Antes de falar sobre o Whatsapp Business API, precisamos entender a realidade que o cerca. Você sabia que cerca de 130 milhões de brasileiros utilizam o WhatsApp?
Inclusive, uma pesquisa realizada pelo Grupo Croma revelou que 59% dos brasileiros deixam o app na tela inicial de seu aparelho. Ou seja, podemos considerar que hoje em dia, ele se tornou o principal meio de comunicação móvel.
Vendo uma grande oportunidade de mercado, o Facebook Inc. lançou o WhatsApp Business API, que proporciona vários benefícios para que as empresas possam se aproximar de seus consumidores através de uma gama de funcionalidades.
Por isso, vamos explicar aqui o que é e como ele funciona exatamente.
O que é WhatsApp Business API?
O WhatsApp Business API é uma solução lançada pelo Facebook Inc. em 2018 que ajuda médias e grandes empresas a se comunicarem com seus clientes em maior frequência e quantidade.
Seu objetivo é auxiliar essas organizações a escalarem o atendimento via WhatsApp, integrando-o a plataformas de atendimento para que a empresa possa aproveitar seus recursos profissionais.
Com a disponibilização da API do WhatsApp, foi possível integrar o aplicativo às plataformas de atendimento digital. A empresa que o utiliza também consegue usar diversos atendentes para somente um número de telefone.
Qual é a função da API?
API ou Interface de Programação de Aplicativos é um conjunto de funções e procedimentos que permite a criação de sistemas que acessam os recursos ou dados de outro sistema.
Ou seja, as APIs são comumente utilizadas para fazer a comunicação entre aplicativos e sites de empresas diferentes.
Portanto, a função da API no WhatsApp Business é fazer a integração deste canal com outros sistemas, como CRMs, automações de marketing, plataformas de atendimento, etc.
Quais são os benefícios do WhatsApp Business API?
Como citado logo acima, sua principal função é a integração a outros sistemas. Isso traz vários benefícios para a empresa que usa a plataforma, vantagens que afetam principalmente o atendimento que sua empresa pode oferecer a seus clientes através desta integração. Confira na sequência quais são os principais benefícios.
Uso de chatbots
O uso do WhatsApp Business API permite que a empresa automatize seu atendimento através dos chatbots. Essa automatização é uma ferramenta extremamente útil para diminuir filas de espera, melhorar a captura de leads, além de trazer muitos outros benefícios.
Isto porque você terá um atendimento que ficará disponível 24h por dia, 7 dias por semana com o uso da inteligência artificial que o chatbot fornece, mapeando padrões de compra para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente.
Vários atendentes em um número
Uma das principais vantagens da API é uma funcionalidade que resolve uma das principais dores das empresas quando o assunto é atendimento.
Com a integração da API, é possível ter diversos atendentes usando apenas um número de telefone, o que otimiza muito seu atendimento via WhatsApp.
Ter muitos números é um fator prejudicial para a credibilidade do negócio. Portanto, essa funcionalidade aumenta o engajamento com seu cliente e tem mais chances de reter o seu consumidor.
Selo de autenticidade
Este selo verde ao lado do nome da empresa ajuda a reconhecer a conta verificada como uma conta oficial da empresa, e só é possível obtê-lo através da integração do WhatsApp Business.
Através dele, o consumidor tem consciência de que se trata de uma empresa real em conversa com ele, o que ajuda a cultivar a confiabilidade na marca.
Ou seja, a integração da API ajuda a empresa a automatizar seu atendimento, revolucionar sua comunicação e promover o engajamento de seu cliente, estando presente em um aplicativo que possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo.
Escalabilidade
É interessante notar que essa ferramenta permite que a equipe atenda uma demanda maior de clientes. E isso é essencial para projetos que apresentam uma realidade mais complexa.
Com o WhatsApp Business API, é possível prestar atendimentos personalizados e até programar respostas automáticas. Isso faz com que um número consideravelmente maior de pessoas seja atendido e o processo ganhe em escalabilidade. Especialmente quando é preciso trabalhar com um maior volume de informações.
Dessa forma, empresas maiores podem fazer da ferramenta do WhatsApp um elemento central na construção de uma estratégia voltada para todo o seu público, sem a necessidade de investimentos elevados.
Respostas automáticas
Com o WhatsApp Business API, a empresa pode estar disponível a qualquer momento para os clientes. Inclusive fora do horário comercial. Usando recursos como as respostas automáticas, ela consegue selecionar as informações mais importantes sobre o empreendimento. Logo, de imediato, essa informação tem como ser repassada no momento que o cliente precisa.
Isso protege o empreendimento de problemas como a insatisfação do consumidor, que pode acarretar em reclamações e até processos.
Questões podem ser antecipadas de acordo com:
- horário de funcionamento;
- promoções;
- períodos de ausência;
- entre outras.
Isso ajuda a tranquilizar o cliente e dá tempo para que a empresa ofereça as respostas no tempo certo.
Segurança
É o próprio aplicativo do WhatsApp que oferece recursos capazes de proteger os dados da empresa e dos clientes. Com ele, são diversas as verificações de segurança que visam justamente transmitir confiança para quem se relacionar com aquele projeto empresarial.
Logo, a consequência disso é ter a garantia de que qualquer informação não sofrerá um uso indevido, o que pode comprometer a imagem da empresa diante do cliente e do mercado como um todo.
Gestão do atendimento
Outro diferencial é a empresa exercer total controle sobre a gestão do atendimento. Isso porque ela pode centralizar todas as informações em uma mesma plataforma.
Não só os detalhes do atendimento como também o direcionamento necessário para que as lideranças tomem boas decisões são elementos que auxiliam muito a fazer do contato com o cliente um ponto estratégico para o negócio.
Nesse sentido, o WhatsApp Business API tem tudo o que é necessário para diferenciar um negócio.
Possibilita a geração de relatórios
Por fim, com o WhatsApp Business API é possível extrair dados úteis para o seu empreendimento. Assim, o setor de atendimento se torna mais estratégico.
Integrando o sistema com o de uma plataforma de atendimento eficaz é possível:
- acompanhar movimentações;
- trabalhar com estatísticas;
- obter relatórios sobre os clientes.
E é isso o que pode fazer com que a empresa tenha como se posicionar bem no mercado.
Pensando sob o ponto de vista estratégico, esse é um ponto a ser destacado.
Como implantar o WhatsApp Business API
O primeiro passo é ter uma conta de anúncios no Facebook. Nela, será possível gerenciar as campanhas e os anúncios, fazendo com que a sua página se torne um espaço para negócios. Será necessário usar o ID do WhatsApp API para finalizar o processo e receber a validação do Facebook.
Em seguida, é preciso pedir a aprovação do número no WhatsApp. Só é possível trabalhar com um número que não foi usado anteriormente em uma API de WhatsApp.
Para o melhor uso do WhatsApp Business API é preciso trabalhar com uma plataforma de integração. Será ela que dará à sua empresa acesso aos relatórios, permitirá a criação de chatbots, entre outros diferenciais.
Por fim, é preciso padronizar o atendimento. Com o devido entendimento das principais demandas do cliente e a automatização de processos de acordo com elas, a tendência é que isso aconteça com naturalidade e a empresa simplifique sua comunicação em ambiente online.
Conte com o diferencial ASC SAC
Com a solução ASC SAC é possível fazer isso e ir além. Com ela, sua empresa consegue oferecer um atendimento totalmente automatizado usando o chatbot. Assim, em qualquer momento o seu cliente pode entrar em contato e ter suas dúvidas resolvidas. Tudo da maneira mais profissional e qualificada possível.
Isso sem falar em outros diferenciais. Com a ASC SAC você tem:
- atendimento multicanal de alto nível;
- uma visão 360º que permite à gestão assumir o total controle dos processos;
- entre outros.
No fim, com a ASC SAC é possível qualificar o seu atendimento. E fazer isso explorando o que de melhor o WhatsApp API tem para oferecer.
Ficou interessado? Então não deixe de conhecer a plataforma ASC SAC. Veja como ela pode ser o que faltava para o seu negócio se sofisticar.