O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas que tem se popularizado e vem se tornando um importante canal de comunicação para negócios. O app oferece a possibilidade de criar grupos com um número muito maior de participantes e funcionalidades diferentes, como enquetes anônimas e envio de qualquer formato de arquivo.
Além disso, também oferece a possibilidade de programar um bot no Telegram para atender seus clientes com mais agilidade e escalabilidade. E é isso que a ASC Brazil vai te ensinar neste post. Nossa solução de atendimento omnichannel integra vários canais de atendimento em uma plataforma multicanal e o Telegram é uma delas.
Por que ter um Telegram Bot para sua empresa?
O uso do Telegram para o seu negócio permite que a sua empresa tenha um relacionamento mais próximo com seu consumidor, assim como o WhatsApp Business. Mesmo que ainda não tenha o mesmo número de usuários que o app de mensageria, o Telegram está crescendo e conquistando o seu espaço.
Por isso, é importante analisar se seus clientes usam e gostam da plataforma para saber se vale a pena investir em mais um canal de comunicação.
O Telegram ainda possui algumas vantagens que o tornam um bom canal de atendimento ao cliente, olha só:
- As informações são salvas na nuvem e não ocupam espaço no celular;
- É possível o envio de arquivos mais pesados, porque o Telegram não limita tamanho;
- Personalização dos dados do seu negócio;
- Grupos com número maior de usuários e mensagens fixadas;
- Alteração de mensagens que já foram enviadas;
- Criação de canais, onde só o administrador pode enviar mensagens.
Por isso, o uso do Telegram pode fazer parte da sua estratégia de atendimento, então, é importante saber como tirar o máximo de proveito do aplicativo.
Veja, a seguir, como configurar o Telegram Bot e como é simples integrá-lo em nossa plataforma.
Primeiros passos para configurar o Telegram Bot
Para ter um Telegram Bot, vá até o seu aplicativo e procure por @BotFather. Depois, clique sobre ele para iniciar uma conversa;
No chat, envie o comando: /newbot;
Conforme orientado pelo BotFather, escolha um nome para o seu bot no Telegram e envie;
Depois, defina um username. Lembrando que este, obrigatoriamente, tem que terminar com a palavra bot. Ex: Ascbot, Sofia_bot, Meu_bot;
Em seguida, receberá um Token (uma espécie de chave eletrônica). Você usará ele para a integração com ASC SAC, nossa plataforma omnichannel;
Depois disso, alimente o bot de forma a inserir os comandos desejados. Você pode adicionar descrição, uma sessão “sobre” e uma foto de perfil para o seu bot.
Integrando o Telegram Bot com a plataforma omnichannel ASC SAC
Se você já tiver criado o seu Telegram Bot e se esqueceu do seu Token, não se preocupe. Basta abrir o chat com o @BotFather novamente e enviar o comando: /token.
Dentro da ASC SAC, existe a possibilidade de programar interações automáticas para o seu bot atender seus clientes de forma prática. Assim, é possível oferecer um atendimento automatizado sem ser robotizado. Além disso, chatbots ajudam seu negócio a simplificar processos internos, aumentar a produtividade e reduzir custos.
Por isso, com a agilidade e customização do atendimento, você oferecerá uma experiência única e positiva de atendimento ao cliente. Assim, ao usar uma plataforma multicanal de verdade – ou seja, omnichannel – seus atendentes terão ferramentas e recursos para oferecer um atendimento com qualidade superior.
Confira, a seguir, os passos para integrar seu Telegram Bot com ASC SAC:
- Acesse “Sistemas > Contas > Canais”;
- Clique em “Bot Telegram”;
- Em seguida, preencha as informações necessárias;
Feito isso, clique em “Salvar”.
Depois da integração, todos os atendimentos recebidos no seu Telegram serão exibidos dentro da ASC SAC, onde você poderá monitorar os atendimentos e unificar os dados dos clientes. Assim, para seu cliente iniciar um atendimento, basta ele buscar pelo nome do seu bot no Telegram e começar o papo.
Então, quer entender mais sobre como ter um Telegram Bot e como ASC SAC pode ajudar a otimizar seu atendimento com o omnichannel? Clique aqui ou fale com a nossa atendente Sofia no atendimento multicanal abaixo.





