A sociedade transformou completamente o modo de consumir conteúdos e produtos de empresas com a chegada da internet, e uma das ferramentas que mais teve que se atualizar foi o marketing. Hoje, ele é essencial para atrair e conquistar mais clientes.
Por isso, se manter atualizado sobre as tendências de marketing para 2023 é muito importante para empresas que não querem ficar para trás no mercado competitivo. Hoje, as tecnologias são parte essencial na comunicação com o cliente e se atualizar nunca é demais.
Entre as novas tendências, você verá como protagonista: os dados de informação, os conteúdos diversificados e até mesmo a Inteligência Artificial. Vamos lá? Continue a leitura!
5 tendências de marketing para 2023
1. Marketing baseado em dados
Graças a precisão das máquinas, o marketing com base em achismos ficou para trás. Hoje, os dados ajudam profissionais na tomada de decisões em todas as áreas, principalmente no digital.
Isso porque, com base na informação precisa, você pode definir o perfil do seu cliente ideal, assim como segmentar e guiar campanhas para o público-alvo certo. Isso, além de construir anúncios cada vez mais acertados.
Ou seja: os dados são uma das tendências de marketing para 2023 que vão deixar suas campanhas mais direcionadas e fazer sua empresa lucrar mais com base na precisão.
2. Conteúdos em vídeo
TikTok, Reels do Instagram e YouTube: três formatos de conteúdo que estão bombando nas redes sociais ultimamente, e todos feitos em vídeo.
Nesse cenário, utilizar vídeos é uma das tendências de marketing para 2023, principalmente para quem trabalha com público jovem.
Mas tome cuidado! Cada plataforma valoriza um formato diferente de vídeo. Por exemplo:
- YouTube: recomenda-se conteúdos mais longos e explicativos, com descrições maiores (cursos, webinars, informações sobre o produto ou serviço, etc);
- Tiktok e Reels: valoriza vídeos mais curtos e objetivos, além dos “memes” (conteúdo informal).
3. Diversidade e acessibilidade
Uma das maiores tendências de marketing para 2023 com certeza é a inclusão. Assim como a responsabilidade social, a diversidade e acessibilidade estão sendo mais exigidas do que nunca pelos consumidores, e com razão.
Nesse sentido, vale lembrar que mais do que clientes, você quer que seus consumidores também sejam defensores da sua marca. Por isso, ter uma boa reputação no mercado e valorizar a diversidade é essencial.
Como você pode fazer isso? Confira algumas dicas:
- legendar vídeos da empresa, para que eles possam ser entendidos por todos os públicos;
- criar campanhas inclusivas, com pessoas de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais e capacidades;
- posicionar-se e defender causas relacionadas à responsabilidade ambiental;
- assumir um compromisso de produção sustentável;
- ter a diversidade de pessoas presente também no seu quadro de colaboradores;
- e muito mais!
4. Marketing de influência
Os influenciadores estão com tudo. Mais do que “garotas e garotos-propaganda”, hoje em dia pessoas com forte influência na mídia se tornam embaixadores da marca.
Isso significa que eles passam a agir como porta-vozes da sua empresa, representando o cliente fidelizado.
Dessa forma, na hora de escolher o influenciador ideal, é essencial contar com pessoas que compartilhem os mesmos valores do seu negócio, além de se mostrarem interessados em proteger a imagem da sua marca no mercado.
5. Marketing conversacional
O marketing conversacional é uma das tendências de marketing para 2023 que as empresas já estão adotando.
Essa estratégia se dá pelo uso de chatbots para ter uma conversa artificial inteligente com os clientes. Dessa forma, é possível realizar um atendimento automático e rápido, aumentando a satisfação do consumidor.
Essa tendência é essencial para o WhatsApp, o aplicativo de conversas mais utilizado pelos brasileiros. Ao montar um atendimento automatizado com o marketing conversacional nesse aplicativo, você leva conforto e praticidade para os seus clientes.
Do mesmo modo, os chatbots impedem que sua fila de espera fique muito longa ou que seus clientes demorem a ser atendidos, mesmo quando o número de atendimentos está alto. Interessante, não é mesmo?
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