13 de abril de 2022

Experiência do Usuário

Experiência do cliente: como ferramentas omnichannel impactam o e-commerce

Com o avanço da tecnologia, empresas migram para o online e consolidam seus e-commerce, utilizando ferramentas para tornar a comunicação com o cliente uma experiência que se converta em uma boa relação de vendas. E, para isso, exploram canais omnichannel.

Segundo o relatório E-commerce App Report 2021, o Brasil é responsável pelo segundo maior número de downloads de aplicativos de e-commerce. E a tendência é que este cenário cresça ainda mais no país.

Aliado a estratégias que otimizam a experiência do cliente, canais omnichannel possibilitam atingir o consumidor do e-commerce de forma certeira.

Canais omnichannel otimizando o e-commerce

A integração dos canais de venda para melhorar a comunicação com o cliente é o grande diferencial do omnichannel. E, quando citamos o omnichannel e-commerce, a convergência de mídias tem como objetivo facilitar ao máximo a relação entre empresa e cliente.

Os canais, neste caso, podem ser utilizados de diferentes maneiras, como informar a chegada de um produto recém procurado no e-commerce que estava em falta, por exemplo.

A utilização de diferentes fontes para a comunicação com o cliente torna uma experiência de compra mais completa. Capaz, assim, de fidelizar o público e manter um diálogo com o consumidor, mesmo fora da jornada de compra.

Perfil do cliente omnichannel

Um estudo recente realizado pela plataforma Cupom Válido, mostrou que o Brasil é o terceiro país com mais usuários nas redes sociais. Isso representa que mais de 70% da população tem contato com os canais digitais, podendo assim utilizá-los para pesquisar e comprar itens online.

A disponibilização de diferentes fontes para embasar uma compra faz com que o cliente não necessariamente efetive uma operação onde iniciou o contato com a empresa. Este é o perfil omnichannel do novo consumidor.

Papel do chatbot no e-commerce

Com a aceleração do cenário das compras online, o chatbot aparece como uma ferramenta capaz de melhorar a experiência do cliente e trazer ainda mais agilidade para a comunicação com o consumidor.

Desenvolvido e atualizado a partir de inteligência artificial, a ideia do chatbot é trazer humanização para resolver questões dos consumidores a partir de um robô. Esse atendimento instantâneo torna o diálogo com o cliente mais próximo e resolutivo, trazendo muitas vantagens.

Agilidade e otimização da operação

Um dos primeiros benefícios é a agilidade de atendimento ao cliente e a otimização das tarefas corriqueiras dos colaboradores.

Atendimento personalizado e experiência do cliente

A personalização é conquistada a partir das interações com os usuários, enquanto é feita uma leitura do cliente, melhorando assim a experiência de compra.

Redução de custos e aumento de vendas

Mesmo que se tenha o custo de implementação, a manutenção do chatbot requer pouco custo. E o envolvimento proporcionado por ele ao cliente, possibilita uma qualidade melhor de atendimento, aumentando vendas.

Ferramentas para melhorar a experiência do cliente de e-commerce

Uma plataforma de atendimento, como ASC SAC, simplifica e otimiza a gestão de clientes, automatizando a comunicação, integrando canais e CRMs do mercado, eliminando processos demorados e oferecendo atendimento omnichannel rápido para maior satisfação dos clientes.

ASC SAC, como provedora oficial do WhatsApp Business API, possibilita a utilização do catálogo de produtos pela ferramenta, por exemplo. Compartilhando o Catálogo de Produtos pelo WhatsApp, o cliente pode navegar através das diferentes categorias, as quais estarão cadastrados os produtos, incluindo fotos e valores.

Aliado ao atendimento, é essencial ter uma solução que proporcione a experiência que seus consumidores desejam com uma plataforma de comércio digital conectada e completa, como a VTEX.

Assim, a escolha de soluções e ferramentas podem transformar a experiência do cliente e refletir em um aumento de vendas com estratégias assertivas para o e-commerce.


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