Já pensou em utilizar os chatbots no seu funil de vendas e otimizar sua comunicação? Com os avanços da tecnologia e bots cada vez mais inteligentes, a estratégia deixou de ser um desejo e se tornou realidade para empresas competitivas, em crescimento no mercado.
De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, a criação de bots de 2021 para o ano seguinte cresceu 46,76%. Só a partir disso, já dá para notar que é uma estratégia em alta entre as empresas.
Portanto, é essencial entender como utilizar os atendentes virtuais nas etapas do seu funil de vendas. Conforme o número de bots crescem, aumentam as possibilidades de uso.
Descubra quais são as vantagens para sua comunicação e como isso pode ajudar nas vendas. Acompanhe!
Por que utilizar chatbots nas vendas?
Os chatbots são softwares criados pela Inteligência Artificial, visando simular conversas. Com a ferramenta, é possível oferecer uma comunicação rápida e escalável sem precisar aumentar o número de atendentes humanos ou deixar a eficiência de lado.
No mundo digital, os chatbots se tornaram essenciais pela facilidade, rapidez e disponibilidade. Eles funcionam 24 horas por dia, respondendo seus consumidores de forma automática, diminuindo filas de espera e ganhando qualidade de serviço.
No entanto, as vantagens dos chatbots para funil de vendas vão além disso. Abaixo, veja alguns diferenciais da ferramenta que foram responsáveis por tornar os bots a principal estratégia de comunicação da maioria das empresas.
Atendimento rápido e eficaz
A internet facilitou muitos processos, mas também aumentou a concorrência. Atualmente, seus consumidores buscam não apenas por um produto, mas por uma experiência positiva.
Com a comunicação manual, dependendo do número de demandas, os consumidores podem ter que esperar por dias antes de ter uma resposta satisfatória da equipe. Dessa forma, a concorrência ganha espaço, caso ofereça um serviço mais rápido.
Com os chatbots e as respostas automáticas da ferramenta, isso deixa de ser um problema. Seus clientes terão as perguntas respondidas, independentemente do horário ou dia da semana.
Assim, toda a comunicação se torna ágil e, como consequência, você perde menos oportunidades de negócio.
Facilidade na gestão de dados
O número de informações na internet é praticamente infinito e, embora os dados sobre seus consumidores sejam ótimos para obter insights, de nada adianta se não existir organização e interpretação. Afinal, volume não é qualidade.
Os chatbots facilitam a gestão de dados, garantindo a visualização dos gargalos e pontos promissores dos contatos.
Além disso, algumas plataformas de chatbots, como a ASC SAC, oferecem relatórios personalizados, visando uma comunicação otimizada e conforme os desejos do seu consumidor.
Possibilidade de personalização
Se engana quem pensa que o atendimento automatizado é engessado. Chatbots feitos com Inteligência Artificial aprendem sozinhos e se tornam cada vez mais independentes.
Além disso, eles também permitem uma comunicação personalizada, conforme a imagem da sua marca no mercado.
Para isso, é essencial configurar o chatbot da maneira correta e deixar que ele trabalhe, acompanhando o desempenho e eventuais problemas. Portanto, faça testes e peça feedbacks para que o atendente virtual seja cada vez mais personalizado e independente.
Por que usar chatbots no funil de vendas?
Os chatbots acompanham seus consumidores através da jornada do cliente. Com eles, é possível:
- segmentar públicos;
- nutrir leads;
- vender produtos.
Dessa forma, você consegue realizar o acompanhamento dos seus clientes sem precisar aumentar o número de colaboradores, otimizando os custos da operação.
A seguir, entenda como a ferramenta funciona, conforme cada etapa do funil de vendas. Confira!
Topo de funil
O topo do funil de vendas se caracteriza como a etapa de aprendizado e descoberta. Nesse momento, o consumidor descobre sua necessidade ou desejo, tornando a etapa também conhecida como fase de conscientização.
Dessa forma, são utilizados conteúdos, como artigos de blog e mídias sociais, para atrair e, eventualmente, converter o público.
Para utilizar chatbots no topo do funil de vendas, é possível disponibilizar um chat no seu site, onde o atendente virtual oferece ajuda aos visitantes. Assim, caso o cliente do topo do funil tenha alguma dúvida, ele pode conversar com o robô e obter respostas imediatas.
A ferramenta também pode ser utilizada no Facebook Ads, facilitando o alcance da persona e a segmentação de mercado
Portanto, o principal objetivo do uso de chatbots está na captação de leads, obtendo informações necessárias para o contato posterior com o usuário e facilitando o envio de campanhas de marketing. Com a inserção do consumidor no funil de vendas, é possível seguir para a próxima etapa.
Meio de funil
Depois de gerar o lead, é preciso nutri-lo. Por isso, as campanhas de marketing são fundamentais para:
- lembrar o público sobre a marca;
- apresentar as vantagens dos produtos;
- ajudar na tomada de decisão de compra.
Nessa etapa, os chatbots são utilizados como ferramentas de marketing, pois têm recursos de automação que facilitarão o disparo de campanhas.
É claro que, para isso, será necessário entender em qual etapa o lead se encontra. Ou seja, é preciso qualificá-lo e, a partir disso, criar campanhas para cada momento específico.
Após, é possível utilizar o chatbot para enviar disparos específicos, como:
- promoções e descontos no WhatsApp do lead;
- ajuda na navegação do site;
- detalhes sobre os produtos.
Fundo de funil
O fundo de funil é a fase em que o lead se torna, efetivamente, um cliente. Nesse momento, ele toma a decisão de compra e chega na etapa final de vendas.
O chatbot pode ser utilizado para:
- seguir oferecendo conteúdos e ofertas à persona;
- perguntar sobre a comunicação e buscar feedbacks;
- enviar mensagens personalizadas;
- continuar nutrindo o lead para fidelizá-lo.
O atendente virtual ajuda, principalmente, no pós-venda, ação essencial para construir um bom relacionamento com o público. Dessa forma, vale lembrar que fidelizar um cliente é cerca de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar clientes novos.
Portanto, o chatbot auxilia a empresa a tornar seu funil de vendas otimizado e efetivo, além de melhorar a proximidade com os clientes.
Para isso, você precisa de uma ferramenta de qualidade e personalizável, conforme as necessidades da comunicação do seu negócio. Conheça a plataforma ASC SAC, a solução para sua transformação digital da ASC Brazil!