O Gerenciador de Negócios, também chamado de Business Facebook, é uma ferramenta do próprio Facebook para ajudar a organizar e gerir o seu negócio. O primeiro passo para criar uma conta no Gerenciador de Negócios é ter um perfil no Facebook. Dessa maneira, você usa seu nome de usuário e senha da rede social para entrar no Business Manager, sendo assim mais seguro para fazer login.
Portanto, é importante lembrar que é possível criar somente duas contas do Gerenciador de Negócios com cada perfil pessoal. Por isso, se for necessário mais uma conta, oriente outra pessoa da sua empresa a criar perfis adicionais.
Neste artigo, você vai entender melhor porque o Gerenciador de Negócios é uma ferramenta útil para sua empresa e conhecer suas vantagens. Também vai aprender, passo a passo, como criar uma conta para o WhatsApp da sua empresa.
Por que criar uma conta no Gerenciador de Negócios?
Se você ainda está na dúvida em relação ao porquê criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, aqui vão algumas razões:
- organizar suas páginas e contas de anúncios;
- gerenciar dados da sua empresa e informações do seu público com mais facilidade;
- profissionalizar a gestão das suas redes sociais;
- solicitar um número de WhatsApp Business.
Quais são as vantagens de ter o Gerenciador de Negócios?
O uso do Gerenciador de Negócios do Facebook traz mais do que só a possibilidade de criar uma conta no WhatsApp. Ou seja, com ele, é possível administrar e promover o perfil da sua empresa de modo completo.
Olha só tudo o que é possível fazer:
Mais controle
Com o Gerenciador de Negócios, sua empresa tem maior controle sobre páginas, anúncios, aplicativos e perfis, pois todos esses elementos são acessados em um único lugar. Dessa maneira, é possível visualizar rapidamente todas as ações realizadas ou em andamento pela empresa no Facebook e avaliar o desempenho dessas ações.
Mais confiabilidade
O Gerenciador de Negócios também ajuda sua empresa a construir uma imagem de mais confiabilidade diante dos potenciais clientes. O público tende a associar uma página profissional com um negócio confiável.
Mais segurança
O uso de qualquer ferramenta digital levanta preocupações quanto à segurança, especialmente em relação a informações financeiras, como o número do cartão, por exemplo. Por isso, uma vantagem interessante do Gerenciador de Negócios é que ele garante mais segurança na hora de realizar os pagamentos de anúncios e serviços.
Mais organização financeira
Não é apenas em termos de segurança que as finanças da sua empresa são beneficiadas pelo Gerenciador de Negócios. Elas também têm a vantagem da organização. O faturamento é separado conforme as ações; assim, se você quiser ter uma conta de anúncio e linká-la com uma forma de pagamento específica, é possível.
Mais proteção
A lista de vantagens do Gerenciador de Negócios também inclui mais proteção no acesso à sua conta. Sua empresa pode personalizar o nível de acesso, estabelecendo as ações que diferentes usuários podem executar. Dessa maneira, você evita que um colaborador realize uma ação para a qual ele não tinha permissão com a conta da empresa.
Mais praticidade
O Gerenciador de Negócios traz mais praticidade para a equipe que será responsável pela conta da empresa no Facebook.
O acesso está disponível tanto pelo PC, no navegador, quanto pelo celular, através do aplicativo. É possível fazer o gerenciamento de fanpages diferentes em um único lugar. Além disso, ele oferece integração com o Gerenciador de Anúncios, a plataforma do Facebook Business para criação de campanhas e anúncios na rede social.
Mais responsividade
Um dos motivos pelos quais pode ser difícil usar certas ferramentas é a falta de responsividade. Em outras palavras, no computador, elas funcionam bem, mas quando são acessadas por um aparelho diferente, torna-se muito difícil navegar e executar tarefas.
Isso não é um problema com o Gerenciador de Negócios. Essa é uma ferramenta totalmente responsiva, que pode ser usada com a mesma comodidade no PC, no smartphone ou no tablet.
O uso do Gerenciador de Negócios é essencial para dar um aspecto mais profissional ao seu negócio e torná-lo mais confiável para seus clientes. Além disso, usar a plataforma libera funções e soluções que podem facilitar e simplificar o dia a dia da sua gestão e do seu atendimento ao cliente.
Mas e como criar uma conta WhatsApp Business nele? Bom, é isso o que você vai ver agora.
Como criar uma conta de WhatsApp no Gerenciador de Negócios?
Depois de confirmar sua identidade por meio do seu perfil pessoal, para criar uma conta no gerenciador de negócios, você deve seguir os 6 passos a seguir.
1. Acessar o site e criar conta
O primeiro passo é acessar o site do Business Facebook e clicar no botão “Criar Conta”, que aparece no canto superior direito da página, para criar a conta de sua empresa gratuitamente.
2. Inserir dados
Para criar a conta, será necessário inserir alguns dados de identificação. Você precisará informar o nome da empresa, o seu nome e endereço de e-mail empresarial. Vale a pena ressaltar que é possível criar mais de uma conta.
3. Realizar configuração
Em seguida, com a conta já aberta, você deve selecionar a empresa cujo número de WhatsApp deseja ativar. Então, vá até o menu superior e clique em “Configurações de negócio”, em seguida “Centro de segurança” para deixar sua conta verificada.
Se o botão “Iniciar verificação” estiver “desabilitado” siga os passos 4 e 5. Caso contrário, você pode pular para o passo 6.
4. Criar aplicativo
O botão “Iniciar verificação” precisa estar habilitado. Se não estiver, será preciso habilitá-lo, criando um aplicativo. Para isso, siga as instruções abaixo.
Acesse o site Facebook for Developers. Crie uma conta, caso ainda não tenha. Com a conta aberta, clique em “Começar”, no canto superior direito da tela.
Será preciso registrar o seu perfil de desenvolvedor no Facebook. Para isso, leia os termos de uso do Facebook for Developers e clique em “Continuar”. Confirme se o seu endereço de e-mail está correto e informe se deseja receber comunicados de marketing nesse canal. Depois clique em “Confirmar e-mail”.
Na tela seguinte, você deve selecionar a opção que melhor lhe descreve. Escolha a opção “Proprietário/fundador” e clique em “Registro concluído”.
Agora, você será redirecionado para a Página Inicial do seu perfil de desenvolvedor do Facebook. Para começar a usar essa área, clique em “Criar aplicativo”.
Vai surgir uma tela solicitando que você selecione o tipo de aplicativo. Escolha “Empresa” e clique em “Continuar”.
Na tela seguinte, você deverá escolher o nome de exibição do aplicativo; use qualquer nome, pois isso não influencia o processo. O e-mail de contato já estará preenchido com o mesmo endereço informado na criação da conta, mas pode ser alterado.
Também é possível integrar uma conta do Gerenciador de Negócios já existente, se houver. Porém, esse não é o caso.
Depois de preencher esses campos, basta clicar em “Criar aplicativo” novamente.
5. Adicionar aplicativo
Após criar o app, copie o código “ID do Aplicativo”.
Retorne para a página de negócios e vá ao menu “Aplicativos”. Clique em “Adicionar” e, depois, em “Conectar um ID do Aplicativo”. Cole o código copiado no passo anterior. Em seguida, clique em “Adicionar aplicativo”.
Atualize a tela, usando as teclas F5 (Windows) ou command + R (macOS). Isso vai liberar o botão “Iniciar Verificação” na outra aba.
6. Realize a verificação
Clique em “Iniciar verificação” e complete todos os dados solicitados com informações reais sobre a sua empresa para que sua conta possa ser verificada. Por fim, alguns documentos podem ser solicitados.
A conta poderá ser verificada após alguns dias. Isso porque, o Facebook irá analisar para garantir que a sua empresa de fato existe e que você é autorizado como um dos responsáveis.
O que é necessário enviar para a ASC Brazil?
A ASC Brazil é uma das principais fornecedoras de soluções em atendimento ao cliente no país. É uma empresa 100% brasileira e provedora oficial do WhatsApp Business API.
Por meio do ASC SAC, sua empresa pode automatizar processos para gerar mais eficiência, reduzir custos e promover a satisfação do cliente.
A plataforma ASC SAC possibilita centralizar o atendimento de uma empresa multicanal, incluindo as atividades realizadas pelo Facebook, Instagram e WhatsApp. Além disso, é possível construir o chatbot personalizado da sua empresa, de maneira simples e rápida.
Outros benefícios de adotar o ASC SAC e tornar-se parceiro da ASC Brazil são:
- solução hospedada na nuvem ou on-premise, para facilitar a adaptação;
- suporte técnico e treinamento para capacitar seu time;
- plataforma white-label, personalizada de acordo com a identidade da sua marca.
Como parceira da ASC Brazil, seus clientes crescem e sua empresa também.
Então, depois de ter sua conta do Gerenciador de Negócios verificada, clique no menu “Informações da Empresa”. Tire um “print” da tela e envie para ASC Brazil com as demais informações para ativarmos o seu número oficial. Nós realizaremos o cadastramento da sua empresa como parceira de negócios.
Para isso, você receberá uma notificação em sua página do Business Facebook que você precisa dar aceite para prosseguirmos com o processo de ativação.
Depois, acesse o site Business Facebook, clique em “Configuração do negócio”, em seguida “Solicitações” e clique em “Aprovar”.
Por fim, é importante lembrar que esse passo a passo não garante, no momento, o selo de notoriedade do WhatsApp. Mas ele é essencial para você solicitar o selo assim que o seu número estiver ativo.
Ainda tem dúvidas sobre o WhatsApp Business API ou o Gerenciador de Negócios? Então, a ASC Brazil pode ajudar você. Para isso, fale com a Sofia, nossa atendente virtual, ou fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.









