Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma estratégia eficiente de funil de vendas no WhatsApp é fundamental para o sucesso empresarial e crescimento das vendas.
É por meio desse recurso que você consegue entender em que etapa da jornada seu cliente se encontra. Assim, é possível oferecer conteúdos, ofertas e descontos mais direcionados, conforme o que a pessoa está buscando naquele momento.
Portanto, o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros não pode ficar de fora desse movimento. Neste artigo, abordaremos a importância do funil de vendas e como ele pode ser aplicado no WhatsApp, uma das ferramentas de comunicação mais populares.
Conheça as etapas do funil, as estratégias para atrair, nutrir e auxiliar os clientes no app, e como definir a passagem de uma etapa a outra. Além disso, destacaremos outras ferramentas que podem facilitar ainda mais o processo. Continue acompanhando!
Etapas do funil de vendas
O funil de vendas, também conhecido como jornada do consumidor, é o caminho percorrido pelo cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda.
Ele representa as diferentes partes do processo decisório, permitindo que a empresa compreenda em qual fase o cliente se encontra e promova ações de marketing adequadas a cada estágio.
As etapas do funil de vendas são geralmente divididas em três. Confira abaixo!
Topo do funil
Aqui, os consumidores estão em contato inicial com a empresa e ainda não têm a intenção de comprar. Por isso, o foco é educar e conscientizar o público sobre o problema que eles enfrentam e como sua empresa pode oferecer soluções.
Assim, são oferecidos conteúdos mais “rasos”, para quem está começando a aprender sobre o assunto.
- Exemplo: um conteúdo sobre “O que não esquecer na mala da viagem” é ótimo para empresas de turismo que buscam atrair novos leads interessados em turistar.
Meio do funil
Os consumidores avançam para esta etapa quando começam a considerar a possibilidade de fazer uma compra, mas continuam incertos sobre qual produto ou serviço é o mais adequado. Aqui, é essencial oferecer informações mais detalhadas e relevantes sobre as soluções da empresa.
- Exemplo: conteúdos sobre as vantagens exclusivas do seu serviço, que o diferenciam da clientela, além de materiais mais profundos (como e-books) e ofertas para incentivar o lead.
Fundo do funil
No fundo do funil, os consumidores estão prontos para tomar uma decisão de compra. Eles já conhecem suas necessidades e estão considerando efetuar a compra.
Aqui, a persuasão é fundamental para converter o lead em cliente, pois ele só precisa de um pequeno estímulo para finalmente realizar a ação de compra e se tornar um cliente.
- Exemplo: cases de sucesso, descontos e testes exclusivos.
Nessa etapa, também precisamos considerar o pós-venda, em busca de fidelizar esse consumidor para que ele volte a fazer negócio com a marca.
Como criar um funil de vendas no WhatsApp
Agora que você já sabe como funciona o funil de vendas, está na hora de entender como o WhatsApp pode fazer parte dessa estratégia, garantindo uma comunicação eficiente, organizada e personalizada.
Criar um funil de vendas no app não é uma tarefa difícil, especialmente com o uso do WhatsApp Business, que permite segmentar os clientes e enviar mensagens direcionadas.
Nesse sentido, para começar, é fundamental separar os clientes conforme as três etapas do funil já apresentadas: topo, meio e fundo. Vamos entender melhor esse assunto? Confira:
Segmente os clientes
Cada lead deve receber conteúdos diferentes e personalizados, conforme a etapa que se encontra na jornada do consumidor. Mas como fazer isso no WhatsApp?
Fácil! Crie listas de transmissões para cada etapa do funil e estabeleça estratégias de comunicação e divulgação para cada grupo.
Além disso, acompanhe o progresso de cada lead para saber quando eles podem avançar para a próxima etapa e, assim, começar a receber conteúdos mais profundos.
Do mesmo modo, essa métrica pode indicar se sua estratégia de funil de vendas no WhatsApp está funcionando ou não. Afinal, se os consumidores não estão avançando na jornada, algo está errado.
Defina a passagem de uma etapa a outra
Estabeleça critérios para a passagem dos clientes de uma lista para outra. Isso pode ser baseado em aspectos como:
- quantidade de interações;
- solicitação de mais informações;
- aumento no interesse do cliente.
Ou seja, tudo vai depender da sua estratégia e do seu público-alvo. Algumas pessoas preferem um contato imediato, enquanto outras precisam pesquisar e entender sobre o assunto por mais tempo antes de avançar.
Por exemplo, não se vende um carro com a mesma facilidade de uma blusa, por isso, é necessário que ambas as empresas entendam seus processos e demandas.
Produza conteúdos para cada grupo
Personalize os conteúdos conforme cada grupo, considerando suas necessidades e estágios no funil. Nesse sentido, saber quais são os leads no topo de funil que ainda não entendem sobre o problema que enfrentam ou a solução que buscam, ajuda na construção de conteúdos direcionados para enxergarem essa demanda.
Para isso, ofereça artigos de blog, incentive o cadastro na newsletter do WhatsApp, entre outras opções.
Alinhe marketing e vendas
O funil de vendas deve ser uma responsabilidade compartilhada entre a equipe de marketing e vendas. Sem a integração entre essas áreas, fica difícil realizar uma ação que dê resultados.
Para resolver o problema, considere:
- fazer reuniões para alinhar as estratégias no funil de vendas no WhatsApp;
- criar conteúdos em conjunto;
- debater pautas;
- analisar métricas em busca de melhorias;
- acompanhar as conversões com transparência.
Determine as métricas e faça o acompanhamento
Estabeleça métricas para medir o progresso do funil e avaliar a eficácia das estratégias, assim como critérios para a jornada do lead no funil.
Acompanhe o número de avanços de uma lista para outra e faça ajustes quando necessário, além de entender campanhas que estão dando certo e conteúdos que precisam ser otimizados.
Crie canais de comunicação
Para uma estratégia de funil de vendas no WhatsApp dar certo, é fundamental continuar nutrindo o lead com conteúdos relevantes de forma periódica, mas sem ser cansativo.
Portanto, esteja sempre oferecendo novos materiais e incentivando o lead a iniciar a interação com sua empresa.
Além disso, também é possível criar anúncios direcionados e links de convite do WhatsApp direto, visando aumentar a captação e conversão.
Portanto, o funil de vendas no WhatsApp é uma estratégia poderosa para segmentar os clientes e se comunicar de forma eficiente com eles.
Segmentando-os em diferentes grupos conforme seu estágio na jornada, criando conteúdos relevantes e acompanhando o progresso, sua empresa pode aumentar as chances de conversão e se destacar da concorrência. Lembre-se de que cada cliente é único, e, para conquistá-los, é essencial oferecer uma experiência personalizada em cada etapa.
Com a automação adequada, como a oferecida pela plataforma ASC SAC, você simplifica ainda mais esse processo e garante uma comunicação eficaz com seus consumidores, levando-os ao fundo do funil de vendas no WhatsApp e aumentando suas chances de sucesso.
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