O argumento contra a inteligência artificial (IA) é impulsionado pelo medo. Medo do desconhecido … medo da inteligência.
De acordo com Stephen Hawking, temos razão para tomar cuidado com as consequências da inteligência artificial (IA), incluindo a possibilidade do fim da raça humana.
A ascensão das máquinas não estará acontecendo em breve. Afinal, a IA ainda está engatinhando. O medo mais realista hoje é se a IA vai ocupar o emprego das pessoas.
Como a tecnologia evoluiu
Sem dúvida, a tecnologia já está ocupando os empregos das pessoas em massa. Sempre que você fizer o check-out no supermercado, estará fazendo algo que, há apenas 15 anos, alguém seria pago para fazer por você.
As companhias aéreas usam quiosques de autoatendimento para imprimir etiquetas de bagagem e cartões de embarque. Os bancos usam vozes automáticas inteligentes para rotear chamadas e fazer praticamente tudo, a menos que você peça especificamente um representante.
Não é exatamente necessário que um pensador avançado visualize uma época em que os carros serão autônomos. E com o avanço tecnológico dos drones, não é difícil imaginar que os aviões comerciais um dia não tenham piloto.
Mas a adoção de tecnologia ainda é lenta
Embora a Lei de Moore implique que a tecnologia dobra a cada dois anos, a realidade é que os humanos são notoriamente lentos em adotá-la.
Fomos treinados para pensar em novas tecnologias como custo proibitivo e com bugs. Nós permitimos que pioneiros experientes em tecnologia testem coisas novas e esperamos até a segunda ou terceira interação, quando a tecnologia estiver pronta, antes de decidir adotá-la.
Mas também discreto
Embora a IA pareça um conceito futurista, é algo que muitas pessoas usam diariamente, embora 63% dos usuários não percebam que estão usando.
O Google é um ótimo exemplo de aprendizado de máquina que muitas pessoas usam todos os dias e realmente facilita a vida. Os profissionais de marketing usam inteligência artificial para uma variedade de funções, incluindo a personalização. A razão pela qual a Netflix ou a Amazon podem lhe dar sugestões personalizadas é porque a tecnologia que executa seu software usa IA.
Embora o medo da perda do emprego seja compreensível, há outro ponto a ser levantado: por causa da inteligência artificial, muitas pessoas estão atualmente fazendo trabalhos que não estavam disponíveis há apenas alguns anos.
Vamos voltar aos profissionais de marketing, por exemplo. O know-how tecnológico é agora um trabalho de tempo integral, portanto, ao lado de designers e redatores, existe uma nova geração de profissionais de marketing treinados para propositadamente promover o conteúdo para um público exclusivamente personalizado.
Mesmo assim, quando você usa o Google “quais novos trabalhos a IA produzirá”, você só recebe uma lista de artigos dizendo que a IA irá eliminar os empregos.
É claro que o medo geralmente leva a mais cliques do que a positividade, portanto não é de surpreender que mais artigos enfoquem os aspectos negativos da IA do que o bem que muitas pessoas proclamam que virá dela.
O que aumenta a IA?
Estamos atualmente em uma situação em que a nova administração presidencial do Brazil faz um mantra de salvar empregos dos brasileiros.
Até o momento, os trabalhos nos quais a administração está se concentrando, são empregos que serão assumidos por máquinas inteligentes no futuro não tão distante.
Manter empregos é importante, mas com uma estratégia de educar as pessoas sobre a tecnologia que vem, a retenção de empregos a longo prazo seria muito mais realista. A indústria está se tornando cada vez menos relacionada a parafusar peças e mais a manutenção e previsão robótica.
Nenhum líder deve querer impedir esse avanço, mas um líder deve reconhecer o futuro e buscar uma solução de longo prazo em vez de uma solução de curto prazo.
A Inteligência Artificial já está produzindo empregos
Mesmo fábricas de software que não são do tamanho do Google ou da Amazon já estão usando a inteligência artificial e criando empregos ao mesmo tempo. Mas existem muitas empresas na vanguarda dessa nova tecnologia e todas elas precisam de desenvolvedores, profissionais de marketing, vendas, suporte, liderança e todos os demais envolvidos na administração de uma empresa.
As máquinas inteligentes não vão começar a administrar empresas, as pessoas continuarão a ter sua importância junto às empresas.
Inteligência artificial não está indo embora.
Temos a escolha de abraçá-la ou temê-la.
As pessoas que a abraçam desde o início inevitavelmente acabarão à frente, enquanto aqueles que escolherem temer ou até mesmo ignorá-la serão deixados para trás. O último é quem vai acabar perdendo empregos, enquanto os primeiros continuarão fazendo o que amam, talvez de uma maneira um pouco diferente.