13 de outubro de 2020

Chatbots

Mitos e verdades sobre Chatbots de Atendimento

Apesar de serem bastante utilizados por empresas que procuram tecnologias para melhorar a experiência de atendimento ao cliente, os chatbots são uma tecnologia que ainda causa muitas dúvidas e, provavelmente, você já escutou algum mito sobre o tema.

Segundo a pesquisa Chatbot Statistics Cheatsheet, os consumidores estão cada dia mais abertos para interagir com robôs que utilizam a Inteligência Artificial nos atendimentos. Os números são animadores! 48% dos consumidores não se importam se um chatbot ou um ser humano os ajuda e 15% dos consumidores se comunicaram com uma empresa por meio de um chatbot nos últimos 12 meses.

Para te ajudar a entender melhor o cenário, trouxemos alguns mitos e verdades sobre Chatbots de Atendimento. Vamos lá?

“Chatbots de atendimento roubam o emprego de pessoas”

Mito. A tecnologia ainda não substitui os humanos. Mesmo com todas inovações que ela trouxe para a área de atendimento, é necessário ter uma equipe realizando algumas tarefas. A função dos chatbots é levar mais agilidade para as tarefas, responder perguntas repetitivas e oferecer mais informação para que atendentes trabalhem de forma otimizada.

Algumas empresas que trabalham com Chatbots relatam que a rotina dos colaboradores melhorou muito. Tudo isso, devido ao fácil acesso à dados, perfil do cliente e agilidade nos atendimentos. Muitas vezes, o primeiro contato é feito de maneira robotizada e, com o filtro aplicado, direcionado para os atendentes segmentados de acordo com o perfil.

Nenhum atendente quer fazer tarefas repetitivas demais. Os chatbots podem auxiliar na otimização do fluxo de trabalho e deixar a sua equipe ainda mais motivada em oferecer um atendimento excelente!

“Todo chatbot é inteligente e baseado em AI”

Mito! Não é bem assim. Ainda existem no mercado chatbots que utilizam scripts para responder perguntas e iniciar um diálogo com os clientes. 

Apesar da inteligência artificial deixar o contato mais humanizado e a experiência para o cliente mais completa, é preciso escolher uma ferramenta moderna, com opções de uso da Inteligência Artificial e robôs que melhoram a performance a partir de cada atendimento. 

Quer um exemplo prático? Deixei o chato no final do texto para você conversar com a Sofia, a robô com tecnologia A.I da ASC SAC.

“Chatbots de atendimento aumentam a produtividade da equipe”

Verdade! Os chatbots são grandes aliados de empresas que precisam aumentar a produtividade da equipe. 

Eles fornecem dados e oportunidades para o fechamento de negócios. Imagine que seu colaborador recebe uma dúvida de compra e consegue visualizar o histórico do cliente. 

No próprio dashboard de atendimento, é possível aplicar um desconto, entender a margem de lucro e direcionar as melhores práticas para aumentar o ticket médio das vendas ou trabalhar a fidelização dos clientes.

“Todas empresas podem ter chatbots de atendimento”

Verdade. Hoje existem no mercado chatbots para todos os perfis de empresas e é possível definir qual o melhor investimento e tamanho da operação. Se você é uma pequena empresa, existem soluções para isso. Se você precisa fazer a transformação digital em toda equipe de um call-center, também! 

Independente dos canais que sua empresa presta atendimento, existe a possibilidade de oferecer um atendimento multicanal com agilidade e qualidade. Telegram, E-mail, WhatsApp são alguns exemplos, mas é importante estar onde seus clientes estão. Pense nisso!

A ASC SAC defende que “Vai chegar o dia em que todos terão seus próprios robôs. Para a sua empresa, esse dia é hoje.” O primeiro passo é escolher uma empresa séria, que atenda suas necessidades e consiga te ajudar no processo de implantação, suporte e melhorias. Tudo vai depender do seu objetivo! 

Inspire-se na história da Algar Tech

A Algar Tech, empresa de soluções integradas para as áreas de Infraestrutura de TI, Serviços Gerenciados de TIC, Aplicações de Negócios, Relacionamento com o Cliente e Negócios Digitais, tem uma história de sucesso com tecnologias de atendimento. 

A Algar Tech mais que duplicou a média do  número de atendimentos fazendo uso do seu próprio bot, um robô especialista em cobrança desenvolvido pela ASC Brazil. Clique aqui e baixe o material gratuito!


Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal ser atendido

Facebook
Instagram
x

NÃO VÁ!
Fique mais um pouco.

Solicite já uma demonstração gratuita e veja como ASC SAC pode otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa e aumentar suas vendas.

Fale com a Sofia

Preencha seus dados para acessar a multicanalidade.
Após o preenchimento, clique no ícone e fale com a gente em tempo real.