Parabéns, a venda foi concluída com sucesso! Mas, e agora? Será mesmo que o relacionamento entre sua empresa e o cliente terminou só porque o objetivo de vender um produto ou serviço para ele foi alcançado? De imediato, já te garantimos que não. Na verdade, é justamente aí que o verdadeiro trabalho começa. Hoje, falaremos sobre um tema que deveria ser uma das maiores preocupações de todas as empresas: o pós-venda.
Isso porque, quando realizado da maneira certa, ele é o grande responsável por contribuir para que suas vendas aumentem e continuem acontecendo, garantindo resultados satisfatórios que refletem não somente na lucratividade, mas em todo o negócio.
Quer entender mais sobre a importância do pós-venda para fidelizar mais clientes? Embarque na leitura deste texto com a gente e esclareça, de uma vez por todas, suas principais dúvidas sobre o tema.
Você sabe o que é pós-venda?
Para começo de conversa, responda: o significado de pós-venda está claro o bastante na sua mente? Se a resposta for sim, ótimo. Se não, aqui vai um breve resumo que pode te ajudar a refrescar a memória: o pós-venda pode ser entendido como uma parte – extremamente importante – de atendimento ao cliente. Por isso, ele reúne as principais estratégias para que a experiência após a compra de um produto ou serviço seja a melhor de todas.
O intuito, nesta fase da venda, é manter um relacionamento duradouro com os clientes. Afinal, o objetivo da sua empresa é fidelizá-lo para que ele se torne um consumidor assíduo da sua marca, e não apenas lucrar com uma única venda realizada para ele.
Então, não se engane. Assim como mencionamos no início do texto, fechar uma venda não é sinal de que a sua meta foi atingida. Pelo contrário, é apenas o início de um longo trabalho para que o relacionamento entre você e seus clientes seja duradouro.
Os benefícios de contar com uma estratégia satisfatória
Só de ler até aqui é possível perceber o quanto o montante de vendas concluídas não significa, necessariamente, o sucesso de um negócio, certo?
Um bom empreendedor que se preze leva em conta muito além de apenas obter bons lucros. Por isso, ele fica de olho para saber se o serviço foi bem prestado, se existe alguma melhoria a ser feita no processo de vendas e se os colaboradores estão engajados o bastante para prestar um suporte de qualidade após a compra.
Ao tomar estas atitudes, os benefícios a serem conquistados por você e sua empresa são diversos. Confira três deles abaixo:
1. Aumenta a retenção de clientes
Sabemos que existem campanhas de marketing encantadoras o suficiente para atrair novos consumidores para sua marca, mas o que fazer com aqueles que já compram de você?
A resposta para isso já é bem clara, pois realizar um pós-venda de qualidade garante a satisfação dos seus clientes, fazendo com que eles comprem, por preferência, cada vez mais de você.
2. Melhora a experiência do cliente
A qualquer momento, durante ou após concluir uma negociação, seu cliente pode se sentir insatisfeito com o seu atendimento, mesmo que seja por um pequeno deslize. Então, o esforço feito pela sua equipe de vendas pode ir por água abaixo em um piscar de olhos.
Com um pós-venda eficiente, sua marca garante que os consumidores estão saindo satisfeitos com o atendimento prestado. Dar essa atenção ao cliente, mesmo após a venda, cria em sua mente uma imagem positiva de que sua empresa realmente se preocupa com ele.
3. Seu negócio se destaca quando comparado aos demais
Contar com uma boa estratégia de pós-venda é o melhor caminho para quem quer se destacar em mercados cada vez mais competitivos. Seja qual for o seu ramo de atuação, você sabe bem o quanto o consumidor é capaz de optar pelo seu concorrente caso não esteja satisfeito.
Por isso, lembre-se sempre: ao fazer um trabalho bem feito, o seu cliente não apenas compra de você, mas te indica para aqueles que estão próximos a ele.
Dicas fáceis de como fidelizar mais clientes após as vendas
Entendeu sobre a importância do pós-venda para a fidelização de clientes e quer melhorar a maneira como ele é executado no seu negócio? Então, confira algumas dicas fáceis, porém muito valiosas, que te ajudarão a conquistar o seu objetivo.
- Mantenha contato com o cliente e mostre preocupação em relação à qualidade do atendimento que ele recebe;
- Adote um programa de fidelidade para aproximar e valorizar aqueles clientes que sempre compram de você;
- Envie mensagens para informar sobre lançamentos e promoções, ou até mesmo prepare uma condição exclusiva para quem já é seu cliente;
- Em datas especiais, como aniversários e épocas sazonais do ano, envie presentes simbólicos para demonstrar o quanto sua empresa se preocupa com o público;
- Personalize suas respostas para mostrar que sua empresa conhece e se importa com cada um de seus clientes;
- Invista em proporcionar uma experiência completa, como oferecer materiais complementares que possam ajudar seu cliente a saber como usar ou tirar o máximo de proveito do seu produto ou serviço.
Leia também: 5 dicas para fornecer a melhor experiência ao seu cliente em relação a sua marca
O autoatendimento como forma de fidelização de clientes
Uma outra forma de ajuda na fidelização dos seus clientes antes a após as vendas é o uso do autoatendimento. Hoje, segundo a “O Estado do Atendimento ao Cliente no Brazil”, feita pela MindMiners e a NeoAssist, cerca de 19% dos clientes não querem o apoio da equipe de atendimento.
Ou seja, 1/5 dos seus consumidores preferem resolver seus problemas ou tirar suas dúvidas sem precisar recorrer a um atendente humano. Além disso, o mais alarmante é que para 34% a prioridade é ter seu problema resolvido no primeiro contato.
Então, se seu cliente aparecer com um problema ou dúvida após a compra é importante que ele não precise ficar indo e voltando. Por isso, desenvolva uma jornada que priorize a experiência do cliente. O reflexo na imagem da sua marca com certeza será positivo.
Com isso, também é importante notar que uma forma de promover o autoatendimento são com questões simples, como os FAQs. Nessas seções de central de dúvidas é possível colocar informações de pagamentos, cancelamentos etc., para que seu cliente se informe sozinho ou decida procurar seu atendimento.
Porém, uma das estratégias de autoatendimento mais utilizada hoje são os chatbots. Afinal, como eles combinam inteligência artificial com machine learning, podem ser ensinados a proporcionar um atendimento mais assertivo e ágil para as dúvidas dos seus clientes, mesmo no pós-vendas.
A tecnologia como principal aliada do pós-venda
Poderíamos mencionar, no tópico anterior, como usar a tecnologia a favor do seu pós-venda, mas estamos falando de uma aliada tão grande que decidimos reservar este último tópico apenas para ela.
A tecnologia tem possibilitado que todos os tipos de negócios façam um pós-venda que realmente impacte o cliente, independentemente de qual for o canal. Por meio dela, sua empresa tem acesso a ferramentas que otimizam o atendimento ao integrar seus canais de atendimento num único lugar.
Pode parecer banal, mas não é. Facilitar a vida da sua equipe ao disponibilizar uma ferramenta que unifica os canais de atendimento é permitir que faça um atendimento excepcional o tempo todo. Com isso é mais fácil garantir a satisfação do seu cliente desde o primeiro contato até o pós-venda.
A plataforma ASC SAC, por exemplo, é uma excelente opção para a fidelização de clientes, pois conta com uma abordagem multicanal que possibilita uma experiência muito mais agradável a todo eles.
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