Para entender como o ChatGPT no atendimento ao cliente pode ser útil, pense na experiência do cliente e sua importância no sucesso de qualquer negócio.
Uma experiência positiva permite moldar a percepção de valor do consumidor não só em relação à empresa, mas também aos seus produtos e serviços.
Quando todos os pontos de contato do cliente com a marca são positivos, a tendência é que ele não tenha tantas objeções em relação àquilo que essa empresa oferece. Logo, uma boa experiência é determinante na decisão de compra dos clientes. Por isso, não é exagero falar que essa experiência tem um impacto nos resultados de uma empresa.
Pensando nisso, faz todo sentido considerar o ChatGPT e o que ele oferece: uma inovação que, considerando a interação empresarial, permite sofisticar as ações nos diferentes pontos de contato entre empresas e clientes.
Assim, seu uso, a partir de um processo estruturado e bem-planejado, pode garantir um atendimento mais qualificado e viabilizar melhores resultados.
Quer saber sobre como melhorar o atendimento ao cliente com ChatGPT? Continue a leitura!
O papel da experiência do cliente
A experiência do cliente costuma ser o que gera melhor percepção de valor do consumidor em relação à companhia. Nessa lógica é a sua imagem, bem como a de seus produtos ou serviços, que podem ser impactadas de maneira significativa, considerando o curto, o médio e o longo prazos.
Estudos mostram que empresas que oferecem uma experiência excelente aos consumidores têm um desempenho superior às que não oferecem. De acordo com a PWC, 86% dos clientes afirmam que preferem pagar mais, caso tenham uma boa experiência de compra.
Outro estudo, realizado pela Zendesk, “Tendências da experiência do cliente 2022“, apontou que 73% das empresas que oferecem uma boa experiência de consumo aos seus clientes têm desempenho financeiro 44% melhor do que os seus concorrentes.
A evolução da comunicação com o cliente
É nítida a evolução do processo de comunicação entre empresas e clientes ao longo dos anos. Primeiro, vimos ainda nos anos 60 do século XX, os impactos do atendimento telefônico. Especialmente com o surgimento dos números gratuitos, os chamados 0-800.
Eles possibilitaram que o cliente ligasse de qualquer lugar sem precisar pagar tarifa de longa distância. Em função disso, surgiram as centrais de atendimento, parte essencial na estratégia de vendas das grandes organizações.
Com o passar dos anos, vieram as novas tecnologias e o crescimento da concorrência, em especial a partir dos anos 2000. Nesse contexto, as empresas foram obrigadas a aumentarem os canais de interação com os clientes. Foi assim que chegamos à segunda fase do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).
Já com a ascensão do e-commerce, essa relação ganhou novos contornos. A ponto de testemunharmos uma revolução que está redefinindo o atendimento ao consumidor: a ascensão dos chatbots e do suporte automatizado. Essa revolução do suporte está moldando um novo cenário para o atendimento ao cliente e o foco está no e-commerce.
Os chatbots merecem atenção especial: eles são uma maneira de reter informações sobre o suporte a ser prestado. Assim, quando o usuário fala com alguém da equipe, a plataforma já colhe dados pontuais para otimizar o contato com o público. O interessante é que o uso dessa tecnologia oferece 3 benefícios:
- reduzir os custos da empresa;
- diminuir o uso de mão de obra;
- permitir o contato com quantos clientes forem necessários ao mesmo tempo.
A realidade é que os chatbots são uma grande inovação na interação entre empresas e clientes. E ela pode ajudar a melhorar a experiência do cliente como nunca aconteceu.
É por isso que empresas capazes de fazer dessa tecnologia de acordo com um processo estruturado e planejado tendem a garantir que a implementação seja bem-sucedida. Nessa lógica, podemos considerar o ChatGPT no atendimento ao cliente.
Como o ChatGPT pode revolucionar o atendimento ao cliente?
Como visto, o ChatGPT representa uma possibilidade de inovação na interação entre empresas e clientes porque fornece uma série de diferenciais, especialmente em relação ao aperfeiçoamento de atendimento e adequação das empresas à modernidade na comunicação com seu público.
Confira detalhadamente como isso funciona.
Respostas rápidas e precisas
O ChatGPT é um modelo de inteligência artificial, desenvolvido para gerar respostas como se fossem humanas, de maneira automática.
O interessante é que, utilizando técnicas de processamento de linguagem natural, o ChatGPT consegue não só compreender e interpretar perguntas, mas também fornecer informações relevantes e coerentes de acordo com dados disponíveis na internet.
Com essa capacidade integrada, o ChatGPT no atendimento ao cliente pode:
- melhorar a experiência do cliente;
- aumentar a satisfação e fidelização dos consumidores;
- reduzir os custos de atendimento oferecido.
Personalização na escala
O ChatGPT no atendimento ao cliente pode ainda ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada empresa. Ele pode ser treinado, por exemplo, para:
- responder perguntas comuns dos clientes;
- fornecer dados sobre produtos ou serviços;
- agendar compromissos, entre outras ações.
Além disso, o ChatGPT pode ser integrado com outros sistemas da empresa. Isso permite fornecer informações mais precisas e personalizadas a cada cliente.
Disponibilidade 24/7
O ChatGPT está disponível para uso o tempo todo, ou seja, em 24 horas, 7 dias por semana. Isso significa que os clientes podem obter ajuda sempre que precisarem, independentemente do horário ou dia.
Assim, podendo ser atendidos mesmo fora do horário comercial, a tendência é que os consumidores se sintam mais seguros e confiantes em relação à empresa que se propôs a esclarecer seus questionamentos.
O futuro da experiência do cliente com o ChatGPT
O interessante é que, com o avanço da tecnologia, o ChatGPT no atendimento ao cliente tende a evoluir ainda mais. E que no futuro essa experiência seja até mais sofisticada.
Uma das perspectivas é que a ferramenta possa ser integrada com outras tecnologias. É o caso de chatbots e assistentes virtuais. A expectativa é que ele tenha como fornecer uma experiência mais personalizada e eficiente.
Além disso, é bom lembrar que o ChatGPT pode ser treinado. Assim, espera-se que no futuro ele tenha condições de aprender inclusive a reconhecer as emoções das pessoas e responder de acordo, melhorando ainda mais a experiência do cliente.
O ChatGPT no atendimento ao cliente e a ASC SAC
É nesse sentido que a integração do ChatGPT com plataformas como a ASC SAC pode trazer benefícios para as empresas.
A ASC SAC é uma solução de atendimento ao cliente omnichannel. Ela permite que as empresas gerenciem todos os canais de atendimento em um único lugar. Com a integração do ChatGPT no atendimento ao cliente, as empresas podem contar com benefícios como:
- fornecer respostas rápidas e precisas;
- aumentar a satisfação;
- gerar fidelização.
Além disso, a plataforma ASC SAC oferece recursos adicionais. Entre outros estão a avaliação de atendimento e o assistente de atendimento.
A avaliação de atendimento é um recurso que permite que as empresas avaliem o desempenho dos seus agentes e identifiquem áreas para melhorias. Já o assistente de atendimento é uma ferramenta que ajuda as equipes a fornecerem respostas precisas e eficientes.
Em resumo, o ChatGPT no atendimento ao cliente tem um grande potencial para evoluir e melhorar ainda mais a experiência do consumidor. E se existe uma forma de sofisticar ainda mais esse recurso é por meio da integração. Nesse sentido, tecnologias e plataformas, como chatbots e a ASC SAC, podem fazer a diferença no atendimento da sua empresa.
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