Sabemos que a maneira mais eficiente de manter o equilíbrio da receita do seu negócio é através da fidelização dos seus clientes. Aliás, reter clientes também traz o melhor custo-benefício, já que o custo para adquirir um novo cliente é muito maior do que vender para quem já é cliente, seja o mesmo produto/serviço ou agregando a venda através do upsell.
Fidelizar o cliente, porém, vai muito além de fazê-lo continuar comprando de você, como também se trata de transformá-lo em fã da sua marca e embaixador da mesma. Para isso você deve ir além de oferecer qualidade no seu produto ou serviço, mas oferecer uma experiência única ao seu cliente com um atendimento eficiente.
Uma maneira prática e eficaz de otimizar o seu Atendimento ao cliente é o uso de Chatbots pelo WhatsApp com a nossa solução ASC SAC. Dessa forma, o aplicativo se tornou bem popular entre os brasileiros, por isso é um dos melhores canais para se comunicar com o seu cliente. E com a nossa plataforma você pode ter um maior controle dos atendimentos e ainda usar os robôs para automatizar algumas ações para vender mais.
Benefícios de usar o WhatsApp Business
Você já viu como o WhatsApp Business pode ajudar a trazer mais clientes e, como consequência, aumentar a taxa de fidelização e as vendas. Porém, sabia que o WhatsApp Business possui ainda mais vantagens e funcionalidades que podem ajudar a tornar o seu atendimento ao cliente excelente?
Então, vamos apresentar algumas vantagens e também funções que irão transformar o relacionamento da sua marca com seus clientes:
Automatização
É possível programar o seu WhatsApp Business para enviar mensagens automáticas a seus clientes. Por exemplo, se eles entrarem em contato em dias onde o seu atendimento funciona, é possível enviar uma mensagem automática para apresentar os horários de funcionamento do seu negócio. Além disso, as mensagens automáticas podem ainda ser combinadas com o seu chatbot e processos da sua empresa.
Muitos e-commerces estão usando o WhatsApp para atualizar seus clientes dos status dos seus pedidos. Assim, eles não precisam acompanhar através do site ou aplicativo, e recebem diretamente em seu WhatsApp como anda o seu pedido.
Métricas
O WhatsApp Business ainda apresenta uma visão analítica das mensagens e conversas. Com ele é possível ter acesso a diversas métricas que podem ajudar sua empresa a ter estratégias de marketing mais assertivas em seu relacionamento no WhatsApp comercial.
Segurança
Para uma empresa se comunicar com os seus clientes através do WhatsApp o mais importante é ter a versão Business. Isso porque, o aplicativo proíbe que contas normais façam marketing. Portanto, enviar materiais para seus clientes de uma conta comum, pode ser uma forma de ser bloqueado e até mesmo perder a conta.
Essa medida é mais para garantir a experiência dos usuários do WhatsApp Business e evitar “spams” nas mensagens. Fora isso, ainda há mais confiança de receber esse tipo de conteúdo de uma conta comercial e não de um perfil comum.
Para completar, o WhatsApp Business também conta com criptografia de ponta a ponta para proteger as informações e dados trocados nas mensagens.
Chatbot
Uma das principais vantagens do uso do WhatsApp Business é a possibilidade de integrar o chatbot ou criar um para usar em sua conta comercial. Dessa forma, a automatização do atendimento é ainda maior e permite até mesmo o autoatendimento. Ou seja, quando o cliente usa os canais da empresa para resolver suas solicitações sem precisar de um atendente humano.
Isso desafoga seus canais de atendimento e libera sua equipe de atendimento para as demandas mais complexas. Uma vez que as mais simples podem ser feitas diretamente pelo chabot no WhatsApp, como envio de 2ª via.
Saiba o passo a passo para ter uma conta comercial verificada aqui.
Como a ASC SAC te ajuda a fidelizar clientes pelo WhatsApp?
Com a nossa solução ASC SAC você pode ser multicanal, de verdade, centralizando e organizando suas conversas com clientes, podendo gerenciar e analisar as informações em um sistema simples, prático e intuitivo. Conheça algumas vantagens da ASC SAC que te auxiliam na fidelização de clientes:
Conheça o seu cliente de verdade
Com essa plataforma você tem acesso a todos os contatos e dados do clientes em um único lugar, como o histórico de compras, formas de pagamento, andamento de pedidos e mensagens enviadas em diferentes canais de atendimento.
Ou seja, ele é um recurso eficiente para colher informações para entender melhor o comportamento do seus consumidores e também realizar pesquisas de satisfação para saber se estão no caminho da fidelização e o que você pode fazer para melhor atendê-los.
Resolva as dores do seu cliente
Uma vez que você conhece o seu cliente de verdade você tem a capacidade de realmente solucionar as dores, dúvidas, problemas que ele traz para você. Como o WhatsApp é um dos canais de comunicação mais usados, estar presente ali significa estar disponível para o seu cliente.
E ainda, usando os Chatbots para responder questões recorrentes e simples, você libera o seu talento humano para usar todo tempo e potencial em questões que precisam de um pensamento analítico e estratégico. Portanto, é possível treinar sua equipe para entregar o máximo de valor para seu cliente com um atendimento personalizado.
Tenha um maior controle da operação
A plataforma Omnichannel da ASC BRAZIL lhe oferece mecanismos para gerir melhor os atendimentos feitos pelo WhatsApp e outros canais de comunicação. Com isso, você tem ganho de produtividade, lucratividade e eficiência.
O uso dos Chatbots diminui as filas de espera, trazendo mais agilidade e qualidade nos atendimentos. Você ainda pode obter o tempo médio das interações e o histórico de conversas trocadas, podendo classificar os atendimentos e cadastrar novos contatos e dados de maneira organizada e estratégica.
Você tem a opção de oferecer atendimento 24 horas, liberdade para montar seu próprio fluxo e URAs para diferenciar filas de serviços/processos. Além disso, também pode gerir o time de atendimento, por meio de criação de perfis, determinação de prioridade, gerenciamento em tempo real e obtendo relatórios de login, logout, pausas, entre outros.
Se você quer uma aliada na sua estratégia de fidelização de clientes, fale com a ASC BRAZIL e descubra como a ASC SAC pode revolucionar a experiência do seu cliente aqui.
Ou pergunte à Sofia, nossa assistente virtual, pelo nosso atendimento multicanal abaixo para encantar cada cliente.
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