O WhatsApp lançou seu mais novo recurso. São os “canais WhatsApp”, que permitem fazer o envio de mensagens para uma lista de clientes.
Na prática, é uma ferramenta bem semelhante aos já conhecidos canais do Telegram. Conforme a própria Meta, o objetivo dos canais WhatsApp é trazer mais conveniência para o usuário. Ele permite reunir múltiplas fontes de informação no aplicativo.
A solução ainda não está disponível para o grande público. Quando acontecer, esses canais ficarão agrupados em uma nova aba. A ideia é que a caixa de entrada das conversas não fique confusa para que o recurso seja utilizado por diferentes usuários para múltiplos fins.
Até o momento, está disponível apenas para usuários da Colômbia e de Singapura, sendo prevista sua estreia no Brasil nos próximos meses. Continue a leitura para saber mais!
Os canais WhatsApp
É significativo entender que um canal do WhatsApp funciona como uma ferramenta de transmissão.
Ela parte dos administradores para o público de maneira unidimensional, o que significa que somente os primeiros podem enviar conteúdo para os usuários.
Isso é pertinente porque o canal pode ser usado para diversos fins dentro de uma estratégia de divulgação empresarial.
Será possível transmitir:
- texto;
- fotos;
- vídeos;
- adesivos;
- enquetes.
Vale lembrar que, como os canais estarão na aba chamada “Atualizações”, as conversas neles estarão separadas das conversas dos chats pessoais e das comunidades.
No geral, trata-se de um recurso seguro e que oferece uma forma mais privada na comunicação de organizações com o seu público.
A segurança
Ainda conforme a empresa, as publicações nos canais WhatsApp não contarão com uma proteção criptográfica completa. No entanto, a segurança aparece, uma vez que os administradores do canal terão várias opções de configuração para controlar a privacidade e o compartilhamento de suas mensagens.
Será possível, por exemplo, para o administrador:
- configurar as preferências de compartilhamento das mensagens;
- se elas podem ser coletadas imagens da tela;
- se o canal fica visível no diretório e quem pode segui-lo.
Além disso, os administradores terão a opção de reduzir a disponibilidade das publicações por um período de tempo mais curto. Eles também terão a capacidade de incluir ferramentas de vendas.
Pensando na segurança das informações desses administradores, o WhatsApp alerta que o administrador do canal, seu número de telefone e foto de perfil não serão exibidos aos seguidores.
Além disso, com essas configurações, os administradores conseguem controlar o compartilhamento e o acesso das pessoas aos conteúdos.
Em resumo, isso torna possível proteger informações confidenciais e até controlar a disseminação de informações.
Portanto, essa pode ser considerada uma ferramenta útil contra as fake news. Além disso, as opções de configuração também permitem que os administradores personalizem a experiência do canal para atender às suas necessidades próprias e às necessidades dos seguidores.
A importância de ter esse recurso atrelado a estratégias de marketing
Ter o recurso de canais WhatsApp atrelado a estratégias de marketing costuma ser algo bastante benéfico para empresas que procuram se aproximar do seu público de interesse.
Com os canais, será viável encaminhar informações, promoções e mensagens automáticas diretamente para os usuários que se inscreverem.
Assim, a tendência é que o recurso funcione como um mecanismo capaz de aumentar o engajamento e a fidelidade do público.
É bom lembrar que a ferramenta pode fazer também que as empresas e marcas se comuniquem com seus clientes de maneira rápida, o que pode ser útil para fornecer suporte eficaz.
Pense na dinâmica de respostas a perguntas que tiram dúvidas sobre um produto ou serviço. Isso pode ajudar a construir relacionamentos mais fortes com o público, aumentar sua satisfação com a empresa e gerar mais vendas.
Em resumo, os canais do WhatsApp têm tudo para se configurar como um bom recurso para empresas que buscam melhores estratégias para se comunicar diretamente com seu público e aumentar tanto o engajamento quanto a fidelidade dele.
Como trabalhar com os canais WhatsApp
No geral, os canais devem ser entendidos como um recurso atrativo para melhorar a experiência do cliente. Confira a seguir como podem ser inseridos adequadamente na sua estratégia.
1. Compartilhe conteúdo relevante e interessante
Explore a ferramenta! Compartilhe informações, promoções e outras mensagens que julgar relevantes para o seu público. Dessa forma, você mantém os usuários engajados e interessados em seu canal no médio e longo prazos.
2. Interaja com os usuários
Atente-se às perguntas e comentários dos usuários nos espaços dedicados a isso e use os canais para esclarecer.
É possível criar conteúdos mais aprofundados a partir das dúvidas mais comuns e assim facilitar o direcionamento dentro do funil de vendas e a própria conversão. Assim, mostra que você está ouvindo e que se importa com suas opiniões.
3. Ofereça promoções exclusivas
Ofereça promoções e descontos exclusivos para quem se inscrever no seu canal. Dessa forma é possível incentivar os usuários a permanecerem engajados.
4. Mantenha os usuários atualizados
Fale sempre sobre novos produtos, serviços ou eventos relacionados à sua empresa. Afinal, isso gera atenção e desperta curiosidade sobre novas ações.
A importância de dominar o WhatsApp como ferramenta para as empresas
No geral, o WhatsApp pode fazer toda a diferença dentro de uma estratégia de uma empresa.
Primeiro, porque o aplicativo é muito popular. Assim, os clientes em potencial já estão usando a ferramenta para se comunicar. Essa circunstância torna mais fácil para as empresas alcançarem os clientes.
Também é fundamental destacar que o app oferece várias ferramentas e recursos muito úteis para empresas. Com ele é possível:
- enviar mensagens em massa;
- criar grupos de discussão;
- compartilhar conteúdo multimídia.
Portanto, pode ajudar os negócios a criarem gratuitamente um tipo de comunicação avançado e eficaz.
Além disso, com o recurso de canais WhatsApp, consegue-se compartilhar informações e promoções com seus seguidores. Assim, as companhias aumentam o engajamento do cliente.
Agora que sabe como trabalhar com o novo recurso, acompanhe a ASC Brazil nas redes sociais para ter acesso a mais dicas. Conheça nosso perfil no Linkedin, Facebook e Instagram.