Aplicativos como o Instagram viraram parte da rotina da maioria dos brasileiros. Hoje, as redes sociais são uma parte fundamental da comunicação e, por isso, não estar presente nesse meio digital pode ser um erro muito grande para empresas que buscam prosperar no mercado.
Pensando em quem quer melhorar o atendimento via Instagram, reunimos algumas dicas essenciais para elevar a experiência dos seus consumidores com o atendimento na rede social.
Afinal, o Instagram no Brazil conta com cerca de 50 milhões de contas ativas, sendo o segundo país a mais utilizar essa rede social.
Pela popularidade do aplicativo, pode apostar que pelo menos parte do seu público está lá!
Entre as principais vantagens em utilizar o Instagram como marketplace, podemos citar:
- Ajuda a melhorar a autoridade e imagem da marca;
- Aumenta o número de seguidores e o tráfego orgânico;
- Ajuda a empresa a se destacar da concorrência;
- Traz mais praticidade para o consumidor;
- E muito mais!
Por isso, oferecer um bom atendimento via Instagram é essencial para aumentar as chances de venda. Continue acompanhando e saiba como atender melhor nessa rede social.
Dicas para um melhor atendimento via Instagram
Agora que você já sabe como ter uma conta na rede social é importante, vamos trazer algumas dicas para que seus atendentes melhorem a comunicação via direct (como é chamado o chat do aplicativo) e vendam ainda mais! Confira.
Não deixe o cliente esperando
Ao criar uma conta empresarial no Instagram, muitas empresas cometem o erro de deixar o perfil em segundo plano, quase à deriva. Desse modo, quando um consumidor contata a marca pela rede social, as respostas demoram dias para chegar.
Mas saiba que isso é um erro grave! Um consumidor que manda uma mensagem no Instagram geralmente quer praticidade e urgência no seu atendimento.
Nesse sentido, responder muito tempo depois pode fazer com que ele desista da compra, procure por uma marca concorrente ou até mesmo se irrite e saia falando mal da sua empresa.
Não elabore respostas muito longas
Novamente, o segredo do atendimento via Instagram está na praticidade! Por isso, evite elaborar respostas muito longas, que podem cansar o cliente.
As respostas rápidas também ajudam a otimizar o tempo dos atendentes. Nesse sentido, você pode até mesmo criar respostas pré-definidas para perguntas frequentes e agilizar ainda mais a comunicação na rede social.
Use e abuse dos recursos
O Instagram tem diversas modalidades de conteúdos que podem ser criados na rede social, sendo eles:
- Imagens e vídeos no Feed;
- Stories;
- Reels;
- e Live.
Uma boa estratégia de marketing e atendimento via Instagram deve levar em conta todos esses modelos.
Por isso, utilize todos os recursos do Instagram para aumentar ainda mais o alcance da sua marca na rede social.
Deixe que o consumidor faça feedbacks
Embora ouvir feedbacks negativos não seja o ideal para ninguém, pode ter certeza de que essa é uma das melhores formas de saber o que melhorar no seu atendimento.
Por isso, estimule que os consumidores deixem feedbacks sobre o que está bom no atendimento via Instagram e o que ainda precisa de melhorias.
E lembre-se: de nada vale ouvir feedbacks e não realizar mudanças efetivas, ok? Principalmente se seu objetivo é que o cliente volte a fazer negócio com a sua empresa!
Conte com uma plataforma multicanal
Cuidar do Instagram diariamente pode parecer fácil mas, quando consideramos outras opções de contato (chat, e-mail, WhatsApp, Facebook, SMS, telefone, etc), oferecer um atendimento ágil em todos os diferentes canais de comunicação pode se tornar uma tarefa complicada.
Por isso, contar com uma plataforma de integração multicanal é a solução ideal. Com essa ferramenta, todas as interações entre cliente e empresa ficarão disponíveis em uma única interface!
Isso facilita o trabalho do atendente, aumenta a produtividade e ainda deixa o atendimento via Instagram muito mais ágil.
E se você está buscando uma plataforma multicanal, saiba que a ASC SAC é uma das opções mais robustas do mercado atualmente.
Com a ASC SAC, você integra mais de 20 canais em uma única interface, oferece um atendimento omnichannel e ainda pode utilizar chatbots para um serviço automatizado e personalizado 24/7. A ASC SAC também é META partner, empresa responsável pelo Instagram.
Conheça as soluções da plataforma ASC SAC acessando nosso site e saiba como podemos ajudar a revolucionar o atendimento da sua empresa!