.
Interatividade
O marketing conversacional torna a troca entre a empresa e o lead mais fluída e descontraída ao conhecer o cliente e mostrar que sua empresa está sempre acessível. A partir disso, ele entende que pode contar com você quando estiver pronto para comprar.
Ou seja, torna suas estratégias de inbound marketing eficientes, disponibilizando conteúdos do interesse dos consumidores. Dessa forma, entendem que podem tirar dúvidas a qualquer momento, graças à comunicação sempre disponível e individual.
Personalização da comunicação
Se engana quem pensa que a comunicação por chatbots é “robotizado”. Com os avanços tecnológicos, a ferramenta se tornou inteligente e detalhista, principalmente com a ajuda do marketing conversacional.
Ao humanizar as interações, como parte da estratégia, transforma a comunicação em um contato próximo e personalizado.
Assim, cada vez mais, criam-se chatbots específicos, com características únicas de aprendizados que ajudam a estreitar o relacionamento.
Fonte de informações
O marketing conversacional ajuda a entender dados, obter insights e conhecer os clientes, assim como identificar possíveis gargalos na comunicação.
São muitas as informações disponíveis com o uso de chatbots. Milhões de dados podem ser gerados todos os dias, e a análise manual se torna impossível.
Com uma plataforma de qualidade e relatórios personalizados, no entanto, fica fácil levantar as informações e compreender o que está dando certo e o que precisa mudar.
Escalabilidade
A estratégia aumenta a visibilidade do canal de comunicação, atingindo mais leads.
Antes, se seus colaboradores não davam conta de um volume alto de demandas, agora saiba que você pode contar com um serviço automatizado para:
- aumentar o funil;
- diminuir filas de espera;
- escalar o atendimento para milhares de usuários.
Disponibilidade
Para oferecer uma comunicação disponível 24 horas com atendentes humanos, é preciso um investimento alto, que raramente vale o custo benefício.
Com o marketing conversacional na sua estratégia, no entanto, é possível disponibilizar isso com facilidade: basta agregar um chatbot no seu site para que seus clientes consigam entrar em contato com a empresa a qualquer momento.
Quais canais permitem essa abordagem?
Agora que você já sabe os motivos para o marketing conversacional ser considerado o futuro da comunicação empresarial, veja quais canais abordam a estratégia. Confira!
Redes sociais
Atualmente, as redes sociais são os meios de comunicação favoritos da maioria dos usuários da internet. Oferecendo um serviço eficiente, é possível trazer conforto e praticidade ao cliente, tornando a experiência positiva.
O WhatsApp, por exemplo, é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros, e muitas empresas já têm utilizado o canal como estratégia para atrair leads e gerar maiores lucros.
Como isso é feito de forma escalável? Através do marketing conversacional e do uso de chatbots.
E-commerces e sites
Com a estratégia, é possível disponibilizar o chat do robô em uma parte funcional da sua página, e-commerce ou site, abordando o cliente de forma automática ou esperar que ele tenha uma dúvida. Tudo dependerá da personalização do seu chatbot.
Usuários do site geralmente estão em um estágio avançado de compra, e um canal direto de comunicação com o seu negócio pode ser tudo o que eles precisam para tomarem a decisão final.
Call centers
Até os call centers estão digitalizando suas comunicações e utilizando estratégias inteligentes de marketing conversacional para agilizar o serviço sem perder o contato humano com o cliente.
Para isso, são utilizadas URAs (Unidades de Resposta Audível), que conseguem
- compreender comandos de voz;
- realizar processos automáticos;
- consultar saldos.
Conclusão
O marketing conversacional é uma ação essencial para empresas que querem continuar competitivas no mercado.
Com ele, é possível conquistar clientes com uma experiência personalizada e positiva, mas de forma escalável e ágil.
Ou seja, possibilita a comunicação humanizada em grande escala, tratando cada consumidor como único, mesmo que seja um entre milhares.
Para desenvolver um marketing conversacional eficaz, é imprescindível contar com um chatbot eficiente e confiável, que garantirá que a estratégia ocorra como o esperado e traga os melhores resultados. Para isso, conheça o site da ASC SAC e comece sua transformação digital.