5 de fevereiro de 2021

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Atendimento ao Cliente em escolas: como ser eficiente?

O atendimento ao cliente também é essencial nas instituições de ensino, sabia? Apesar de não pensarmos muito nisso, também existem clientes em escolas. Sejam elas particulares, de idiomas ou ainda faculdades, o atendimento ao cliente em escolas pode ser um dos diferenciais por fazer uma pessoa escolher por um determinado serviço.

Além disso, com a questão do isolamento social e pandemia, muitas escolas precisaram se adaptar para garantir o distanciamento de seus alunos enquanto continuam com as aulas. Afinal, tudo precisou mudar: matrículas, dúvidas e conversas entre clientes em escolas e a equipe docente.

Mas, como melhorar a qualidade do atendimento sem prejudicar o aprendizado dos alunos?

Novas possibilidades para o atendimento

Quando toda a equipe está trabalhando de casa, como fazer para garantir que o atendimento ao cliente continue? Muitas empresas precisaram se repensar para conseguir driblar esse problema, e as escolas foram algumas das mais afetadas.

As aulas migraram para o online, mas como fazer para tirar dúvidas, enviar trabalhos ou atender críticas e sugestões dos próprios clientes? Mais do que criar salas online para os alunos, as escolas tiveram que modernizar suas estratégias de atendimento ao cliente.

Telefones e a secretaria foram substituídos por e-mails, conversas pelo WhatsApp e até chatbots. Afinal, fica muito mais fácil conseguir manter o atendimento ao cliente, mesmo com a equipe separada, usando os benefícios da tecnologia.

Essas são as novas possibilidades para o atendimento ao cliente que a pandemia forçou as empresas a aderirem. A combinação entre o atendimento humano com a inteligência artificial dos robôs ou dos meios digitais facilita ainda mais o dia a dia. Além de evitar que as pessoas precisem se deslocar para serem atendidas.

Além do uso da tecnologia, algumas tendências para o atendimento ao cliente são:

Omnichannel: integre todos os seus canais para ter um histórico completo do seu cliente e facilitar o atendimento;

Experiência do cliente: focar na experiência do cliente exige aumentar a qualidade do atendimento e focar em sempre manter o cliente satisfeito;

Personalização do atendimento: reunir informações e dados dos clientes será essencial para traçar um perfil e oferecer um atendimento mais personalizado.

Porém, mesmo que sua escola consiga aplicar e seguir essas tendências no atendimento ao cliente, como fazer para ser eficiente?

Continue lendo e aprenda com a gente!

Como ter um atendimento ao cliente eficiente?

Nós separamos algumas dicas para ajudar você a saber o que e como melhorar no seu atendimento:

Use e abuse da tecnologia

A tecnologia faz parte do dia a dia de pais, alunos, professores e da equipe da escola. Por isso, não tenha medo de usá-la para deixar o atendimento mais eficiente e também facilitar a rotina de todos. 

Alinhe a linguagem

Uma coisa importante, mas que muitos não se atentam é a forma como se fala com o cliente. O vocabulário deve ser adequado à imagem da empresa, e o de uma escola geralmente é um pouco mais formal, sem vícios de linguagem (gerúndios) ou erros de português. É importante ainda ser educado e também assertivo, sempre procurando resolver o problema do seu cliente.

Oriente sua equipe

Mesmo que o atendimento ao cliente seja feito em diferentes canais e por diferentes pessoas é importante que ele se mantenha coeso. Ou seja, quando algum cliente entrar em contato por e-mail, site ou WhatsApp ele deve sentir que está falando sempre com a mesma empresa. Para isso, é importante manter a sua equipe sempre atualizada e treinada em como se portar e falar.

Esteja presente onde seus alunos e clientes estão

Um atendimento realmente eficiente é aquele que está onde seus clientes estão. Se eles usam as redes sociais, WhatsApp, e-mail ou ainda o telefone é importante que sua escola tenha todos esses canais de comunicação. Lembra que falamos ali em cima da tecnologia? Então, ela pode entrar aqui também, através de uma solução multicanal para ajudar a gerenciar todos os canais de atendimento e garantir a qualidade e satisfação dos seus clientes.

O atendimento multicanal

Uma das mais importantes mudanças que sua Instituição de Ensino precisa fazer para ser eficiente em seu atendimento ao cliente é usar uma solução multicanal.

Ela ajuda a reunir os dados dos clientes, assim como economizar tempo, dinheiro e, principalmente, interações ruins que o cliente possa ter com sua escola ao entrar em contato. Isso porque, quanto mais canais de atendimento uma empresa possui, mais o seu cliente vai se sentir à vontade para entrar em contato.

E a única forma de gerenciar todos esses canais sem perder informações ou recursos, além de garantir a satisfação dos clientes é com uma plataforma multicanal.

E que plataforma nós recomendaríamos para lidar com os clientes da sua escola? A da ASC SAC. Você pode saber mais sobre seus benefícios e porque escolher ela aqui. Mas já podemos adiantar que a ASC SAC irá proporcionar a sua escola mais:

  • Produtividade;
  • Menos custos;
  • Mais qualidade;
  • Menos reclamações;
  • Unificação de canais;
  • Canais de atendimento sempre disponíveis;
  • Chatbots;
  • WhatsApp para empresas;
  • Gestão de equipe;
  • Atendimentos simultâneos;
  • Emissão de relatórios;
  • Uso simples e intuitivo;
  • E mais.

Ainda tem dúvidas sobre usar o atendimento ao cliente multicanal? Então, veja nosso conteúdo5 razões para aplicar o atendimento multicanal no seu negócio AGORAque temos certeza que você vai mudar de ideia.

 


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