19 de julho de 2022

Chatbots

Chatbot para WhatsApp: por que contar com essa ferramenta?

Devido à facilidade da compra pela internet e o aumento constante da concorrência, oferecer um atendimento de qualidade pode ser o grande diferencial da sua empresa para atrair consumidores. E utilizar da tecnologia de chatbot para WhatsApp pode te ajudar muito nessa missão!

Neste artigo, você vai entender o que é um chatbot para WhatsApp e quais são as vantagens desse tipo de atendimento, além de um passo a passo que vai te ajudar na adoção dessa estratégia na prática. 

Ficou interessado? Continue acompanhando!

O que é chatbot para WhatsApp?

Você sabia que 98% dos brasileiros está conectado no WhatsApp? Com essa informação em mente, não precisamos nem dizer porquê é importante que sua empresa esteja presente no aplicativo, certo?

Hoje, os consumidores buscam por conforto e praticidade durante suas compras, e oferecer um atendimento no WhatsApp é a solução ideal para isso.

No entanto, se o tempo de resposta for muito longo ou o atendimento muito ruim, essa estratégia pode acabar tendo o efeito contrário, e fazer com que o lead se afaste da sua marca.

É aí que entra o chatbot para WhatsApp! O chatbot nada mais é do que um robô (ou melhor, um software) criado para conversar com seus clientes.

Com a criação do chatbot, foi possível automatizar parte do atendimento. Um chatbot de qualidade consegue interagir com seus clientes de maneira fácil e fluída.

Além disso, quando a tecnologia não é capaz de resolver o problema ou dúvida em questão, o chatbot também consegue realizar encaminhamento automático para um atendente humano, tornando todo o processo mais produtivo.

Quer saber como essa tecnologia pode ajudar a rotina do seu atendimento? Abaixo, você confere as principais vantagens!

Vantagens do Chatbot para WhatsApp

Tempo de espera

Com o chatbot para WhatsApp, você consegue diminuir o tempo de espera e as filas de atendimento graças as respostas automáticas oferecidas por esse serviço.

Nesse sentido, mesmo que o consumidor opte por um atendente real, ele sabe que não foi ignorado pela sua marca, e isso faz com que ele tenha mais paciência para esperar.

Disponibilidade

Com o chatbot, é possível ter um serviço disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana

Isso porque, quando seus atendentes estiverem fora do horário de serviço, o chatbot continua atendendo com as respostas automáticas, mesmo que seja só para informar o consumidor sobre o horário de funcionamento da empresa. Interessante, não é mesmo?

Produtividade

O chatbot para WhatsApp também vai ajudar a aumentar a produtividade dos seus atendentes.

Isso porque, além de realizar atendimentos repetitivos de maneira automática, o chatbot também serve como um complemento para deixar o atendimento do colaborador ainda mais personalizado e ágil.

Além disso, todo o histórico de conversa com o chatbot fica disponível para os atendentes. Dessa forma, ele já tem uma noção do que o consumidor precisa antes mesmo de iniciar o atendimento, o que torna todo o processo muito mais rápido e prático.

Perguntas Frequentes

O chatbot para WhatsApp também elimina o atendimento repetitivo, com dúvidas frequentes dos consumidores.

Para isso, é só configurá-lo com respostas automáticas para as perguntas mais frequentes dos seus clientes, e ele vai conseguir resolver o problema sem precisar da intervenção de um colaborador da sua empresa.

Dessa forma, você consegue automatizar respostas como:

  • saudações e despedidas;
  • cardápios;
  • horário de funcionamento;
  • perguntas frequentes;
  • e muito mais!

Passo a passo para criação de um chatbot

Agora que você sabe o que é um chatbot para WhatsApp e suas principais vantagens, confira como utilizar essa estratégia na conta da sua empresa!

Criar uma conta Whatsapp Business API

Para utilizar o chatbot para WhatsApp, você precisa ter uma conta verificada pelo aplicativo.

Com uma conta verificada do WhatsApp Business API, você traz mais conforto para os seus consumidores, que vão confiar mais na qualidade do serviço e autenticidade da marca.

Contar com um provedor oficial da ferramenta

O próximo passo é contatar uma plataforma para criar um bot automatizado da sua empresa. Com um provedor oficial do aplicativo, realizar a verificação do WhatsApp Business API e começar a utilizar os chatbots fica muito mais fácil.

E a plataforma ASC SAC pode ser a solução ideal para essa estratégia! Somos provedores oficiais do WhatsApp e, além de uma plataforma fácil e intuitiva de integração de canais e atendimento omnichannel, também oferecemos o serviço de chatbot para atendimento empresarial.

Fale com a SOFIA, nossa Atendente Virtual, e entenda como o nosso serviço de chatbots funciona na prática! Para isso, basta acessar o bate-papo do nosso site e enviar sua mensagem.


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