Em que se diferem os robots e a inteligência artificial? Para entender melhor os conceitos, é necessário esclarecer suas diferenças e as intersecções entre ambos.
Os dois servem para propósitos muito diferentes. No entanto, muitas vezes suas funções se confundem e pode surgir a dúvida se robots são um subconjunto de atribuições da inteligência artificial.
Para tornar o entendimento mais fácil, continue a leitura e conheça as diferenças entre os dois termos. Acompanhe!
Os robots e a inteligência artificial são a mesma coisa?
Robots e inteligência artificial não são a mesma coisa. Assim, os dois campos são quase inteiramente separados. Se olharmos através de um diagrama de Venn, seriam desta forma:
Às vezes, as pessoas confundem os dois por causa da sobreposição entre eles: robôs artificiais inteligentes. Para entender como esses três termos se relacionam, vamos analisar cada um individualmente.
O que são robots?
A robótica é um ramo da tecnologia que lida com robôs, máquinas programáveis que conseguem realizar ações de forma autônoma ou semi-autônoma.
Existem três fatores essenciais que constituem um robô. São eles:
- interação com o mundo físico por meio de sensores e atuadores;
- são programáveis;
- tem autonomia.
Apesar de a maioria ser autônoma, os chamados “tele-robots”, por exemplo, são inteiramente controlados por um operador humano. No entanto, a tele-robótica ainda é classificada como um ramo da robótica.
É difícil que os especialistas concordem exatamente com o que constitui um “robô”. Algumas pessoas dizem que um robô deve “pensar” e tomar decisões.
Porém, não existe uma definição padrão sobre o que constitui esse “pensamento”. Exigir que um robô consiga “pensar” sugere que ele tenha algum nível de inteligência artificial.
No entanto, a robótica envolve projeto, construção e programação de robôs físicos, restringindo a IA a uma pequena parte do processo.
O que é a Inteligência Artificial?
A inteligência artificial é um ramo da informática. Envolve o desenvolvimento de programas para completar tarefas que, de outra forma, exigiriam inteligência humana.
Assim, os algoritmos podem enfrentar aspectos como:
- aprendizagem;
- percepção;
- resolução de problemas;
- compreensão da linguagem;
- raciocínio lógico.
Ela é usada de muitas maneiras no mundo moderno. Por exemplo, nas pesquisas do Google, no mecanismo de recomendação da Amazon e no oferecimento de conteúdo a serem mostrados na timeline da sua rede social.
A maioria dos programas de IA não são usados para controlar robôs. Mesmo quando a ferramenta é usada para isso, os algoritmos são apenas parte de um sistema robótico maior, que inclui sensores, atuadores e programação.
Muitas vezes, mas nem sempre, a inteligência artificial envolve algum nível de aprendizagem de máquina, em que um algoritmo é treinado para responder a uma determinada ação, usando entradas e saídas conhecidas.
O aspecto chave que diferencia o recurso da programação convencional é a palavra “inteligência”. Programas não-IA executam uma sequência de instruções definida. Os programas IA imitam algum nível de inteligência humana.
No entanto, não se pode confundir isso com robots. Isso porque a inteligência artificial é um campo das ciências da computação. Nele, a ideia é que máquinas realizem tarefas de humanos.
Para isso, elas são dotadas com a capacidade de aprender e raciocinar, da maneira mais próxima possível como fazem as pessoas.
O desafio é desenvolver os sistemas técnicos para, em um primeiro momento, perceber o ambiente que os rodeia, e em seguida terem como resolver problemas.
Assim, conseguindo substituir humanos na realização de tarefas repetitivas, a IA se mostra útil em setores como a medicina e diferentes tipos de indústria.
O que podemos notar considerando aquilo que de mais avançado aparece nas soluções entregues pela IA é que ela oferece:
- automatização de tarefas;
- análise de maiores volumes de dados;
- capacidade de tomar decisões mais complexas.
Recursos que constituem a Inteligência Artificial
A IA só funciona quando dotada dos seguintes recursos:
Modelo de dados
É o que chamamos de modelos de dados, que permite três tipos de procedimentos:
- classificar;
- processar;
- analisar informações.
Big Data
Para que a inteligência artificial funcione de maneira adequada é essencial ter acesso a uma grande quantidade de dados não processados. Nesse sentido, o Big Data fornece a base necessária para as tomadas de decisão.
Poder de processamento
Computação potente com custo acessível para processamento rápido e eficiente é outro elemento essencial para o funcionamento da IA.
Combinação de diferentes tecnologias
A inteligência artificial combina diferentes tecnologias, que permitem simular uma inteligência similar à humana. Entre as principais se destacam:
- machine learning;
- Deep Learning;
- PNL.
Quais são os robots artificialmente inteligentes?
Robôs artificialmente inteligentes são controlados por programas de IA, sendo uma ponte com a robótica. Até recentemente, todos os robôs industriais só podiam ser programados para realizar uma série repetitiva de movimentos. Como mencionado, isso não requer inteligência artificial.
Os robôs não inteligentes são bastante limitados em suas funcionalidades. Os algoritmos de IA são, muitas vezes, necessários para permitir que o robot execute tarefas mais complexas.
Portanto, a robótica envolve a construção de robôs, enquanto a inteligência artificial envolve as estratégias de programação. Entre as ferramentas mais conhecidas, e que tornaram o conceito de IA mundialmente popular, estão as seguintes:
Bing
O buscador da Microsoft conta com inteligência artificial e recursos do ChatGPT, um robô conversador da OpenAI. O Bing pode ajudar o usuário a realizar pesquisas mais completas e respostas mais precisas para o chat.
YouChat
YouChat é uma alternativa gratuita ao ChatGPT. Seu funcionamento é bem parecido com o do Bing, ou seja, trata-se de mais um chat inteligente.
Chatsonic
Chatsonic é tido como uma das principais alternativas ao ChatGPT. Ele foi desenvolvido pela Mycroft AI, e tem o propósito claro de desafiar a hegemonia da solução da OpenAI. Não por acaso, o chatbot se apresenta como o “ChatGPT com superpoderes”.
ChatGPT
ChatGPT é um robô conversador da OpenAI que utiliza inteligência artificial para fornecer respostas precisas e relevantes. É o mais popular do mercado e tem revolucionado as mais diferentes áreas.
Qual é o impacto na experiência do cliente?
Para melhorar a comunicação com o cliente, o uso de um chatbot ou voicebot pode ser o mais indicado. Afinal, o autoatendimento é uma estratégia que veio para ficar e você pode comprovar isso especialmente no setor bancário, com seus aplicativos que simplificam transações, facilitam o dia a dia e desafogam a equipe humana.
Se você tem dúvidas sobre o motivo desses recursos fazerem a diferença na experiência do cliente, uma pesquisa feita pela Chatbots Magazine afirma que 69% dos consumidores preferem usar os chatbots devido suas respostas rápidas para perguntas e problemas simples.
Além disso, existem ainda várias vantagens que comprovam que o uso de robots ou inteligência artificial podem trazer para o seu atendimento, como:
Atendimento 24/7
Robots conseguem ficar disponíveis o tempo todo. Assim, eles fazem com que os clientes obtenham ajuda sempre que precisarem, mesmo em horários inadequados para o trabalho humano.
Menos tempo de espera
Como os chatbots resolvem com maior facilidade os atendimentos mais simples, isso reduz a fila de espera e faz com que a dinâmica do suporte aconteça com maior eficácia.
Multicanalidade
É possível implementar os robots em diferentes canais, como o WhatsApp Business e websites. Assim, fica a critério do cliente escolher o mais conveniente para seus interesses.
Produtividade e qualidade do time
A ideia é que os bots cuidem das solicitações mais simples, e a equipe humana atue focada nas questões mais técnicas. Assim, os procedimentos podem acontecer com maior racionalidade com os profissionais dando atenção ao que realmente importa.
Precisão
Bots são capazes de aprender a cada nova informação. Assim, a tendência é que aumentem a taxa de resolução das demandas conforme esse aprendizado e os ajustes em função do feedback dos clientes.
Assim, com o tempo, é possível que mesmo os problemas mais complexos sejam resolvidos por eles em função do volume de conhecimento acumulado.
Mais eficiência
No geral, bots podem atender vários clientes de uma única vez, aumentando a eficiência dos atendimentos.
Como aplicar robots e inteligência artificial na comunicação com o cliente?
Os robots podem ser usados para otimizar o serviço ao cliente, dando a opção do autoatendimento, por exemplo. Os chatbots ou voicebots podem ser considerados tanto robots quanto inteligências artificiais. Isso se deve porque o processo de criação deles se divide em duas frentes:
- Por meio de regras predeterminadas, em que o cliente tem opções limitadas de interação. Isso é comum em robots mais simples, ideais para funções como envio de 2ª via de boleto, por exemplo.
- Com IA e machine learning, quando o chatbot consegue aprender conforme interage com os seres humanos. Assim, a comunicação se torna mais natural, já que o bot percebe nuances de linguagem e interpretação enquanto apresenta um atendimento mais humanizado.
Neste aspecto, a diferença entre definir qual o melhor para o serviço na sua empresa se deve ao objetivo que o seu bot terá. Ou seja, se for um mecanismo simples para autoatendimento, o mais indicado é um chatbot programado.
Se for algo mais complexo, como renegociação de dívidas ou cobranças, o uso de um chatbot com inteligência artificial pode ser o mais indicado, já que ele conseguirá lidar melhor com as demandas do cliente.
Como é na prática?
A estatal americana Amtrak implementou um chatbot chamado “Julie” em seu site para ajudar os clientes a encontrar informações e fazer reservas.
Como resultado, ela reduziu o tempo de espera em 50%, aumentou as reservas em 25% e gerou economia de US$ 1 milhão na comunicação com o cliente por ano.
Já a H&M implementou um chatbot no aplicativo Kik para ajudar os clientes a encontrar roupas e acessórios. Sua função é fazer perguntas sobre as preferências e estilo das pessoas, e usar essas informações para sugerir produtos personalizados. Isso fez a empresa aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente.
Qual é a relevância do uso de robots e inteligência artificial nas estratégias de marketing?
O uso de recursos como robôs e inteligência artificial pode ser relevante para estratégias de marketing. Especialmente nos seguintes pontos:
Otimização de processos
Gerando eficiência e direcionamento nas campanhas, visam processos de marketing mais rápidos e satisfatórios.
Redução de riscos de erro humano em análises
A inteligência artificial ajuda a reduzir os riscos de erro humano em análises, evitando pequenas falhas que geram retrabalho e prejuízo financeiro.
Aprimoramento na qualificação de leads
Consegue aprimorar a qualificação de leads, permitindo que as empresas identifiquem os clientes mais propensos a comprar seus produtos ou serviços.
Integração de ferramentas com a diversidade de sistemas
É possível também ajudar na integração de ferramentas com a diversidade de sistemas. Dessa forma, a IA permite que as empresas utilizem dados de diferentes fontes para tomar decisões mais embasadas.
Esses são apenas alguns exemplos de como esses recursos garantem melhores resultados na comunicação com o cliente e nos resultados do time de vendas.
Assim, é natural que, com o avanço da tecnologia, novas aplicações, como robots, surjam no futuro de forma aprimorada. Por isso, é preciso atenção ao seu avanço. A ASC Brazil pode ajudar com isso!
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