Escolher entre WhatsApp ou Telegram é optar por um entre dois dos principais aplicativos do mundo. Muitas vezes isso não é necessário, já que é possível trabalhar com as duas plataformas, explorando o que há de mais avançado nelas.
Ainda assim, existe a dúvida: qual é a melhor? O WhatsApp, mais popular, certamente permite que as empresas consigam um alcance maior. Entretanto, o Telegram conta com recursos que facilitam demais a criação de estratégias mais específicas.
É para deixar você por dentro das vantagens de cada uma dessas soluções e em condições de escolher a melhor, caso seja necessário, que preparamos este conteúdo. Confira a comparação entre elas.
Acesso a novos contatos
Neste quesito, o Telegram conta com um diferencial: ele permite que uma pessoa seja adicionada à sua base de contatos mesmo sem fornecer o número do telefone. Isso é interessante porque basta o nome de usuário para se iniciar uma conversa.
No caso do WhatsApp, esse contato só é acessível via número do telefone. Logo, tal condição pode exigir um pouco mais de esforço na captura de leads.
Canais e lista de transmissão
No WhatsApp existem grupos e listas de transmissão. Neles é possível se comunicar diretamente com os contatos da lista. O problema é que isso se limita a 246 participantes. Já no Telegram, o limite por canal é consideravelmente maior: de 200 mil pessoas.
Ponto para o Telegram. Esses grupos permitem que o administrador poste informações, divulgue comunicados e faça diversas interações com os participantes, liberando ou não a postagem deles.
Histórico de conversas
Existe uma diferença técnica entre eles que não necessariamente representa um problema para qualquer das plataformas.
Enquanto o WhatsApp salva as mensagens no aparelho, o Telegram usa um servidor. Isso permite que o usuário acesse o arquivo em qualquer dispositivo, no caso do Telegram. E, no caso do WhatsApp, ele consegue encontrar as mensagens na nuvem, também em qualquer dispositivo.
Desktop acessível para WhatsApp ou Telegram
Neste ponto, o Telegram leva uma pequena vantagem. Ainda que ela possa ser facilmente amenizada pelo usuário.
As duas opções são acessíveis em modo desktop. Entretanto, o Telegram permite um uso independente do celular, e o WhatsApp, não. Neste caso é preciso que o smartphone esteja conectado e sincronizado com o computador para o aplicativo funcionar.
Preferência do consumidor
Aqui, um dos pontos que merece maior atenção na dúvida entre WhatsApp ou Telegram. De acordo com estudo do instituto QualiBest, 49% das pessoas prefere o WhatsApp como canal de atendimento. E esse é um dado importante.
Como o WhatsApp é mais querido pelas pessoas, ele acaba tornando a comunicação muito mais fácil para os envolvidos. Logo, permite que a empresa capaz de montar uma estratégia com foco nessa ferramenta tenha como encontrar diferenciais em relação à concorrência.
Popularidade do App
No caso do Telegram, existe um problema. De acordo com números da Panorama Mobile Time/Opinion Box, enquanto o WhatsApp aparece nos celulares de 99% dos entrevistados, o Telegram aparece em 65%.
Embora essa porcentagem não seja baixa, fato é que concorrer com um App que atinge quase a totalidade da população faz com que o Telegram dificilmente seja a primeira opção em uma estratégia empresarial de atendimento.
Anúncios
Como o WhatsApp pertence ao grupo Meta, assim como o Instagram e o Facebook, ele pode ser facilmente integrado a campanhas de anúncios.
Assim, as empresas conseguem atingir um número considerável de clientes para gerar tráfego, cadastros e conversões trabalhando somente com o gerenciador de anúncios da Meta. E o que é melhor: podendo simplificar o atendimento a partir de soluções como o API.
Isso torna o WhatsApp especialmente atrativo para o atendimento empresarial.
WhatsApp ou Telegram: qual é o melhor?
Do ponto de vista prático, as duas soluções são interessantes, mas o que faz com que o WhatsApp leve vantagem no quesito atendimento ao cliente é o fato de se tratar de um aplicativo quase onipresente.
Especialmente quando falamos do WhatsApp Business, podemos considerar uma ferramenta extremamente útil para as empresas, uma vez que elas conseguem atingir clientes e simplificar o atendimento via bots.
Em resumo, o WhatsApp ganha essa “queda de braço” especialmente por conta de sua popularidade. Por estar presente nos telefones de praticamente toda a população, o app aparece como uma solução fácil não só para a empresa, mas também para o cliente. E isso representa uma excelente oportunidade para simplificar a comunicação.
Independente da sua escolha, sejam esses ou outros canais, a ASC está pronta para auxiliar a sua empresa em qualquer canal que escolher utilizar, com soluções otimizadas para processos e redução de custos.
Na dúvida entre WhatsApp ou Telegram, o que vale é saber que os dois podem ser úteis como parte da sua estratégia. Confira também como funciona o WhatsApp Business com múltiplos usuários.