Com a popularização da internet, as redes sociais acabaram se tornando uma estratégia de comunicação importante para a prosperidade de uma empresa no mercado, assim como a utilização de ferramentas tecnológicas no atendimento. Por isso, a mensagem automática no WhatsApp está cada vez mais popular.
Afinal, esse aplicativo é utilizado por cerca de 130 milhões de brasileiros, sendo o canal de comunicação mais popular da atualidade. Ou seja: seu público definitivamente está utilizando essa rede social.
Já deu para entender que deixar o WhatsApp de fora da sua estratégia de comunicação não é uma opção, mas oferecer um atendimento ruim na rede social também pode ser um erro e tanto.
Por isso, contar com a mensagem automática no WhatsApp pode ser o que sua empresa precisa para fortalecer o relacionamento com o consumidor e oferecer uma boa experiência ao cliente.
Mas o que é a funcionalidade de mensagem automática no WhatsApp e como criar uma para a sua marca? Continue acompanhando e descubra!
O que é mensagem automática no WhatsApp?
Você provavelmente já viu essa estratégia sendo utilizada por outra marca: ao mandar uma mensagem para um número empresarial, o usuário recebe uma mensagem automática — ou seja, pré-definida.
Dessa forma, você garante que seu cliente seja atendido imediatamente após o primeiro contato!
Muitas empresas deixam de apostar nessa funcionalidade por acreditar que o atendimento pode ficar “robotizado”. No entanto, saiba que, com a mensagem automática no WhatsApp, você consegue passar mais profissionalismo e agilidade!
A mensagem automática pode ajudar a melhorar o relacionamento ou até mesmo passar informações importantes para o consumidor, como:
- dar boas-vindas;
- informar o horário de atendimento;
- solicitar informações de contato;
- ofertar promoções e descontos;
- entre outros.
Agora que você já sabe porque é interessante configurar uma mensagem automática no WhatsApp, entenda como fazer isso na sua conta!
Como configurar uma mensagem automática no WhatsApp?
Antes de mais nada, é importante entender que existem dois tipos de mensagem que caracterizam essa funcionalidade no WhatsApp: a mensagem automática e a mensagem rápida.
Abaixo, vamos entender a diferença e como configurar cada uma delas! Continue acompanhando.
Passo a passo para configurar mensagens automáticas
A mensagem automática no WhatsApp funciona como um “caminho direto” para que o cliente encontre o que ele precisa. Ou seja, elas são as mensagens enviadas no primeiro contato do cliente com a marca.
Para configurar uma mensagem automática, siga as instruções:
- Abra o WhatsApp e clique no vetor com três pontinhos, que indicam as configurações do aplicativo;
- Selecione a opção “Ferramentas Comerciais”;
- Depois, selecione a opção “Conversa”;
- Agora, você vai preencher sua “mensagem de saudação” e “mensagem de ausência”, as duas se caracterizam como mensagem automática (uma para cada momento que o usuário entrar em contato);
- Escreva suas mensagens, selecione os destinatários e clique em “salvar”.
Pronto! Suas mensagens automáticas de saudação e ausência foram definidas.
Passo a passo para configurar suas mensagens rápidas
O outro tipo de mensagem automática no WhatsApp são as mensagens/respostas rápidas. Essa funcionalidade permite criar atalhos para que seus atendentes possam responder rapidamente durante a conversa e, assim, perder menos tempo com dúvidas frequentes.
Para criar uma resposta automática, sigas as instruções:
- Entre no WhatsApp e clique no vetor com três pontinhos, que indicam as configurações do aplicativo;
- Selecione a opção “Ferramentas Comerciais” e, depois “Conversas”;
- Selecione a opção “Respostas Rápidas”;
- Escreva uma resposta completa para as dúvidas dos seus consumidores e salve um atalho;
- Agora, toda vez que você precisar de uma resposta rápida durante o atendimento, basta digitar o atalho correspondente!
Resposta automática no WhatsApp: saudação e ausência
Já discutimos os diferentes tipos de mensagens automáticas e como configurá-las no aplicativo. Mas como criar um conteúdo atrativo para a sua mensagem, que agrade a sua persona e aumente a satisfação do cliente com a marca?
Confira abaixo algumas dicas para mensagens de saudação e ausência!
Mensagem automática de saudação
A mensagem de saudação, como já mencionamos, geralmente é o primeiro contato do seu cliente com a empresa.
Por isso, mostre-se disposto a conversar e responder dúvidas, mas sem ser invasivo demais!
- Exemplo de mensagem de saudação: “Olá, tudo bem? Agradecemos o seu interesse pela [nome da empresa]. Como podemos ajudar?”;
Mensagem automática de ausência
A mensagem automática de ausência tem como objetivo informar o cliente, principalmente sobre o horário de serviço. Dessa forma, ele vai saber quando é o momento certo para entrar em contato.
A mensagem de ausência evita que o consumidor se frustre com o tempo de resposta demorado. Afinal, graças a essa funcionalidade, ele não vai precisar ficar esperando por uma resposta que não chegará naquele momento.
- Exemplo de mensagem de ausência: Olá, tudo bem? Agradecemos o seu contato, mas não estamos disponíveis no momento! Nosso horário de atendimento é das Xh às Yh, de segunda à sexta-feira.
Nesse tipo de mensagem, também é interessante incentivar o consumidor a deixar outra mensagem com sua solicitação, seja ela uma dúvida, pedido de venda, suporte, etc.
Dessa forma, quando seus atendentes estiverem disponíveis, eles já podem entrar em contato de forma direta, sabendo exatamente o que o usuário quer do atendimento.
Como funciona a mensagem automática no WhatsApp Business API?
O WhatsApp Business API é a versão empresarial do aplicativo de mensagens. Ou seja, feita para marcas se relacionarem com seus consumidores.
Com esse modelo, existem outras funcionalidades além das mensagens automáticas que podem ajudar ainda mais a otimizar e acompanhar as métricas da comunicação do seu negócio.
Entre as principais vantagens do WhatsApp Business API, podemos citar:
- Informações da empresa: essa funcionalidade funciona como um cartão de visitas no aplicativo — adicione descrição, categoria, horário de funcionamento e muito mais no seu perfil.
- Etiquetas: categorize suas conversas com os marcadores do WhatsApp Business API e organize seus atendimentos com muito mais facilidade;
- Estatísticas: acompanhe, analise e monitore o sucesso do seu atendimento com a visualização fácil dos números de mensagens enviadas, recebidas, entregues e lidas no aplicativo.
Novidades do aplicativo
E não é só isso! As mensagens automáticas no WhatsApp estão ficando cada vez mais otimizadas.
Recentemente, o aplicativo aprovou templates nas mensagens de saudação e ausência para tornar as campanhas de marketing ainda mais otimizadas.
Isso significa que o próprio aplicativo já vai oferecer sugestões de conteúdo para as mensagens automáticas da sua empresa. Assim, vai ficar mais fácil personalizar e ter insights sobre a sua comunicação empresarial.
E contar com uma plataforma multicanal, parceira oficial do Meta (empresa do Facebook) pode ser exatamente o que você precisa para conquistar seus clientes de uma vez por todas!
Com a plataforma ASC SAC, você integra mais de 20 canais (incluindo o WhatsApp) em uma única interface, fácil e intuitiva. Isso, além do uso de chatbots para mensagens automáticas personalizadas, que vão muito além do básico!
Conte com a nossa ajuda para aumentar suas vendas no WhatsApp! Leia um de nossos artigos sobre o assunto e fique por dentro de todas as estratégias de atendimento no aplicativo.