Uma das principais ferramentas de comunicação do mundo apresentou uma atualização que permite a criação de avatares WhatsApp pelos usuários. Essa tem sido uma solução muito útil, não só para entretenimento, mas também como recurso de personalização para empresas.
O anúncio aconteceu no dia 7 de dezembro de 2022, sendo possível para o usuário criar seu próprio ícone personalizado usando somente o aplicativo.
Você consegue usá-lo como foto de perfil ou mesmo como figurinha, em um pacote que inicialmente vem com 36 stickers, que será criado automaticamente assim que o usuário criar o avatar.
Entenda como funciona e como ter o seu com o conteúdo a seguir. Acompanhe!
O que são os avatares WhatsApp
Segundo o site oficial do WhatsApp, os avatares representam uma forma nova e personalizada de se expressar. Assim, eles são a versão digital de uma pessoa, criados em função de bilhões de combinações possíveis de:
- características faciais;
- roupas;
- estilos de cabelo.
Embora o avatar seja uma versão simplificada do usuário, sem maiores detalhes a respeito de seus aspectos físicos ou emocionais, é um recurso que representa, de maneira divertida, uma pessoa em ambiente online. Não por acaso, a aposta é por um efeito de popularização considerável.
A ideia é que no aplicativo do WhatsApp seja possível usar o avatar como foto de perfil, sinalizar emoções com os adesivos personalizados e viabilizar outras ações. Mesmo em termos de privacidade, pode ser uma solução relevante para pessoas públicas, por exemplo.
Como os avatares WhatsApp influenciam na forma das pessoas de se expressar
O avatar é um recurso para representar visualmente a identidade online de alguém. Ele consegue, de maneira simplificada, refletir sua personalidade e suas atitudes.
Dessa forma, pode oferecer a confiança necessária para um indivíduo expressar o que deseja sem maiores traumas referentes a exposição ou dificuldade de comunicação.
Assim, o avatar pode ser um recurso útil para incentivar opiniões pessoais de maneira leve, uma vez que as pessoas conseguem se comunicar com mais facilidade usando um avatar do que a sua identidade real.
Portanto, o avatar é um recurso que pode personalizar a comunicação, tornando-a mais simples e bem-humorada. Quando usado em uma estratégia de atendimento nas redes sociais de uma marca, tende a ser uma estratégia eficiente para qualificar a comunicação e gerar resultados.
Como configurar o avatar no WhatsApp: passo a passo
Existem alguns requisitos necessários para usar o avatar no seu aparelho. Não é necessário ter uma conta empresarial, no caso, o WhatsApp Business, entretanto, o indicado é contar com ele para fins comerciais.
Se você tem acesso à atualização WhatsApp beta para Android 2.22.23.9, você pode verificar se o recurso já está disponível na sua conta.
Confira o passo a passo para configurar seu avatar:
1. abra o aplicativo de mensagens e acesse as “Configurações”;
2. se o recurso estiver disponível, você verá a opção “Avatar” no menu;
3. clique na opção de “Criar seu Avatar”;
4. configure seu avatar da maneira que desejar;
5. em seguida, você terá acesso ao pacote de figurinhas do avatar e poderá enviá-las aos amigos e familiares.
Além de usar o recurso como foto de perfil, você também pode editá-lo a qualquer momento, permitindo alterações sempre que for necessário ou quando quiser mudar de visual.
Na prática, os avatares WhatsApp são os mesmos que já estão disponíveis no Facebook, sugerindo uma futura integração entre os aplicativos, principalmente pensando na questão do metaverso.
A relação dos avatares com o metaverso
Vale lembrar que já é conhecido o interesse de Mark Zuckerberg em criar o metaverso nos seus aplicativos.
Portanto, os avatares parecem ser um passo decisivo nessa direção, pois são parte essencial do metaverso, que funciona como uma representação virtual da nossa realidade.
Para entender melhor: é como se o metaverso nos permitisse viver em vários universos virtuais, com diferentes:
- economias;
- culturas;
- comunidades.
Com os avatares personalizados, as pessoas podem imergir no mundo virtual, dialogar entre si e conhecer diferentes ambientes.
Em resumo, a chegada dos avatares WhatsApp pode representar uma tendência daquilo que acontecerá no futuro, com uma imersão crescente no ambiente digital.
Portanto, as empresas podem desde já criar meios para se conectarem à realidade e, posteriormente, beneficiarem-se de ações no mundo virtual.
A influência na comunicação das marcas
A novidade anunciada pelo WhatsApp pode trazer impactos positivos à comunicação das marcas. O motivo é simples: com os avatares, será possível fazer uma interação autêntica e pessoal com o público, melhorando a experiência do cliente.
Afinal, conversar com uma figurinha é mais leve do que com um logotipo, por exemplo. Isso porque o avatar pode personificar a marca no ambiente do WhatsApp, humanizando a organização.
Dessa forma, com o recurso, é possível se comunicar de maneira direta com o público na plataforma virtual devido à abertura que o personagem consegue em relação às pessoas, aumentando o engajamento com a marca.
Por fim, precisamos ter em mente a chamada comunicação multissensorial. Ela vai além da comunicação verbal e pode ser viabilizada com os avatares, uma vez que conseguem expressar emoções e alguns gestos.
Agora que sabe como os avatares WhatsApp permitem a criação de uma comunicação humanizada, não deixe de comentar o que achou do conteúdo e acessar o blog para aprofundar o conhecimento em outros conteúdos sobre o comunicação e suporte.