Os destaques do Instagram são uma funcionalidade da plataforma que tem ajudado muito no atendimento das empresas, e os ícones do Instagram nos destaques podem fazer a diferença no perfil da marca.
Os ícones do destaque podem ajudar na sua estratégia de marketing nas redes sociais e ainda informar seus consumidores sobre particularidades e diferenciais do seu produto ou serviço, além de outras diversas opções.
Ou seja, essa é uma funcionalidade que pode variar de acordo com seu objetivo na rede social, mas que em todos os casos ajuda a melhorar a imagem da sua marca e agilizar o atendimento.
Mas você sabe o que são os destaques e como fazer ícones do Instagram que chamem atenção do seu público-alvo? Continue acompanhando e descubra!
O que são os destaques?
Um dos maiores diferenciais do Instagram são os stories, feito para enviar fotos e vídeos que expiram em 24 horas.
Para empresas, essa funcionalidade não era assim tão relevante para passar informações permanentes, pois o prazo onde a imagem fica presente nos stories é muito curto.
Pensando nisso, o Instagram criou os destaques! Ao colocar um story em um destaque, é possível “burlar” a regra das 24h determinadas pelo aplicativo e permitir a visualização da imagem ou vídeo por tempo indeterminado.
Eles ficam em uma área privilegiada do perfil do usuário, antes de todas as postagens e abaixo da descrição da conta, e ficam disponíveis até que o usuário escolha removê-los do seu perfil.
Por isso, essa é uma ótima ferramenta para quem usa a plataforma de forma comercial, pois é possível salvar os stories que tem mais relevância para marca por tempo indeterminado. Incrível, não é mesmo?
O que são os ícones do Instagram?
Os ícones do Instagram estão presentes nos destaques para identificar cada um deles. Porque você pode criar destaques diferentes para organizar ainda mais o perfil da sua marca.
Quando um destaque é criado, o Instagram automaticamente seleciona a imagem inicial do vídeo ou foto do conteúdo dos stories para funcionar como “capa” do destaque. No entanto, a imagem nem sempre é clara ou precisa, e pode acabar confundindo seu consumidor.
Assim, criar ícones do Instagram para cada destaque é uma ótima opção para deixar o perfil da sua empresa ainda mais personalizado.
Nesse sentido, é vantajoso criar ícones no Instagram que remetam a identidade da marca ou ao propósito do destaque.
Por exemplo: você pode criar um destaque de dúvidas frequentes para os seus consumidores e utilizar um ícone com um ponto de interrogação para que o usuário reconheça rapidamente do que se trata aquele destaque. Além disso, utilizar as cores da marca e vetores diferenciados melhora ainda mais o visual do seu perfil na rede social.
Qual a importância dos ícones do Instagram?
Nas redes sociais, a aparência é tudo. Os ícones do Instagram funcionam como uma forma de comunicação visual para os seus consumidores.
Dessa forma, eles ajudam a identificar o tema de cada destaque antes mesmo que o consumidor leia o título de cada um deles. Dessa forma, você traz mais organização e profissionalismo para a página da sua empresa na rede social.
Os ícones do Instagram ajudam a criar uma padronização para o perfil da sua marca e tornam a página mais profissional e personalizada.
Com os ícones padrões feitos pelo Instagram, seus destaques podem passar uma imagem de confusão e desleixo para os usuários, o que não é uma reputação boa para nenhum tipo de empresa.
Que destaques posso criar para o perfil da minha marca?
Agora que você já sabe o que são os destaques e ícones do Instagram, conheceremos quais são os tipos de destaques mais utilizados pelas empresas. Continue acompanhando!
Bastidores
Uma das formas de aproximar seus consumidores da marca é mostrando a realidade da rotina do dia a dia.
Por isso, mostrar fotos e vídeos acompanhando os bastidores do negócio, como eventos, criação de campanhas, reuniões e treinamentos, é interessante para que seu consumidor saiba como sua empresa funciona, na prática.
- Ideias para ícones do Instagram neste destaque: imagens que remetem a produção de cinema, como claquete, porta de camarim, etc;
Depoimentos
Depoimentos de outros clientes e porta-vozes da marca também são uma boa maneira de incentivar o seu lead a realizar a compra.
Porque, com exemplos reais de como seu produto pode fazer a diferença, ele fica mais convencido de que sua empresa realmente é tudo aquilo que ela promete.
- Ideias para ícones do Instagram nesse destaque: símbolos como balão de conversa, estrela, coração, etc.
Produtos e descontos
Quer fazer uma promoção por um tempo determinado ou apresentar um produto novo? Os destaques do Instagram também podem ajudar!
Para isso, você pode fazer a divulgação toda nos stories e colocá-los nos destaques para não precisar ficar repostando a mesma coisa na ferramenta todos os dias.
- Ideias para ícones do Instagram neste destaque: símbolo de porcentagem, imagem clara do produto sendo divulgado.
Como criar meu ícone do Instagram?
Quer personalizar seus destaques com os ícones do Instagram e não sabe por onde começar? Separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Confira quais são:
- Pesquise em bancos de imagens: quer uma forma mais prática para criar seus ícones do Instagram? Os bancos de imagem muitas vezes possuem modelos prontos de diferentes formatos. Além disso, você também pode pesquisar vetores e ilustrações, para personalizá-los conforme a imagem da sua empresa.
- Utilize aplicativos: também existem aplicativos de celular voltados especificamente para criação de capas de destaque, ou seja, os ícones do Instagram. Um deles é o Destaque Cover Maker para Instagram, que oferece templates que podem ser personalizados e até pacotes pagos.
- Procure nas redes sociais: você também pode se inspirar para criar seu ícone em outras redes sociais, como o Pinterest. Faça uma pesquisa detalhada e aproveite as melhores ideias!
- Utilize o Canva: o Canva é um dos aplicativos de design de mais fácil utilização, pois todas as funcionalidades do site são descomplicadas e adaptáveis. Além disso, ele também conta com templates prontos, para você personalizar do jeito que quiser.
Conclusão
Agora, você já sabe o que são os ícones do Instagram e para que eles servem. Mas lembre-se, apenas criar destaques impressionantes não vai fazer com que você venda mais na rede social. Para isso, existem diversas estratégias diferentes que podem ajudar o seu atendimento na rede social.
Quer saber mais sobre o atendimento via Instagram? Confira outro artigo no nosso blog sobre o tema e conheça as principais dicas para vender mais na rede social.