29 de abril de 2020

Experiência do Usuário

Como atrair e reter clientes neste momento de instabilidade

A verdade é bastante dura de se aceitar: a disseminação do novo Coronavírus gerou instabilidade mundial o suficiente para comprometer todo o ano de 2020 e talvez até os anos seguintes do ponto de vista econômico. O isolamento é um duro golpe que afeta o mercado de uma forma muito profunda. Porém, situações adversas exigem atitudes inovadoras e é por isso que agora, mais do que nunca, precisamos pensar de uma forma totalmente nova. Só assim é possível encontrar soluções a partir das condições adversas que nos são impostas nesse momento. Afinal, mar calmo nunca fez bom marinheiro, certo?

Se a sua equipe está trabalhando em regime Home Office, ótimo! Isso significa que seu negócio pode continuar funcionando sem riscos para a sociedade, diferente de muitos outros setores. Porém, é preciso cuidar para que a quebra da antiga rotina não afete a produtividade e a motivação do seu time. Mesmo à distância, é possível gerir todas as equipes da sua empresa para que continuem atraindo e retendo clientes. 

A seguir, citaremos 5 dicas para que você continue mantendo o volume de vendas e retendo clientes.

1- Continue relacionando-se com o seu cliente

O digital tornou-se mais importante do que nunca. Agora é a forma mais segura de manter a comunicação e o contato com as pessoas. Se aproveite disso! Continue em contato com o seu cliente para saber como andam as suas demandas, como o negócio dele está sendo afetado e o que é possível fazer para continuar gerando valor para ele. Quanto às suas redes sociais, continue criando conteúdo relevante, informativo e enriquecedor para os seus seguidores e amigos. É importante não ignorar o atual cenário, mas buscar manter uma atitude positiva é essencial. Estar presente digitalmente é importante para criar relacionamento com seus clientes (e os clientes em potencial) neste momento delicado.

2- Esteja disponível em mais de uma plataforma

Quanto mais fácil for de estabelecer contato com você ou com a sua equipe de atendimento, mais chances de realizar vendas e manter um relacionamento saudável com o seu cliente. Será imensurável o ganho de credibilidade que a sua empresa vai ter fazendo com que ele sinta-se amparado, apesar de tudo o que vem acontecendo. Administrar várias plataformas de atendimento ao mesmo tempo pode ser difícil manualmente, mas com o Marketing Omnichannel você resolve facilmente este problema.

3- Mantenha o tempo de atendimento reduzido

Muitas pessoas estão confinadas em casa, sendo bombardeadas com todos os tipos de informações o tempo todo. Muito deste conteúdo não é positivo, gerando ansiedade, incerteza e deixando o dia a dia muito pesado. Por isso, não permita que o cliente espere demais. Mostre a ele que suas demandas podem ser resolvidas rapidamente e que não há com o que se preocupar. Você pode ser um ponto positivo para ele, no meio de todos os reveses que pode estar enfrentando. Quanto mais produtivo e assertivo o atendimento, mais chances de fechar vendas. Utilizar um Chatbot para WhatsApp e automatizar algumas ações pode ajudar nessa tarefa.

4- Capriche no pós-venda

Nesse momento é ainda mais importante estar aberto a feedbacks e a solucionar possíveis dúvidas sobre seus produtos e serviços. Por mais que o mercado esteja desacelerando, as pessoas ainda precisam consumir e quanto melhor for toda a jornada de compra, mais chances você tem de fidelizar clientes e ainda de ter sua empresa indicada a terceiros por todos eles. Portanto, mantenha o seu time alinhado com o cliente no pós-venda, solucionando demandas, tirando dúvidas e garantindo que a experiência de compra foi a melhor possível, e que será melhor ainda caso ele compre novamente.

5- Inovar é a palavra de ordem para lidar com imprevistos

Este é um momento atípico que traz novas necessidades e prioridades. Tudo aquilo ao que estávamos acostumados agora foi transformado. O que fazer? Qual é a melhor forma de agir agora? Todo momento de instabilidade traz imprevistos que nos assustam e nos deixam sem ação. Porém, é durante a tormenta que ideias incríveis e ousadas encontram espaço para se manifestar. Aproveite para ir longe com a sua mente e as mentes de seus colaboradores. Definam novas soluções e alternativas para atender ainda melhor ao seu cliente, seja criando um novo produto/serviço ou adquirindo novas ferramentas, como uma assistente virtual, para otimizar sua gestão e qualidade de atendimento.

E ainda para elevar e otimizar o atendimento da sua empresa, aposte em uma plataforma de multiatendimento omnichannel, como a ASC SAC. É uma solução que unifica os canais de comunicação e oferece uma experiência inovadora aos seus clientes, mesmo os seus atendentes trabalhando remotamente. Você pode criar um Chatbot para sua empresa e usar o WhatsApp Business de maneira otimizada. Como consequência, você reduz custos, melhora o índice de satisfação do cliente e monitora a produtividade dos seus atendentes em Home Office.

Quer saber mais? Pergunte a Sofia, nossa atendente  virtual ou fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.


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