24 de Maio de 2022

Atendimento Multicanal

Como realizar a portabilidade de BSP do WhatsApp Business API?

Se você está em busca de informações sobre como realizar a portabilidade de BSP do WhatsApp Business API, então este artigo é para você!

Com a transformação digital, vários processos de comunicação se tornaram muito mais automatizados e, com isso, o WhatsApp se tornou uma das ferramentas de comunicação organizacionais mais utilizadas na atualidade.

Tamanha a sua importância que ele ganhou uma versão para negócios — o WhatsApp Business — que traz diversas funcionalidades para facilitar e escalar os seus processos de atendimento.

Para saber mais sobre os benefícios do WhatsApp Business API e como realizar a portabilidade de BSP, acompanhe este artigo até o final.

Benefícios do uso do WhatsApp Business API

Sabendo que o WhatsApp Business API é uma ferramenta essencial nos dias de hoje, utilizá-la pode trazer uma série de benefícios, como:

  • Integração com outros canais de comunicação, além de contar com recursos e funcionalidades mais avançadas do que o WhatsApp comum, como, por exemplo, maior controle das mensagens e contatos, e acompanhamento de atendimentos;
  • Possibilidade de inserir tags nas conversas, classificando-as e utilizando este recurso para gerenciar o relacionamento com o cliente;
  • Emissão de relatórios de desempenho pelo próprio aplicativo, incluindo informações essenciais como os níveis de satisfação dos clientes e qualidade no atendimento;
  • Automação de tarefas repetitivas;
  • Escalabilidade do atendimento com o uso do WhatsApp Business API;
  • Maior rapidez no atendimento, já que o WhatsApp Business API possibilita acessos múltiplos em único número de telefone, utilizando a sua versão web.

Contudo, para ter acesso ao WhatsApp Business API, será necessário contar com um BSP.

O que é um BSP do WhatsApp Business API?

O BSP, sigla para a expressão Business Solution Provider (que traduzido significa Provedor de Soluções para Negócios), são as empresas autorizadas pela própria plataforma a comercializar a versão de negócios do WhatsApp, que é o WhatsApp Business API.

Cada empresa possui o seu modelo de negócios, alinhando-se as suas necessidades e expectativas de médio e longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento do seu negócio como um todo. E, ao contratar essas empresas, você já contrata a API e a solução completa.

Contudo, é possível fazer a portabilidade entre BSPs caso a sua empresa não se identifique com os serviços prestados.

O que é a portabilidade de BSPs?

A portabilidade entre BSPs consiste na transferência de um número que já possui registro no WhatsApp Business API para outra conta, movendo o seu número entre as contas da própria API.

Porém, a conta só pode ser movida se o ID do Facebook Business da fonte e o destino forem os mesmos, para não gerar conflitos de informação e ocasionar a perda dos seus dados.

Ao migrar a sua conta, dados como o seu nome de exibição, avaliações de qualidade, limites de mensagem, status da sua conta business e templates de mensagens de alta qualidade são mantidos.

Porém, dados como os templates de baixa qualidade e histórico de mensagens podem ser perdidos com o processo.

Por isso, é essencial conferir quais informações são de alto impacto para o seu negócio, e assim, realizar a portabilidade da maneira correta.

E pensando nisso, vamos te explicar como fazer a portabilidade de BSP do WhatsApp Business API com a ASC.

Como fazer a portabilidade de BSP com a ASC

Para realizar a portabilidade de BSPs com a ASC, é necessário seguir alguns passos rápidos, que também são bem simples.

O primeiro passo para fazer a portabilidade com a ASC é verificar o prazo do contrato, pois dependendo das cláusulas anteriores, poderão incorrer multas devido a rescisão do mesmo.

Verificada a situação contratual, você deverá solicitar a retirada de verificação de dois fatores para o seu BSP de origem, para assim dar o prosseguimento com a ASC.

Além disso, é importante que você saiba o número BMID que foi feita a ativação do WhatsApp no servidor de origem, para que a ASC possa solicitar ao Facebook Business Manager o envio e recebimento de mensagens em nome do cliente.

Em seguida, a solicitação será encaminhada para o Facebook Business Manager, e por isso, você deve ter acesso de administrador do Business Manager, para assim fazer o aceite e finalizar o processo de portabilidade.

Por fim, a ASC envia o código de validação da portabilidade do número via SMS ou ligação, para, assim, realizar a virada de provedor do WhatsApp, o que é feito fora do seu horário de atendimento, já que o canal sofre uma pequena parada de aproximadamente 1 hora.

Perceba que todo o processo é bastante simples, e se você tiver as informações em mãos, o processo é muito mais rápido.

Para saber mais sobre as funcionalidades e recursos da plataforma ASC SAC, acesse o nosso site.


Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal ser atendido

Facebook
Instagram
x

NÃO VÁ!
Fique mais um pouco.

Solicite já uma demonstração gratuita e veja como ASC SAC pode otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa e aumentar suas vendas.

Fale com a Sofia
x

Multicanal é isso

Escolha por qual canal você quer ser atendido em tempo real pela nossa equipe.