O atendimento ao cliente é essencial para qualquer empresa, não importa se o seu negócio é grande, pequeno ou se o seu ramo de atuação é mais B2B ou B2C. E manter essa área produtiva ao mesmo tempo em que garante o bom atendimento e a satisfação do cliente é um desafio para qualquer gestão.
Além de melhorar a qualidade do relacionamento entre empresa e cliente, a produtividade também influencia nos próprios procedimentos internos da sua empresa.
Por isso, nós vamos ajudar você a sua empresa a saberem como melhorar a produtividade no atendimento ao cliente. Continue lendo e fique com a gente!
O que fazer para melhorar a produtividade do atendimento ao cliente?
Existem algumas ações que sua empresa pode tomar para aumentar a produtividade da sua equipe de atendimento ao cliente. Elas podem parecer um grande investimento, mas a sua empresa não precisa executá-las todas de uma vez, é possível adaptar nossas dicas para a realidade do seu orçamento e do seu dia a dia.
Para isso, analise nossas sugestões e desenvolva um plano de ação viável e que permita o mínimo de erros possíveis enquanto sua equipe se adapta. Também é possível pesquisar por mais soluções para o seu atendimento, mas nossas principais dicas são:
- Invista em uma plataforma de omnichannel;
- Faça treinamentos constantes com a equipe;
- Revise sempre os procedimentos e passos de atendimento;
- Tenha um CRM (Customer Relationship Management);
- Fique sempre atento ao pós-venda
Essas cinco ações se encaixam no perfil de inúmeras empresas, de vários setores. Então, decida quais você irá implementar, seu cronograma, responsáveis e treinamentos da equipe.
Mas, se ainda tiver dúvidas se investir na produtividade do atendimento ao cliente é uma boa ideia, então leia nossa próxima seção!
Quais os benefícios da produtividade no atendimento ao cliente?
Além de agilizar o atendimento tanto para o cliente quanto para sua própria empresa, a produtividade não foca somente em quantidade, mas na qualidade do atendimento proporcionado.
Para atingir uma boa produtividade no atendimento ao cliente, sua empresa precisará ajustar procedimentos, treinar equipes e também investir em ferramentas que facilitem o contato com seu público.
Essa conjunção de fatores pode parecer complicada, mas ela logo se paga quando os resultados começarem a ser medidos. Aliás, não se esqueça de definir as métricas que irão determinar o sucesso do atendimento ao cliente.
Enfim, os benefícios de investir no aumento da produtividade no atendimento ao cliente podem ser listados como:
- Agilidade no atendimento;
- Maior satisfação dos clientes;
- Melhora no relacionamento marca x cliente;
- Atendimento mais assertivo e personalizado;
- Maior desempenho do time;
- Aumento na quantidade de atendimentos diários;
- Maior disponibilidade;
- Redução de custos.
Os benefícios são vários e podem ajudar sua empresa a fidelizar seus clientes ao promover um atendimento de qualidade e que consiga resolver as dores e problemas do cliente.
Por isso, a segunda parte do nosso conteúdo tem algumas dicas de ferramentas e técnicas que podem ajudar sua empresa a deslanchar o atendimento ao cliente e aumentar a sua produtividade.
Quais as melhores ferramentas de atendimento ao cliente?
Se você já se convenceu da importância do que falamos até agora, então se prepare para conhecer algumas ferramentas que podem ajudar nessa transição. Fique firme, porque já estamos no fim!
Chatbot
Investir em um chatbot é uma forma de agilizar e filtrar o atendimento. Com o uso de um chatbot sua empresa pode fazer um primeiro atendimento e, com base no que o seu cliente precisa, enviar o atendimento para a área mais competente para resolver o problema do cliente.
Chatbots podem parecer um grande investimento, mas de início ele não precisa ser complexo. É comum que muitas empresas o usem para agendamentos, faturas, 2ª vias e alterações de cadastros. Processos simples que podem ser automatizados.
CRM
Um CRM (Customer Relationship Management) é um sistema desenvolvido para gerenciar o seu relacionamento com o cliente. O CRM é essencial para captar, nutrir e fidelizar um lead, transformando-o em um cliente fã da marca. O sistema ajuda ainda a definir e segmentar perfis, definir e analisar métricas, sendo vital para ajudar nas estratégias de marketing da sua empresa e também na produtividade no atendimento ao cliente.
Omnichannel
Uma solução omnichannel conecta todos os canais de atendimento de uma empresa, reunindo as informações de um cliente em um único lugar. Ou seja, se sua empresa faz atendimentos por Facebook, site e telefone, o omnichannel será responsável por fundir o histórico dos clientes e facilitar para o atendente entender a jornada do cliente, de onde ele veio e o que já foi feito para ajudá-lo. Isso economiza tempo para empresa e consumidores.
Aliás, a nossa dica final é que você conheça o ASC SAC, nossa solução omnichannel ideal para todos os tamanhos de empresa.
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